Cheque devolvido: entenda o motivo 11 e como evitar esse problema
Cheque devolvido: entenda o motivo 11 e como evitar esse problemaData de publicação 21 de novembro de 20244 minutos de leitura
Publicado em: 27 de agosto de 2024
Categoria Carteira DigitalTempo de leitura: 6 minutosTexto de: Time Serasa
Quem recebe seu pagamento em uma conta-salário tem direito a transferir o valor por meio da portabilidade de salário, inclusive para contas digitais como a do Nubank. Saiba como funciona o processo de portabilidade de salário Nubank, incluindo as etapas para solicitá-la e os benefícios dessa transferência.
A portabilidade de salário é o processo requisitado por uma pessoa que recebe seu pagamento em um banco escolhido pela empresa, por meio de uma conta-salário. Essa conta é aberta por iniciativa e solicitação do empregador para efetuar o pagamento de salários aos seus empregados e não é uma conta de depósitos à vista, já que só pode receber depósitos do empregador e de nenhuma outra fonte.
O sistema de portabilidade bancária é uma ferramenta importante, pois dá ao funcionário o direito de utilizar apenas os serviços do banco que preferir. É a portabilidade de salário que permite que funcionários de empresas públicas ou privadas escolham o banco em que queiram receber sua remuneração mensal.
Dessa forma, salários e recursos são transferidos da instituição em que tem a conta-salário para a conta de destino desejada, o que dá poder de escolha ao trabalhador. No dia do pagamento, é na conta escolhida que o dinheiro será depositado.
Outros benefícios podem incluir economia em taxas e tarifas bancárias na instituição escolhida pelo trabalhador, além de maior praticidade por poder utilizar apenas uma instituição bancária.
A solicitação de portabilidade pode ser entregue no banco que detém a conta-salário ou diretamente para a outra instituição, que poderá fazer o encaminhamento em nome do cliente.
No caso do Nubank, as etapas são:
Se já tiver a conta no Nubank, abra o aplicativo do banco.
Dentro do painel da conta, toque em Depositar e, em seguida, na opção "Receber salário, sem custo".
Digite o CNPJ da empresa em que trabalha e aperte em "Continuar".
Digite o nome da empresa em que você trabalha.
Insira o nome do banco em que a sua empresa deposita o seu salário atualmente.
O Nubank enviará um e-mail avisando que o pedido foi feito e, em até 10 dias úteis, mandará um novo e-mail confirmando que a portabilidade foi concluída.
Não. A transferência dos recursos por meio da portabilidade salarial é automática e gratuita.
Após o recebimento da solicitação de portabilidade salarial, a instituição financeira detentora da conta-salário deve processar o pedido em até 10 dias úteis. O prazo é o mesmo independentemente de o pedido ter sido feito diretamente pelo empregado na instituição ou ter sido encaminhado pela instituição financeira de destino.
Segundo o BC, o primeiro pagamento de salário realizado pelo empregador após o processamento do pedido de portabilidade pela instituição detentora da conta-salário já deve ser transferido automaticamente para a conta indicada pelo empregado.
Para fazer a portabilidade, o consumidor deve escolher instituições bancárias de confiança e pesquisar suas tarifas e serviços. Além disso, é preciso estar atento a novas fraudes, como o golpe da portabilidade salarial.
Nele, os golpistas conseguem os dados pessoais e bancários da vítima por meio da técnica de phishing, vazamento ou compra de dados vazados.
Com as informações pertinentes, criam uma conta em um banco digital em nome da vítima e solicitam a portabilidade do salário da vítima para a conta que controlam. Assim, o dinheiro da vítima é desviado sem que ela tenha conhecimento.
A portabilidade é uma forma de facilitar as transações bancárias, mas existe também a necessidade de manter outras contas organizadas. A Carteira Digital Serasa facilita o pagamento de boletos e a organização das contas.
A Carteira Digital Serasa permite pagar contas on-line em um só lugar, de forma fácil, prática, rápida e segura. Com ela é possível fazer recargas de celular, organizar as contas, pagar acordos do Serasa Limpa Nome, consultar e quitar débitos de veículo com opções de parcelamento.
Data de publicação 21 de novembro de 20244 minutos de leitura
Data de publicação 21 de novembro de 20244 minutos de leitura
Data de publicação 21 de novembro de 20246 minutos de leitura