Saiba o que é brechó e como garimpar peças
Comprar em brechó é uma experiência única e até sustentável. Confira dicas para garimpar!
Publicado em: 5 de junho de 2023
Autora: Sara Moreira
Entender o que é brechó vai muito além de conhecer lojas que vendem roupas e objetos usados. É compreender que existe uma experiência única de garimpar peças – muitas delas cheias de estilo e história – nesses estabelecimentos físicos ou digitais.
E mais: o brechó também é uma forma de ter um consumo mais consciente e sustentável. Afinal, peças que muitas vezes poderiam parar no lixo são preparadas para retornar ao dia a dia das pessoas.
O mercado do brechó vem crescendo muito. Para o Instituto de Economia Gastão Vidigal, da ACSP (Associação Comercial de São Paulo), o mercado de roupas usadas vai ultrapassar o varejo de roupas novas em 2024.
Portanto, vamos entender o que é brechó e como garimpar boas peças? Confira!
O que é brechó
Um brechó é um tipo de estabelecimento físico ou digital (ou evento) em que roupas, acessórios, móveis e outros itens usados são vendidos.
Geralmente as mercadorias encontradas em um brechó são de segunda mão, ou seja, foram previamente utilizadas por outras pessoas. Esses itens podem incluir:
- ● roupas vintage;
- ● acessórios (bolsas, calçados, óculos, bijuterias, lenços);
- ● antiguidades;
- ● livros (um brechó somente de livros é chamado de "sebo");
- ● discos de vinil;
- ● móveis;
- ● brinquedos;
- ● e uma variedade de outros objetos.
Mas como surgiu essa palavra "brechó"? Trata-se de um termo totalmente brasileiro, surgido no século 19, quando um comerciante chamado Belchior abriu a primeira loja de artigos usados no Rio de Janeiro. Com o sucesso do negócio e a propaganda boca a boca, logo a "loja do Belchior" foi chamada de "brechó".
Atualmente os brechós podem ser físicos, com uma loja ou espaço dedicado à venda desses itens, ou online (sites, aplicativos ou redes sociais).
Por que comprar em brechó
Depois de entendermos o que é brechó, vale a pena conhecer todas as vantagens de adquirir peças de segunda mão nesses lugares.
As principais são:
Os preços são acessíveis
Os itens em brechós costumam ser mais baratos que os encontrados em lojas convencionais. Isso permite que as pessoas comprem roupas (até mesmo de marcas de luxo) e outros itens a preços mais acessíveis, economizando dinheiro.
As peças são únicas e originais
Alguns brechós são conhecidos por oferecer peças únicas e originais. Os brechós são ótimos lugares para encontrar itens exclusivos, estilos de roupa diferentes, peças vintage ou simplesmente algo que se destaque no mundo da moda.
É uma forma de consumo sustentável
Comprar em brechós é uma forma de consumir de maneira mais sustentável. Ao optar por produtos de segunda mão, o consumidor está dando uma nova vida a itens que de outra forma poderiam ter sido descartados. Isso reduz o desperdício e contribui para a preservação do meio ambiente.
Peças de qualidade e durabilidade
Muitas vezes os itens encontrados em brechós são de alta qualidade e duráveis. Afinal, roupas e acessórios mais antigos costumam ser feitos com materiais de melhor qualidade que os produtos de fast fashion.
Brechós promovem apoio a causas sociais
Alguns brechós são administrados por organizações sem fins lucrativos e usam os recursos obtidos com as vendas para apoiar causas sociais. Ao comprar nesses estabelecimentos, o consumidor está ajudando a promover mudanças positivas na comunidade.
Leia também | Como economizar dinheiro ganhando pouco? Confira dicas
Assista | Como praticar o consumo consciente? – Serasa Ensina
Dicas para garimpar boas peças em brechós
Comprar em brechós pode ser uma experiência única e até divertida.
Imagine encontrar uma peça dos anos 1950? Ou uma bolsa original de uma marca famosa e que está com um bom preço?
Por isso, confira nossas dicas para garimpar bons produtos em brechós:
Tenha paciência
Garimpar em brechós pode exigir tempo e paciência, pois será preciso procurar entre várias peças para encontrar aquelas que mais interessam. Reserve um tempo suficiente para explorar os itens com calma.
Esteja aberto a diferentes estilos e tamanhos
Os brechós oferecem uma grande variedade de estilos e tamanhos, então esteja aberto a experimentar coisas novas. Muitas vezes as melhores descobertas acontecem quando o consumidor está disposto a explorar além do seu estilo usual.
Verifique a qualidade
Antes de comprar uma peça de roupa ou objeto, verifique a qualidade. Analise as costuras, os botões, os zíperes e qualquer possível desgaste. Também verifique se há manchas ou rasgos.
Lembre-se de que, embora seja possível encontrar itens em bom estado, alguns podem precisar de pequenos reparos.
Experimente as roupas
A maioria dos brechós permite que os consumidores experimentem as roupas antes de comprá-las. Leve em consideração o caimento e o estilo da peça em seu corpo. Nem tudo ficará perfeito, mas dá para ter uma ideia de como a roupa se ajustará e se será preciso fazer reparos ou ajustes.
Tenha uma lista de desejos em mente
Caso esteja procurando algo específico, como jaqueta de couro, bolsa vintage ou jogo de chá, é útil ter uma lista de desejos em mente. Isso pode ajudar a se concentrar nas áreas certas do brechó e evitar que se distraia com outras coisas.
Verifique as etiquetas de preço
Além de verificar a qualidade da peça, verifique também o preço. Alguns brechós podem ter uma política de preços diferenciada para diferentes itens, portanto confira as etiquetas e certifique-se de que o preço esteja de acordo com o valor atribuído à peça.
Negocie o preço
Em alguns brechós, é possível negociar o preço das peças. Caso ache que o preço está muito alto ou haja algum defeito na peça, não hesite em fazer uma oferta mais baixa. Esteja preparado para negociar de forma amigável e respeitosa.
Acompanhe de perto promoções e descontos
Muitos brechós têm promoções especiais ou dias com descontos. Fique de olho nessas oportunidades para obter ainda mais vantagens nas compras.
Leia também | Saiba se é seguro fazer compras na Aliexpress
Encontre o cartão de crédito ideal para comprar em brechós
Quer encontrar o crédito ideal para seu perfil? Acesse o Serasa Crédito, serviço da Serasa que pesquisa ofertas de cartão de crédito, empréstimo pessoal e empréstimo com antecipação do FGTS de forma online e gratuita.
Com a plataforma, é possível buscar as melhores opções e compará-las sem sair de casa. Havendo ofertas para seu CPF, a contratação leva poucos minutos.
Lembramos que não há garantias de que um cartão de crédito seja ofertado para seu CPF. A análise de crédito é feita 100% pelos nossos parceiros.
Veja como é fácil e rápido fazer a pesquisa e descobrir se existem cartões disponíveis para você:
Acesse o Serasa Crédito
Acesse o site do Serasa Crédito ou o aplicativo da Serasa, disponível no Google Play e na App Store, e informe seu CPF e senha. Se você ainda não tem cadastro, pode fazer na hora. É rápido e gratuito.
Complete seu perfil
Ao concluir o login, clique em “atualizar perfil” e preencha com todos os dados solicitados. Isso ajudará você a encontrar as melhores alternativas de crédito.
Faça uma simulação
Escolha o tipo de crédito que você procura: cartão, empréstimo ou empréstimo FGTS. O Serasa Crédito buscará ofertas para seu perfil junto às instituições financeiras parceiras.
Confira e compare opções
Se a opção for “cartão”, por exemplo, confira as opções recomendadas para você, caso haja ofertas. Na tela, além dos nomes dos cartões, aparecerão o limite disponível, informações sobre anuidade e benefícios. Para conhecer mais cada opção, basta clicar em "Detalhes da oferta".
Escolha a melhor oferta e finalize a contratação
Após avaliar as opções disponíveis, se houver, é hora de escolher o cartão que considerar ideal. Clique em “Solicitar” e aguarde a análise. Em caso de aprovação do crédito, a contratação será finalizada de forma fácil e em poucos minutos.
O acesso ao Serasa Crédito é gratuito. Assim, você pode buscar e comparar online as opções de cartão de crédito sempre que quiser, sem pagar nada por isso.