Cheque devolvido: entenda o motivo 11 e como evitar esse problema
Cheque devolvido: entenda o motivo 11 e como evitar esse problemaData de publicação 21 de novembro de 20244 minutos de leitura
Publicado em: 21 de outubro de 2024
Categoria Carteira DigitalTempo de leitura: 6 minutosTexto de: Time Serasa
A transferência de valor é um dos serviços bancários que mais evoluíram tecnologicamente. Antes, era preciso ir a uma agência bancária, preencher um cheque ou utilizar um cartão. Agora, basta realizar um Pix, aproximar o cartão ou o celular.
A pulseira NFC é um modelo moderno de pagamento que está se popularizando. Entenda como ela funciona e como utilizá-la
A pulseira NFC é um dispositivo que pode ser vestido (wearable) que conta com a tecnologia Near Field Communication.
Os modelos chamados de "pulseira NFC Google Pay" são, em sua maioria, smartwatches que possuem compatibilidade com o sistema operacional Android. Assim, esses acessórios podem ser utilizados para realizar pagamentos através do aplicativo Google Pay.
A tecnologia de Comunicação de Campo Próximo (tradução em português do termo NFC) permite a troca de dados entre dispositivos eletrônicos quando estão muito próximos um do outro (menos de 10 centímetros).
Por exemplo: ao realizar um pagamento com cartão de crédito por aproximação, o dispositivo ativo é a maquininha e o dispositivo passivo é o cartão.
As principais vantagens de utilizar um relógio com suporte ao Google Pay são:
A tecnologia NFC é fácil de utilizar, sendo necessário apenas aproximar os dispositivos. Na maioria dos casos, compras de até R$ 200 não precisam de senha.
É possível sair de casa sem cartão, carteira e celular.
Ao adicionar o cartão de crédito ou débito ao Google Pay, o aplicativo armazena esses dados e gera um token único a cada pagamento. Portanto, quem recebe a transação não recebe a identificação do cartão, mas uma informação que o representa.
Ainda, o NFC só permite a comunicação entre dispositivos se eles estiverem muito próximos um do outro. Isso ajuda a evitar a interferência de terceiros na conexão.
Por não existir uma pulseira NFC do Google Pay exclusivamente, é necessário escolher uma opção de smartwatch com tecnologia NFC que tenha o sistema operacional Wear OS para ter acesso ao aplicativo de carteira digital.
O Wear OS é o sistema que permite aos usuários controlar as funções do celular remotamente. O indicado pelo Google é que o smartwatch tenha a versão 2.0 ou a mais recente para configurar o Google Pay no relógio.
Escolhido o dispositivo, para configurar o pagamento por aproximação:
No smartwatch, abra o aplicativo "Carteira" do Google.
Toque em "Primeiros passos".
Configure o bloqueio de tela. Se já estiver configurado, prossiga.
No celular, siga as instruções para adicionar um cartão de crédito ou débito.
O cartão está adicionado ao smartwatch e pode realizar pagamentos sem o celular.
Para fazer um pagamento:
Abra o aplicativo "Carteira" no smartwatch.
Aproxime o relógio do leitor de pagamento por aproximação até que ele vibre ou emita um som.
Caso necessário, toque em "Crédito", independentemente do tipo do cartão.
Para transações com cartão de débito, talvez seja preciso inserir um PIN. Use o que foi configurado com o banco.
Utilizar um relógio para realizar pagamentos com Google Pay é prático e seguro, mas tomar algumas precauções é importante para garantir a proteção dos seus dados e evitar problemas.
A Carteira Digital Serasa permite pagar contas on-line em um só lugar, de forma fácil, prática, rápida e segura. Com ela é possível fazer recargas de celular, organizar as contas, pagar acordos do Serasa Limpa Nome, consultar e quitar débitos de veículo com opções de parcelamento.
Data de publicação 21 de novembro de 20244 minutos de leitura
Data de publicação 21 de novembro de 20244 minutos de leitura
Data de publicação 21 de novembro de 20246 minutos de leitura