Nova CNH: conheça as principais mudanças da carteira
A nova CNH passou a valer desde junho de 2022. Você sabe quais são as principais mudanças da carteira? Leia o nosso post e fique por dentro do assunto!
Autor: Serrana Filetti
Publicado em: 30 de janeiro de 2022.
A nova CNH (Carteira Nacional de Habilitação) passou a valer desde junho de 2022. Apesar de válida desde esse período, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o documento e buscam informações sobre o assunto. Por isso preparamos este post. Nele vamos mostrar as principais mudanças na nova CNH, como é a carteira e se ela é segura.
Também vamos falar sobre as categorias da nova carteira de motorista e se é obrigatório trocar o documento. Outra questão abordada será a validade da carteira. Confira!
Leia também: Consulta IPVA: como pagar o imposto e quitar débitos atrasados
Como é a nova CNH?
Segundo a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), as principais mudanças na CNH visam atender aos requisitos internacionais de identificação. Isso significa que a nova versão da carteira de motorista traz a tradução em inglês e espanhol, além de informações em língua portuguesa.
Com isso, é mais fácil identificar os condutores brasileiros em solo estrangeiro. Outra diferença é o código MRZ (Machine Readable Zone ou Zona Legível por Máquina), o mesmo usado em passaportes. Além disso, a nova CNH permite o uso de nome social e filiação afetiva do condutor, caso ele queira incluir na carteira.
Por fim, o documento tem um quadro com silhuetas de automóveis, acompanhados do código da respectiva categoria. Por exemplo, se a carteira de habilitação de uma pessoa é categoria B, a informação estará nesse quadro. A intenção é identificar o condutor em outros países.
Abaixo dessa tabela de categorias está o quadro de observações. Ele serve para informar restrições médicas e também se o condutor exerce atividade remunerada. As mudanças também são para motorista com permissão para dirigir. A autorização temporária concedida aos iniciantes é identificada pela letra “P”.
Como na antiga carteira de habilitação, também há o campo ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotor).
Leia também | Pontuação na CNH: entenda como funciona e as novas regras
Como é a versão eletrônica da carteira
A nova CNH possui versão eletrônica. Ela pode ser baixada no aplicativo gratuito CDT (Carteira Digital de Trânsito) nas versões Android ou iOS. Segundo o Serpro, empresa responsável pelo aplicativo, a CNH-e também tem as mesmas alterações do documento impresso.
Além disso, os condutores com CNH emitida até 31 de maio de 2022 mantêm o acesso via CDT à habilitação no padrão antigo. O novo está disponível apenas para quem solicitou a emissão do documento a partir de 1º de junho.
Segundo o Serpro, foi gerado um novo template do QR Code que, quando lido, apresenta informações como nome civil e nome social, se os dados estiverem cadastrados.
O código de identificação foi introduzido em 2017 e mantido no verso da versão impressa da nova carteira de motorista, dando acesso às informações do condutor por meio do aplicativo Vio.
Leia também: CNH Digital: o que é e como fazer
Por que a nova CNH 2022 é considerada mais segura?
O documento traz gráficos para dificultar a falsificação. Além disso, a nova CNH 2022 é impressa com tinta fluorescente e por isso brilha no escuro. Ela também tem itens visíveis apenas com luz ultravioleta, além de um holograma na parte inferior. Com isso, o motorista estará mais seguro e livre de ter a carteira de habilitação falsificada.
Nova CNH 2022: categorias
A carteira nova CNH tem várias categorias. Elas podem ser observadas no verso do documento. Hoje há no Brasil seis categorias:
- ACC
- Usada por quem conduz veículo ciclomotor. Permite dirigir veículo de duas ou três rodas, provido de um motor de combustão interna. A cilindrada não pode exceder 50 centímetros cúbicos e a velocidade máxima não pode ultrapassar 50 quilômetros por hora.
- A
- Autorização para condutor de veículo motorizado de duas ou três rodas, com ou sem carro lateral.
- B
- Para condutor de veículo motorizado, não abrangido pela categoria A. O peso bruto total do veículo não pode exceder 3.500 kg e a lotação não pode ultrapassar 8 lugares, excluindo o motorista.
- C
- Para condutor de veículo motorizado utilizado em transporte de carga cujo peso bruto total exceda 3.500 kg.
- D
- Categoria de veículos motorizados utilizados no transporte de passageiros cuja lotação não exceda a 8 lugares, excluído o do motorista.
- E
- Categoria de condutor de combinação de veículos em que a unidade tratora se enquadra nas categorias B, C ou D, para veículos com reboque, semirreboque, trailer ou articulado com 6.000 kg ou mais de peso bruto total ou cuja lotação exceda 8 lugares.
O motorista é obrigado a trocar o documento?
Depende. Só é obrigatório para os condutores que renovarem a Carteira Nacional de Habilitação ou tirarem a segunda via ou primeira habilitação a partir de 1º de junho de 2022. Ou seja, quem tiver o documento vencido a partir dessa data poderá fazer a transição. A mesma regra vale para quem perdeu o documento, foi furtado ou roubado.
Porém, apesar do novo documento não ser uma exigência para todos os condutores, ele é mais seguro que o antigo. O motorista que tiver uma carteira anterior a junho de 2022 pode, se desejar, optar pela nova CNH. Assim terá uma carteira de habilitação mais moderna.
Assista | Celular ou documentos perdidos: o que fazer?
Qual é a validade da nova carteira de motorista?
A nova CNH passou a valer em 2022 após entrar em vigor a nova lei de trânsito. Assim, condutores com idade inferior a 50 anos devem renovar a nova carteira de motorista a cada dez anos. Os de 50 a 69 anos, com cinco anos; 70 anos ou mais, com três anos.
Explicamos neste artigo que a nova CNH é uma carteira moderna e segura. Além disso, você viu que ela atende às normas internacionais e deve ser renovada de acordo com a idade do condutor do automóvel. Além disso, hoje no Brasil há seis categorias de habilitação.
Leia também | Licenciamento 2023: veja como consultar e como pagar
Gostou do conteúdo? Na Carteira Digital Serasa o consumidor pode pagar débitos veiculares em parceria com a Zapay. Veja como funciona!
Leia também: Entenda como funciona os valores e prazos para a renovação da CNH
Conheça a Carteira Digital Serasa
Com a Carteira Digital Serasa é possível pagar contas online em um só lugar, de forma fácil, rápida e segura. Conheça as funcionalidades:
- • Recarga de celular.
- • Pagamentos de boletos diversos.
- • Pagamento de acordos no Serasa Limpa Nome.
- • Pagamento de débitos veiculares.
Para acessar: