Cheque devolvido: entenda o motivo 11 e como evitar esse problema
Cheque devolvido: entenda o motivo 11 e como evitar esse problemaData de publicação 21 de novembro de 20244 minutos de leitura
Publicado em: 22 de março de 2024
Categoria Carteira DigitalTempo de leitura: 3 minutosTexto de: Time Serasa
O saldo do FGTS pode ser uma importante fonte de recursos para o trabalhador em algumas situações. Mas é preciso ficar atento aos prazos e condições estabelecidas para o acesso e movimentação desse valor. Entenda aqui como isso funciona e o que é conta inativa do FGTS.
As contas inativas do FGTS são aquelas que já não recebem mais depósitos por parte do empregador e ficaram sem movimentação. Mesmo assim, elas ainda têm valores acumulados que só podem ser acessados pelo trabalhador em determinadas situações, como doença grave, por exemplo.
Quando uma pessoa é contratada, a empresa é obrigada a abrir uma conta bancária individual e específica para o FGTS, na qual deposita mensalmente um valor correspondente a 8% do salário que ela recebe. Esse valor é um complemento à remuneração daquele colaborador e não pode ser descontado dele. Assim, enquanto a pessoa trabalhar lá, a empresa terá de continuar fazendo esses depósitos. A conta do FGTS, portanto, se mantém ativa.
No entanto, quando o trabalhador sai da empresa, a conta do FGTS deixa de receber os depósitos automaticamente. Ela se torna, portanto, inativa. Os valores só continuarão lá se a saída do trabalhador estiver relacionada a um pedido de demissão feito por ele próprio ou ter havido demissão por justa causa feita pela empresa. Nesses casos a pessoa não terá direito ao saque do saldo de FGTS na rescisão. Os valores, no entanto, não se perdem. Mesmo inativa, a conta continuará vinculada ao trabalhador e recebendo juros e correção monetária sobre o saldo.
Leia também | Saldo bloqueado do FGTS: confira como resolver e acessar
As contas inativas do FGTS não ficam inativas para sempre. Elas podem ser movimentadas pelo trabalhador a qualquer momento de sua vida, mas apenas em situações determinadas pela lei.
Leia também | Saiba como sacar FGTS de falecido
Embora só possa acessar o valor das contas inativas do FGTS em determinadas situações, o trabalhador pode acompanhar a evolução do saldo a qualquer momento. Para isso, basta acessar o site ou os aplicativos da Caixa Econômica Federal.
Confira o passo a passo:
Além disso, a Caixa Econômica Federal também envia mensalmente ao trabalhador uma carta em que informa o saldo atualizado de sua conta do FGTS.
Leia também | “Não localizamos conta FGTS com saldo disponível”: o que significa?
O Serasa Ensina é o canal da Serasa no YouTube para ajudar a descomplicar sua vida financeira. Ele traz centenas de conteúdos para ajudar a cuidar do dinheiro, negociar dívidas, proteger-se contra fraudes, aumentar o Serasa Score, economizar na rotina e organizar as finanças.
Data de publicação 21 de novembro de 20244 minutos de leitura
Data de publicação 21 de novembro de 20244 minutos de leitura
Data de publicação 21 de novembro de 20246 minutos de leitura