Cheque devolvido: entenda o motivo 11 e como evitar esse problema
Cheque devolvido: entenda o motivo 11 e como evitar esse problemaData de publicação 21 de novembro de 20244 minutos de leitura
Publicado em: 21 de outubro de 2024
Categoria Carteira DigitalTempo de leitura: 9 minutosTexto de: Time Serasa
O parcelamento, principal atrativo dos cartões de crédito, agora também é possível nos cartões de débito, a depender do banco. Porém, é necessário ter atenção aos detalhes deste recurso para não acabar comprometendo as finanças.
A funcionalidade de parcelar no cartão de débito é mais uma opção de crédito rápido no mercado. Ao realizar uma compra à vista, pode-se escolher pagá-la aos poucos.
O uso deste tipo de parcelamento implica em juros, já que funciona como um mini empréstimo para si mesmo. Por isso, é necessário ter cautela ao utilizá-los para não gerar endividamento.
Cada instituição financeira possui regras definidas de como ele pode ser realizado.
Leia mais | Como parcelar sem cartão de crédito
Embora ambos permitam dividir o valor de uma compra em pagamentos menores, o parcelamento no débito e no crédito apresentam algumas características distintas.
Vamos explicar como funciona o parcelamento no débito praticado pelo Nubank. A fintech adotou a função em julho de 2021.
O parcelamento pode ser realizado apenas com as compras pagas à vista com o cartão de débito e é possível dividir o valor em até 12 vezes com juros. Para isso, siga o passo a passo:
Acesse o aplicativo Nubank e faça login.
Clique na área "Conta" e role a página para ter acesso ao "Histórico".
Encontre a compra que deseja parcelar e clique na opção "Pague essa compra no futuro" que aparece na cor roxa.
Selecione "Pagar depois".
Leia os termos que aparecem na tela.
Simule os prazos e condições de pagamento.
Se estiver de acordo, confirme.
Ao realizar o parcelamento, o valor que foi pago à vista volta para o saldo da conta.
Apenas compras acima de R$ 30 são elegíveis para serem parceladas. O Nubank alerta que o recurso não deve ser utilizado para adiar o pagamento de uma compra, já que há cobrança de juros em cada parcela.
Outras instituições — como Bradesco e Inter — oferecem o mesmo recurso para as compras realizadas à vista no cartão de crédito.
As principais vantagens de parcelar as compras no débito são:
Ainda, é uma opção para quem não possui outras formas de crédito.
Mas a desvantagem principal é a incidência de juros em cada parcela, o que faz o valor final ser bem maior do que foi pago na compra à vista.
A Carteira Digital Serasa permite pagar contas on-line em um só lugar, de forma fácil, prática, rápida e segura. Com ela é possível fazer recargas de celular, organizar as contas, pagar acordos do Serasa Limpa Nome, consultar e quitar débitos de veículo com opções de parcelamento.
Data de publicação 21 de novembro de 20244 minutos de leitura
Data de publicação 21 de novembro de 20244 minutos de leitura
Data de publicação 21 de novembro de 20246 minutos de leitura