O que é senha de transação?
O que é senha de transação?Data de publicação 20 de março de 20259 minutos de leitura
Atualizado em: 23 de janeiro de 2025
Categoria Carteira DigitalTempo de leitura: 8 MinutosTexto de: Time Serasa
Ao pensar em investir em imóveis, a primeira ideia que vem à cabeça é comprar uma casa, um apartamento ou terreno. Porém, existe uma maneira de realizar este investimento de forma mais barata através dos fundos imobiliários.
Os fundos de investimento imobiliários (FII) são uma forma de investimento coletivo que permite que as pessoas invistam em diversos imóveis ou ativos relacionados ao mercado imobiliário. Dessa forma, não há necessidade de comprar um imóvel.
Por ser um investimento coletivo, o FII também é conhecido como "condomínio de investidores". No grupo, cada investidor possui cotas de um fundo imobiliário, e recebe os lucros dos imóveis de acordo com as cotas que possuem.
O fundo é administrado por uma equipe especializada, que investe o dinheiro dos cotistas em diversos imóveis ou ativos imobiliários. As cotas de FII, inclusive, são negociadas na Bolsa de Valores brasileira (B3), podendo ser compradas e vendidas como uma ação.
Leia mais | Financiamento: quais os principais tipos?
Investir em fundos imobiliários pode ser uma ótima opção para diversificar a carteira de investimentos e obter renda passiva. Mas, como qualquer investimento, existem vantagens e riscos a serem considerados antes de tomar a decisão.
Importante: apesar do rendimento dos fundos imobiliários serem isentos de imposto de renda, o imposto incide sobre eventual ganho de capital com a variação das cotas.
Por estas razões, o fundo de investimento imobiliário é indicado para investidores de perfis moderado e agressivo.
Antes de investir em FII, reflita sobre os objetivos que possui com esse tipo de investimento, se ele é adequado à sua situação financeira e ao perfil de investidor que possui.
Independente da forma, é necessário seguir os seguintes passos para começar a investir em fundos imobiliários:
Pesquise e escolha uma corretora que ofereça negociação de fundos imobiliários. Leve em consideração os relatos dos clientes, a reputação da empresa e se a plataforma é intuitiva para usar. Ao fazer a escolha, siga os procedimentos necessários para abrir uma conta.
Observação: alguns bancos e instituições financeiras possuem uma área de investimentos em seu aplicativo ou internet banking. Cheque para saber se o seu banco oferta fundos imobiliários entre os ativos de investimentos.
Verifique o valor da taxa de corretagem cobrada pela corretora e demais custos que podem ser cobrados na negociação dos fundos imobiliários.
Informe-se o máximo possível sobre fundos imobiliários para aprender seus diferentes tipos, indicadores e fundamentos. Ao escolher uma FII para investir, pesquise sua qualidade, liquidez, riscos, gestão e histórico de distribuição dos dividendos. Quanto mais souber sobre FIIs antes de investir, melhor.
Defina o valor inicial e das aplicações futuras. O importante é que o dinheiro utilizado em investimentos não faça falta no orçamento mensal. Compre as cotas que deseja e monitore regularmente a performance do investimento realizado.
Leia notícias e relatórios sobre o mercado financeiro — especialmente sobre fundos imobiliários — para tomar decisões mais assertivas e mudar de planos, caso seja necessário.
Em caso de dúvidas sobre fundos imobiliários, como começar ou em quais tipos investir, consulte um profissional da área de investimentos. Tome cuidado com pessoas que prometem ganhos altos em pouco tempo.
As corretoras costumam ter em suas plataformas diferentes ferramentas para analisar os investimentos nos fundos imobiliários, como:
Neste caso, é importante se informar com as empresas sobre as ferramentas disponíveis e qual o papel de cada uma na análise dos ativos.
Fora das corretoras, os sites Investidor 10, Clube FII, Status Invest, fiis, Funds Explorer e B3 apresentam informações atualizadas dos fundos imobiliários. Assim, é possível acompanhar os FIIs através de:
Outros tipos de conteúdo, como vídeos, podcasts, artigos, entre outros.
A Carteira Digital Serasa permite pagar contas on-line em um só lugar, de forma fácil, prática, rápida e segura. Com ela é possível fazer recargas de celular, organizar as contas, pagar acordos do Serasa Limpa Nome, consultar e quitar débitos de veículo com opções de parcelamento.
Data de publicação 20 de março de 20259 minutos de leitura
Data de publicação 19 de março de 202511 minutos de leitura
Data de publicação 26 de fevereiro de 20259 minutos de leitura