Cheque devolvido: entenda o motivo 11 e como evitar esse problema
Cheque devolvido: entenda o motivo 11 e como evitar esse problemaData de publicação 21 de novembro de 20244 minutos de leitura
Publicado em: 6 de outubro de 2023
Categoria Carteira DigitalTempo de leitura: 3 minutosTexto de: Time Serasa
As mais recentes leis do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) entraram em vigor em 12 de abril de 2021 e trouxeram importantes mudanças. Dessa vez em relação à pontuação na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que passou a ter limite máximo de 40 pontos. Com isso muitos motoristas buscam saber como consultar pontos na CNH.
Este artigo explica o passo a passo e os critérios de pontuação na Carteira Nacional de Habilitação.
Leia também | Perdi o documento do meu veículo: o que fazer?
Há diferentes maneiras de consultar pontos na CNH:
Consultar os pontos da CNH no site do Detran é simples e rápido. No entanto, é necessário ter cadastro prévio no site. Uma vez cadastrado, o acesso é feito por meio do CPF ou CNPJ, juntamente com a senha definida. Siga o passo a passo:
Por meio dessa opção, o condutor terá acesso às informações sobre a pontuação na carteira.
Uma alternativa prática para consultar os pontos da CNH é por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), desenvolvido pelo Governo Federal em colaboração com o Ministério da Infraestrutura e a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). O aplicativo é gratuito e abrange todos os estados do Brasil.
O procedimento para ter a CNH Digital por meio do aplicativo envolve a obtenção de um código enviado pelo Detran. Para isso, é fundamental entrar em contato com o departamento de trânsito estadual e receber as instruções corretas para obter o código necessário e baixar o documento digital.
Uma vez obtida a CNH digital, ela substitui o documento impresso, porém apenas é válida oficialmente quando apresentada pelo aplicativo CDT. Capturas de tela ou imagens reproduzidas não têm validade oficial.
Então, para consultar pontos na CNH digital, siga estes passos:
O limite de 40 pontos é aplicado somente aos motoristas sem infrações gravíssimas no histórico. Caso ocorra uma infração gravíssima, o limite cai para 30 pontos. Se houver duas infrações gravíssimas, o limite diminui ainda mais, fixando em 20 pontos.
De acordo com a nova lei, para os condutores que exercem atividade remunerada, a suspensão da CNH só acontecerá com 40 pontos, independentemente das infrações. Nesse contexto estão motoristas de ônibus e caminhões, taxistas, motoristas de aplicativo ou mototaxistas.
As multas variam de acordo com a gravidade e consequências.
Um exemplo de infração gravíssima é fazer ultrapassagem proibida. O motorista não pode ultrapassar pela contramão em curvas, aclives e declives, faixas de pedestres, pontes e viadutos, cruzamentos, acostamento, sinais luminosos e faixas contínuas. A penalidade é de sete pontos na CNH.
Neste artigo explicamos como é fácil consultar pontos na CNH. Com o limite máximo de 40 pontos, é fundamental manter o acompanhamento regular da pontuação. Tanto o site do Detran quanto o aplicativo Carteira Digital de Trânsito oferecem maneiras fáceis e gratuitas de verificar a pontuação CNH e as multas.
Baixe o app da Serasa no Google Play ou na App Store e faça login.
Na página inicial, clique em Pagar e, depois, em Débitos veiculares.
Digite a placa do seu veículo. Se houver débitos em aberto, eles aparecerão na tela.
Selecione os débitos que deseja quitar, clique em Pagar agora e escolha a melhor forma de pagamento.
1 de 4
Data de publicação 21 de novembro de 20244 minutos de leitura
Data de publicação 21 de novembro de 20244 minutos de leitura
Data de publicação 21 de novembro de 20246 minutos de leitura