Pagamento de multa: como evitar problemas
Ninguém gosta de realizar pagamento de multa, mas isso pode acontecer. Por isso preparamos este artigo para explicar como pagar multas de maneira simples e rápida
Autor: Ketlin Petry
Publicado em 18 de outubro de 2022
Multa é consequência de uma infração, como as multas de trânsito. Em outras palavras, é uma penalidade imposta a quem descumpre uma regra estabelecida. Mesmo motoristas experientes podem levar multa em algum momento. Neste artigo mostramos como realizar o pagamento de multa. Boa leitura!
Como funcionam a cobrança e pagamento de multas
Num primeiro momento, a multa de trânsito é direcionada ao veículo, e não à pessoa que o conduz. Caso o responsável pela infração não seja indicado, a multa vai para o proprietário do veículo.
Após receber a notificação da infração, a pessoa tem no mínimo 30 dias para fazer o pagamento da multa. Além dos Correios, a notificação pode ser feita também pelo Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), desde que o proprietário do veículo esteja devidamente cadastrado lá.
Nesse sistema, o pagamento de multa é facilitado pela geração de boletos. É possível até pagar a multa com desconto de até 40%. Esse desconto é válido caso a pessoa notificada não apresente defesa prévia nem recurso, ou seja, reconheça o cometimento da infração. Além disso, é preciso pagar a multa em dia.
Como gerar boleto para pagar multa de trânsito
Caso a notificação tenha sido recebida fisicamente, é possível quitar a dívida nos bancos autorizados descritos na notificação pelo código de barras disponível. Se for preciso acessar a segunda via, existem opções.
O site do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) de cada estado permite consultar multas relacionadas aos veículos pela internet. Com seus documentos e do veículo, você pode consultar e emitir a segunda via para pagamento de multa.
Outra opção para pagar contas envolvendo infrações de trânsito é pelo aplicativo da Carteira Digital de Trânsito. Lá é possível gerar o boleto e obter descontos de até 40%, se forem aplicáveis.
Como consultar multas
As multas podem ser consultadas diretamente no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito, disponível tanto para Android quanto para iOS, ou no site do Detran do seu estado. A multa é direcionada ao veículo, por isso é necessário ter a placa e número de Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores).
Como pagar multa de trânsito pelo aplicativo
Com o Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), é mais ágil ser notificado e gerar o boleto para pagamento da multa de trânsito. A notificação vem direto pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito, em que se obtém o código de barras para pagamento.
Segundo o site do Governo Federal, a Carteira Digital de Trânsito é um aplicativo que guarda a carteira de motorista e o documento do veículo em seu nome. Se sua carteira de habilitação (CNH) apresenta um QR Code na parte de trás, é possível utilizar o aplicativo. As carteiras mais recentes já estão adequadas com o QR Code.
Atrasei a multa. E agora?
Multas de trânsito não caducam. Além dos juros que incidem sobre o atraso da multa, o proprietário do veículo tem algumas complicações.
Assim como qualquer outra dívida com o governo, uma multa pendente vai parar na dívida ativa, que pode resultar em impedimento de obtenção de financiamento ou empréstimo, inclusão do CPF nos birôs de crédito, como a Serasa. A multa só se torna dívida ativa quando não é mais possível contestar a multa.
Assista: O que pode sujar meu nome? - Serasa Ensina
Uma das primeiras complicações com uma multa atrasada é que não é possível renovar o licenciamento do veículo. Sem o licenciamento, é proibido o tráfego do veículo pelas vias brasileiras.
A dívida ativa também impede a venda do veículo. É preciso quitar todas as pendências antes de realizar a transferência. Situações como essa podem desestimular a compra e dificultar a venda do veículo.
Porém, é possível regularizar a situação e existem mecanismos para isso. É possível obter uma segunda via atualizada da multa no aplicativo ou site do Detran e efetuar o pagamento.
Outro caminho muito prático e seguro é consultar e pagar pelo aplicativo da Serasa multas, IPVA e licenciamento de veículos.
A Carteira Digital Serasa facilita pagamentos
A Carteira Digital Serasa veio para ajudar e simplificar sua vida financeira. Além de ser possível realizar recargas de celular e pagar boletos regulares, como de água e energia, pela Carteira Digital é possível também pagar débitos de veículos.
Assista: Carteira Digital Serasa
Com a Carteira Digital Serasa você consegue consultar e pagar IPVA, DPVAT, licenciamento e multas de trânsito, em parceria com a Zapay. Pela Carteira Digital é possível parcelar em até 12 vezes ou mesmo pagar IPVA com cartão de crédito.
Para ter acesso a essas vantagens é muito fácil:
● Baixe o aplicativo (iOS ou Android) ou acesse o site da Serasa.
● Crie uma conta ou fazer login.
● Agora é só acessar e aproveitar a comodidade da Carteira Digital Serasa.
Atrasou pagamentos e ficou com dívidas? Negocie pela plataforma Serasa Limpa Nome, que é segura, confiável e com ofertas exclusivas que podem chegar a até 90% de desconto e condições especiais de pagamento.