Cheque devolvido: entenda o motivo 11 e como evitar esse problema
Cheque devolvido: entenda o motivo 11 e como evitar esse problemaData de publicação 21 de novembro de 20244 minutos de leitura
Publicado em: 27 de junho de 2024
Categoria Carteira DigitalTempo de leitura: 6 minutosTexto de: Time Serasa
Trabalhadores que prestam serviços para plataformas virtuais já somam 1,5 milhão de pessoas, segundo o levantamento mais recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Saiba quais são os direitos e deveres do trabalhador de aplicativo hoje e como está regulamentação dessa categoria, além de benefícios oferecidos pelas plataformas.
O trabalhador de aplicativo é aquele que presta serviço autônomo em plataformas virtuais, como aplicativos.
Esses serviços envolvem principalmente as funções de entregador e motorista de aplicativo, mas também podem incluir trabalhadores de aplicativos de prestação de serviços gerais ou profissionais.
Esse tipo de trabalho, porém, existe em diversos outros países e tem se tornado mais comum a cada dia.
No Brasil, debate-se atualmente a criação de leis trabalhistas específicas para essa categoria de trabalhadores de aplicativo, especificamente motoristas.
A Proposta de Projeto de Lei Complementar (PLC) foi enviada ao Congresso em março de 2024 e visa a criação de mecanismos previdenciários e melhoria das condições de trabalho, a partir de quatro eixos: remuneração, previdência, segurança e saúde e transparência.
Até agora o que já existe na legislação são leis específicas para as funções, mas que ainda não contemplam exatamente os trabalhadores de aplicativo.
É o caso da lei Lei Nº 13.103, de 2 de março de 2015, conhecida como Lei do Motorista. Essa legislação inclui motoristas profissionais de transporte rodoviário de passageiros e de transporte rodoviário de cargas, mas ainda não cita os trabalhadores de apps como Uber e 99.
Alguns aplicativos oferecem vantagens para os trabalhadores que prestam serviços por meio deles. Confira algumas delas:
Para organizar melhor as contas do trabalhador, existem ferramentas acessíveis e práticas que fazem tudo de forma online.
O aplicativo Serasa tem tudo para você cuidar da sua vida financeira. Organize as contas do mês para manter o pagamento em dia, negocie dívidas em seu nome ou no CNPJ de sua empresa, solicite crédito, consulte e saiba como aumentar seu Serasa Score, monitore seu CPF e muito mais!
Tudo isso de forma rápida e prática, usando apenas o celular. Confira os serviços disponíveis no app da Serasa:
Consulte e descubra o que está impactando seu Serasa Score e como melhorar a pontuação.
Confira ofertas, negocie dívidas e contas atrasadas com centenas de empresas parceiras.
Simule, compare e peça empréstimo, cartão de crédito ou conta digital de acordo com seu perfil e a disponibilidade das empresas parceiras.
Monitore seu CPF, consultas, vazamentos, movimentações feitas em seu nome e proteja seus dados pessoais.
Faça pagamentos online, consulte e regularize débitos de veículo em até 12 parcelas, coloque crédito no celular, tudo em tempo real e sem custo de manutenção.
Data de publicação 21 de novembro de 20244 minutos de leitura
Data de publicação 21 de novembro de 20244 minutos de leitura
Data de publicação 21 de novembro de 20246 minutos de leitura