Imposto de Renda 2025: como declarar sem erros
Imposto de Renda 2025: como declarar sem errosData de publicação 10 de abril de 202516 minutos de leitura
Publicado em: 14 de abril de 2025
Categoria Carteira DigitalTempo de leitura: 9 minutosTexto de: Time Serasa
Quem trabalha com carteira assinada ou tem uma empresa, já deve ter se perguntado o que é o CRF FGTS (Certificado de Regularidade do FGTS), como ele funciona, se é possível emiti-lo pela internet e qual sua relação com os investimentos da empresa.
Neste artigo, entenda tudo sobre o assunto e confira um passo a passo para fazer a consulta CRF FGTS de forma online.
O CRF FGTS nada mais é do que o Certificado de Regularidade do FGTS. Trata-se de um documento emitido pela Caixa Econômica Federal que serve para comprovar que uma empresa está em dia com suas obrigações relacionadas ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
Ou seja, ele é essencial para garantir que a empresa esteja em conformidade com a legislação trabalhista e fiscal.
Para lembrar, FGTS é o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), um benefício assegurado a todo trabalhador brasileiro que tem um vínculo de emprego em regime CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).
Ele corresponde a 8% do valor do salário, que devem ser recolhidos mensalmente pelo empregador. E o dinheiro é depositado em uma conta especial na Caixa Econômica Federal. Por isso, a cada ano, o trabalhador acumula aproximadamente o valor de um salário integral.
O objetivo do FGTS é proteger o trabalhador que é demitido sem justa causa, funcionando como uma espécie de reserva financeira para essas ocasiões.
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O Certificado de Regularidade do FGTS é emitido pela Caixa Econômica Federal e tem validade de 30 dias.
Ele pode ser solicitado online, por meio do portal da Caixa, utilizando o CNPJ ou CEI da empresa.
Para obter o certificado, a empresa deve estar em dia com os depósitos mensais do FGTS dos seus colaboradores, corrigir eventuais inconsistências cadastrais e regularizar quaisquer pendências financeiras relacionadas ao fundo.
O CRF é um documento necessário para as empresas que querem participar de licitações públicas, obter financiamentos ou acessar benefícios governamentais.
Além disso, ele também evita sanções administrativas e garante a credibilidade da empresa.
Em alguns casos, apresentar o CRF é indispensável para firmar contratos com órgãos governamentais, sendo um dos documentos obrigatórios para comprovar a regularidade fiscal e trabalhista da empresa.
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Para emitir a CRF FGTS, a Caixa Econômica Federal verifica se todos os valores devidos ao FGTS foram recolhidos corretamente, se não há débitos pendentes e se a empresa está cumprindo todas as suas obrigações em relação ao pagamento do benefício do trabalhador.
A emissão da CRF FGTS é realizada de forma online. Basta:
Acessar o site da Caixa Econômica Federal e procurar pela área “FGTS acesso rápido”;
Selecionar a opção “Consultar CRF” na seção “Para o Empregador”;
Inserir as informações solicitadas (CNPJ ou o número do CEI da empresa) e preencher o código de segurança captcha exibido na tela;
Clicar em “Consultar” e pronto, a regularidade da empresa será verificada.
Se todos os critérios estiverem em conformidade e não houver pendências, a empresa estará apta a obter o CRF GTS.
Nesse caso, o certificado poderá ser impresso diretamente da página, clicando na opção “Obtenha o Certificado de Regularidade do FGTS – CRF”.
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Débitos administrativos, inscrições em dívida ativa, ajuizamento de ações, diferenças nos recolhimentos, inadimplências, entre outras, costumam ser impeditivos para a emissão do CRF FGTS.
Confira a lista com os principais motivos de CRF FGTS travado:
Qualquer inadimplência relacionada aos recolhimentos do FGTS, como pagamentos atrasados ou parciais, pode impedir a emissão do Certificado de Regularidade do FGTS (CRF).
Caso a empresa tenha negociado parcelamentos de débitos e não esteja honrando as parcelas dentro do prazo estabelecido, a obtenção do certificado pode ser bloqueada.
Inconsistências nos valores recolhidos, quando diferentes do que é efetivamente devido, podem criar pendências e impedir a regularização.
Processos judiciais em andamento ou débitos inscritos na dívida ativa também podem dificultar a emissão do certificado de regularidade.
Informações inconsistentes no cadastro da empresa junto à Caixa Econômica Federal ou no sistema do FGTS podem gerar entraves no processo de certificação.
Suspeitas ou evidências de má gestão nos recolhimentos ou uso inadequado do FGTS pela empresa podem levar à suspensão da certificação.
Quando rescisões de contratos de trabalho não são acompanhadas do cumprimento das obrigações legais e dos pagamentos de FGTS, isso pode prejudicar a regularidade da empresa.
Portanto, para emitir o CRF, a empresa deve resolver todas essas pendências. Isso envolve apresentar os comprovantes e documentos solicitados pela Caixa Econômica Federal dentro do prazo estipulado.
E somente após a resolução total dos impedimentos, a certificação será liberada, garantindo a conformidade com a legislação vigente.
O Certificado de Regularidade do FGTS emitido pela Caixa tem validade de 30 dias a partir da data de sua emissão.
É possível verificar o saldo do FGTS e acompanhar se os depósitos estão sendo feitos de diferentes formas:
Outra forma de acompanhar as movimentações da sua conta e se manter informado sobre a regularidade dos depósitos e saldo do FGTS é via SMS.
O cadastro é simples e gratuito e o usuário recebe informações mensais sobre os depósitos feitos pelo empregador e semestrais sobre o saldo atualizado do seu Fundo de Garantia, além de ser avisado quando houver valores liberados para saque.
No entanto, a adesão ao serviço de SMS deve ser feita pelo aplicativo.
Quem é cliente da Caixa pode acessar o Internet Banking no computador ou o aplicativo Caixa pelo celular ou tablet e, por esse caminho, também verificar se o FGTS está sendo depositado corretamente.
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Agora você já sabe o que é CRF FGTS. Aproveite para conferir como saber qual o melhor empréstimo para empresa.
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