Cheque devolvido: entenda o motivo 11 e como evitar esse problema
Cheque devolvido: entenda o motivo 11 e como evitar esse problemaData de publicação 21 de novembro de 20244 minutos de leitura
Publicado em: 7 de outubro de 2024
Categoria Carteira DigitalTempo de leitura: 8 minutosTexto de: Time Serasa
Ter a organização de contas em dia é o objetivo de muitos brasileiros. Para isso, há uma série de estratégias que podem auxiliar a vida do trabalhador. Saiba, neste artigo, algumas formas de manter as finanças em ordem, evitando atrasos nos pagamentos e ajudando a ter mais controle do dinheiro.
Quando a organização de contas se torna rotina, o impacto na vida financeira é enorme. Isso porque as pessoas que se tornam organizadas financeiramente conseguem saber onde estão seus principais gastos e, se preciso, podem cortá-los.
Além disso, a organização ajuda a visualizar possíveis oportunidades, como investir dinheiro que estava parado, repensar as datas de cobranças, entre outras ações ativas para cuidar melhor do próprio dinheiro.
Para organizar o orçamento de forma estratégica, uma das principais aliadas na hora é a planilha ou tabela. O conteúdo pode ser feito do zero pelo cidadão, a partir das próprias necessidades.
Mas para os iniciantes, ou quem busca facilidade, existem modelos pré-montados onde basta incluir seus dados regularmente, como a tabela financeira criada pela Serasa e disponível gratuitamente.
● PicPay: após adquirir o antigo Guiabolso, o PicPay integrou suas funcionalidades e tem agora, inclusive, as de gestão financeira, conectando contas bancárias e cartões para categorizar automaticamente suas despesas e receitas, oferecendo relatórios e gráficos para ajudar no planejamento financeiro.
● Mobills: O Mobills é um aplicativo de controle financeiro com funcionalidades como controle de contas, categorização de despesas, planejamento de orçamento e relatórios detalhados. Também permite a gestão de contas a pagar e a receber.
● Aplicativo Serasa: a funcionalidade Minhas Contas do app da Serasa envia lembretes de cada conta para o usuário manter as finanças em dia.
● Nubank: além de ser um banco digital, o Nubank também oferece ferramentas de controle financeiro dentro do seu próprio aplicativo. Lá, é possível acompanhar gastos, gerenciar cartões de crédito e visualizar extratos de forma prática, além de incluir lembretes para o pagamento de contas recorrentes.
● ContaAzul: no caso de pequenas e médias empresas, o ContaAzul é uma ferramenta que oferece soluções de controle financeiro e gestão contábil. Permite a emissão de notas fiscais, controle de contas a pagar e a receber, e relatórios financeiros detalhados.
Antes mesmo de organizar os custos ao longo do mês, é possível se planejar para ter um limite de gasto em cada setor da vida pessoal.
É o que sugerem métodos para organização da vida financeira, como o método 50-30-20. Esse método consiste em dividir o dinheiro que entra na conta mensalmente para cada tipo de prioridade.
Com essa divisão, o consumidor consegue ter mais atenção aos gastos. E as anotações, sejam em planilha, planner, aplicativo ou caderno, ajudam a saber onde está a maioria dos gastos e em que área poupar, por exemplo.
Colocar as contas principais em débito automático é uma solução simples e acessível e disponíveis na maior parte das instituições que oferecem o serviço de conta bancária. Se o consumidor decidir voltar atrás, é possível cancelar a cobrança automática a qualquer momento, na maioria das vezes pelo próprio aplicativo ou internet banking.
Com a nova ferramenta, chamada Carrinho de Ofertas Serasa, o consumidor visualiza, organiza, negocia e decide como pagar as ofertas disponíveis na plataforma Serasa Limpa Nome: uma de cada vez, mais de uma ou todas juntas em um único pagamento por boleto ou chave Pix.
A Carteira Digital Serasa permite pagar contas on-line em um só lugar, de forma fácil, prática, rápida e segura. Com ela é possível fazer recargas de celular, organizar as contas, pagar acordos do Serasa Limpa Nome, consultar e quitar débitos de veículo com opções de parcelamento.
Data de publicação 21 de novembro de 20244 minutos de leitura
Data de publicação 21 de novembro de 20244 minutos de leitura
Data de publicação 21 de novembro de 20246 minutos de leitura