7 dicas para conseguir financiar um apartamento
O crédito para financiamento de apartamento requer a comprovação da saúde financeira do consumidor. Entenda como financiar um apartamento em 7 dicas.
Atualizado em: 18 de abril de 2023
Quem tem o sonho da casa própria sabe o quanto é difícil ter o crédito imobiliário aprovado. Mesmo com toda a papelada em mãos, é possível não ter o crédito liberado. Além da comprovação de renda, os bancos e financeiras usam outros critérios para decidir se concedem ou não o financiamento. Para ajudar, confira as dicas que separamos para conseguir financiar um apartamento.
Assista I Saiba quais são os documentos necessários para um financiamento
Como financiar um apartamento: opções de compra
O financiamento imobiliário é apenas uma das opções para adquirir um apartamento. Independentemente da escolha, é importante fazer uma análise cuidadosa das finanças pessoais para ter tranquilidade em relação ao pagamento do compromisso assumido.
Cálculos de qualquer negociação que não seja à vista geralmente envolvem juros, encargos e outras despesas na análise financeira. Veja as opções:
- • Financiamento imobiliário: a mais popular das opções para comprar um apartamento é o financiamento imobiliário. O consumidor interessado em conhecer as condições deve procurar bancos, cooperativas de crédito e outras instituições financeiras para solicitar um empréstimo para compra do imóvel. As instituições normalmente exigem uma entrada (20% do valor do imóvel, por exemplo) e pagamentos mensais por um período que pode variar de 10 a 35 anos.
- • Consórcio: funciona como uma carta de crédito para comprar o imóvel. O consumidor paga mensalmente e pode ser sorteado no curto, médio ou longo prazo. A contemplação pode variar de acordo com a demanda dos consorciados.
- • Recursos próprios: caso haja dinheiro suficiente para pagar o imóvel à vista, essa é uma ótima opção para evitar o pagamento de juros e encargos bancários. Outra vantagem é ter melhores condições para negociar o valor do imóvel com uma entrada maior para reduzir o valor das prestações pendentes do financiamento.
- • Venda do imóvel atual: colocar o imóvel financiado na negociação para comprar um novo é uma negociação que os bancos fazem. Chama-se portabilidade de crédito. Nela, o saldo devedor do financiamento atual é transferido para o financiamento do novo imóvel.
- • Financiamento direto com o proprietário: há casos de financiamento de imóvel direto com a empreiteira ou com o dono do imóvel, sem envolver as instituições financeiras. É uma alternativa de financiamento direto. Nesse caso, é importante ter um contrato bem elaborado e garantias para evitar problemas.
Assista I Como ter uma pontuação alta no Serasa Score
7 dicas para conseguir o financiamento imobiliário
Um dos critérios considerados para financiamento é o bom histórico de crédito. Esse perfil pode ser comprovado com uma pontuação alta no Serasa Score. Muita gente se pergunta se há uma pontuação mínima para conseguir o financiamento e a resposta é: quanto mais alta, melhor! Esse, porém, não é o único critério. Para ajudar quem quer melhorar as chances de conseguir financiar um apartamento, separamos 7 dicas valiosas.
- 1. Confira como está o seu CPF
Estar negativado é um dos pontos que geram maior dificuldade para conseguir financiar um imóvel. Por isso, é importante checar se existe alguma restrição ou apontamento no seu nome. Você pode consultar seu CPF de graça e sem sair de casa na Serasa.
Leia também I Aprenda a consultar o CPF grátis na Serasa
- 2. Verifique se o Cadastro Positivo está ativo e atualizado
Um dos primeiros pontos para conseguir financiar um apartamento é ter um bom histórico de crédito. Assim, ter um Cadastro Positivo e pagar as contas sempre em dia ajudam a obter o financiamento.
- 3. Tenha conta no banco em que vai pedir financiamento
Esse ponto é fundamental para ter um relacionamento saudável com a instituição financeira. Quanto mais tempo você for cliente, maior o histórico de crédito na instituição. Assim, ela saberá quanto dinheiro circulou na sua conta e poderá avaliar melhor seu potencial para pagar o financiamento.
- 4. Receba seus pagamentos na conta
Tanto para quem trabalha com carteira assinada como para quem é autônomo, essa é uma dica importante. Ter uma conta-salário ou depositar todo o dinheiro que se ganha no banco ajuda na avaliação positiva do banco. Você poderá usar o extrato de movimentação da sua conta para comprovar a renda que teve nos últimos meses.
- 5. Reúna a documentação
Para solicitar crédito em qualquer instituição financeira, é preciso levar todos os documentos necessários para conseguir o financiamento. Entre a documentação, lembre-se do comprovante de renda, extratos bancários, holerites e da declaração do Imposto de Renda. É bom conferir no site a lista de documentos antes de sair de casa ou mesmo conferir se é possível encaminhar online num primeiro momento.
- 6. Formalize sua empresa
Essa dica é para trabalhadores autônomos. Deixar a informalidade e tornar-se MEI (Microempreendedor Individual) ajuda na análise de crédito. Além disso, você também passará a ter benefícios como aposentadoria e auxílio-doença.
- 7. Confira seu Serasa Score
Entre os vários critérios que bancos e financeiras podem ou não usar para aprovar um financiamento está o Serasa Score. Uma dica é consultar sua pontuação antes de pedir crédito. Assim, você mesmo pode verificar sua pontuação e o que pode fazer para aumentá-la. É possível até usar o Serasa Score como argumentação para melhorar as condições oferecidas pelo banco.
Leia Também | Como consultar Score na Serasa em 5 passos
Como consultar o Serasa Score
O Serasa Score é a pontuação de crédito da Serasa que vai de 0 a 1000 e indica as chances de o consumidor pagar as contas em dia. Quanto mais alta a pontuação, maior a probabilidade de conseguir crédito.
Para consultar seu Serasa Score, siga o passo a passo:
- • Baixe o app da Serasa (Android e iOS) ou acesse o site.
- • Caso não tenha cadastro, basta fazer na hora. É rápido e grátis.
- • Faça o login.
- • Pronto! Depois de fazer o login, seu Serasa Score aparecerá na tela.