Cheque devolvido: entenda o motivo 11 e como evitar esse problema
Cheque devolvido: entenda o motivo 11 e como evitar esse problemaData de publicação 21 de novembro de 20244 minutos de leitura
Publicado em: 14 de maio de 2024
Categoria Carteira DigitalTempo de leitura: 6 minutosTexto de: Time Serasa
Ter o próprio veículo é uma conquista e tanto na vida do trabalhador. Com ele, porém, vêm obrigações, como o pagamento do IPVA. Se for possível parcelar essa conta, pode ajudar a fechar as contas do mês. Uma forma de fazer isso é utilizando o cartão de crédito. Por isso, saiba como pagar o IPVA no cartão de crédito e conheça as eventuais taxas cobradas nessa operação.
Leia também | O que é o IPVA e para que serve este imposto
O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é um dos compromissos financeiros do início do ano para quem tem automóvel próprio. Para os cofres públicos, o recolhimento do tributo é muito importante e dá suporte à manutenção de vários serviços.
Esse imposto é recolhido por cada estado, dependendo de onde o carro está registrado. Por causa disso, cada estado vai disponibilizar a fatura e as informações em sites ou locais físicos próprios.
É possível pagar o IPVA de diferentes formas, como via Pix, boleto ou até cartão de crédito. Uma opção prática, segura e rápida é pela Carteira Digital Serasa.
A Carteira Digital Serasa permite pagar contas online (incluindo o IPVA) em um só lugar, de forma fácil, prática, rápida e segura. É possível parcelar o IPVA 2024 em até 12 vezes e com desconto.
Por meio dela, é possível também fazer recargas de celular, efetuar pagamentos de diversos boletos, organizar as contas, pagar acordos no Serasa Limpa Nome e quitar débitos veiculares com opções de parcelamento.
Para acessar:
Pagar com cartão por meio da rede bancária credenciada pelo estado em que o carro está registrado
Procure o site do Detran ou da Secretaria da Fazenda do estado em que o carro está registrado.
Tenha o número do Renavam (Registro Nacional de Veículo Automotor). Ele pode ser encontrado diretamente no documento de seu veículo.
Consulte a rede bancária credenciada para pagamento no cartão. A Secretaria da Fazenda de cada estado pode trazer essa informação.
Analise a condição oferecida por cada empresa cadastrada, pois pode variar.
Informe os dados do veículo, como a placa.
Agora é hora de decidir se quer pagar à vista, parcelado e em quantas vezes. Alguns locais oferecem o parcelamento em até 12 vezes.
Verifique eventuais taxas cobradas pela empresa de cartão de crédito.
Finalizado o processo, guarde o comprovante de pagamento.
A opção de pagamento via cartão de crédito é válida apenas para pagamento de débitos não inscritos em dívida ativa. Ou seja, o dono do veículo não pode ter seu nome inscrito nesse cadastro de inadimplência do governo.
Outra forma de pagar via cartão de crédito e conseguir parcelar o IPVA é pelo próprio banco. Muitas instituições financeiras hoje oferecem a opção de pagamento de boletos no cartão de crédito. Isso funciona para diversos tipos de boletos, inclusive do IPVA.
Confira as etapas:
Procure o site do Detran ou da Secretaria da Fazenda do estado em que o carro foi registrado.
Consulte o calendário de vencimento a partir do final de placa do veículo e do estado em que ele está registrado.
Tenha o número do Renavam (Registro Nacional de Veículo Automotor). Ele pode ser encontrado diretamente no documento de seu veículo.
Emita o boleto de pagamento do IPVA no site do Detran ou da Secretaria da Fazenda do estado.
Entre no aplicativo do banco e escolha a opção de pagamento com o código de barras.
Escaneie ou digite o código e, se o banco permitir, selecione a opção "pagar com cartão de crédito".
Se houver opção de parcelamento, escolha o número de parcelas.
Escolha essa opção e conclua o pagamento, que será cobrado na fatura do cartão.
Guarde o comprovante de pagamento.
Data de publicação 21 de novembro de 20244 minutos de leitura
Data de publicação 21 de novembro de 20244 minutos de leitura
Data de publicação 21 de novembro de 20246 minutos de leitura