Entrar

Consulta IPVA: como pagar o imposto e quitar débitos atrasados

Saiba como fazer a consulta IPVA do próximo ano, quais as consequências de não pagar esse imposto e como pagar a dívida sem pesar no orçamento.

Rua cheia de carros


Autor: Sara Moreira

Publicado em 10 de novembro de 2022

O fim do ano se aproxima e os Detrans dos Estados começam a liberar a consulta IPVA 2023.  

É importante acompanhar calendário de pagamento, que varia de acordo com o Estado e com o final da placa dos veículos. Dessa forma, conhecendo antecipadamente os vencimentos, é possível se planejar financeiramente. 

Neste conteúdo, entenda como funciona o pagamento do IPVA e o que fazer caso haja dívidas atrasadas desse imposto.  

Vamos lá!

O que é IPVA

IPVA é a sigla de Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. Ele é cobrado todos os anos a proprietários de veículos, sejam eles novos, usados ou seminovos.  

O valor do IPVA é calculado de acordo com o valor venal do veículo, que consta na tabela de preços médios elaborada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE). Por isso, o imposto pode representar entre 1,5% e 4% do valor do veículo.  

Uma boa notícia é que existem duas formas de pagar o IPVA para não desequilibrar o orçamento:  

cota única: valor pago à vista e que geralmente oferece desconto; 

parcelado: valor pago em parcelas, de acordo com cada Estado. 

O que é IPVA e o que acontece se não pagar?

Qual o calendário de pagamento do IPVA?

ºA consulta IPVA deve ser feita no site do Detran do seu Estado. Todos os anos o Departamento Nacional de Trânsito libera o calendário com as datas de pagamento do imposto, de acordo com o tipo de veículo e o final da placa.  

O Espírito Santo foi o primeiro Estado a divulgar a consulta IPVA 2023 com o calendário de pagamento do imposto, no Diário Oficial do Estado. Por lá, o pagamento do IPVA começará a ser cobrado a partir de maio de 2023. 

Por isso, para fazer a consulta IPVA dos Estados, a melhor maneira é entrar no site do Detran.  

Caso ainda não esteja divulgado o calendário de pagamento do próximo ano, é possível fazer uma consulta individual do seu veículo. Nesse caso, tenha em mãos o número do Renavam (Registro Nacional de Veículo Automotor) e da placa, pois essas informações podem ser solicitadas em alguns sites do Detran.  

O boleto de pagamento do IPVA pode ser gerado no site do Detran ou, em alguns casos, na secretaria estadual da Fazenda. O pagamento pode ser feito pela internet, em agências bancárias ou em correspondentes bancários.  

O que acontece se não pagar o IPVA?

O IPVA faz parte das despesas anuais fixas dos proprietários de veículos. Por isso, é importante incluir esse imposto na planilha de controle financeiro, pois a quantia pode ser paga à vista ou, ainda, demandar alguns meses de parcelas. 

Eis o que acontece caso a pessoa não pague o IPVA:  

• o CPF pode ficar negativado; 

• o score de crédito pode cair (causando dificuldade de conseguir empréstimos e financiamentos); 

• multas e juros incidem sobre a fatura vencida, aumentando o valor do débito; 

• o nome pode ser inscrito no Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal (Cadin), configurando uma dívida ativa; 

• caso o veículo seja parado em alguma blitz e a documentação não estiver em dia, ele poderá ser recolhido; 

• além da multa pelo não pagamento do IPVA, o proprietário também terá despesas com a diária do pátio onde o veículo ficará apreendido, além de outras taxas.   

São muitas as consequências, não é mesmo? Porém, existe uma dica importante para quem está devendo o IPVA. Falaremos sobre isso agora mesmo. 

Leia também | Por que é importante quitar a dívida do IPVA vencido?  

Consulta IPVA de débitos atrasados: como pagar?

Sabia que o IPVA atrasado pode ser pago por meio da Carteira Digital Serasa? É uma forma simples e sem burocracia para a resolução de pendências veiculares.  

A Serasa fez uma parceria com a Zapay, startup especializada no pagamento de dívidas relacionadas a veículos, tais como IPVA, licenciamento, multas, taxas, DPVAT, etc.  

Além de a consulta de débitos IPVA ser feita de forma gratuita e rápida, outra vantagem é que o pagamento pode ser feito no próprio aplicativo da Serasa, em que funciona a Carteira Digital.  

Aliás, caso a pessoa não consiga pagar a dívida do IPVA à vista (por boleto ou Pix), é possível parcelar o débito em até 12 vezes no cartão de crédito. Uma ótima notícia, não é mesmo?  

Portanto, vale a pena conhecer como funciona a Carteira Digital Serasa, pois ela reúne em um só lugar todos os meios de pagamento para organizar de vez a vida financeira. E o melhor: sem cobrança de taxa de manutenção de conta. 

Como pagar débitos veiculares online?

Viu só como é simples e rápido negociar suas dívidas veiculares aqui com a Carteira Digital Serasa? Então confira todos os detalhes para consultar seus débitos e saiba como baixar o aplicativo agora mesmo! 

Carteira Digital Serasa: pague suas contas e dívidas veiculares em um só lugar

A Carteira Digital Serasa tem tudo que você precisa! Com ela, é possível pagar contas online em um só lugar de forma fácil, rápida e segura. Conheça as funcionalidades: 

• Recarga de celular. 

• Pagamentos de boletos diversos. 

•Pagamento e negociação de dívidas. 

• Pagamento de débitos veiculares. 

• Receber valores em conta. 

Para acessar: 

• Baixe o app da Serasa (Android e iOS) ou acesse o site. 

• Caso não tenha cadastro, basta fazer na hora. É rápido e grátis. 

• Faça o login. 

• Pronto! É só aproveitar os serviços que a Carteira Digital Serasa tem para você.