Como aproveitar o Esquenta Black Friday
Como aproveitar o Esquenta Black FridayData de publicação 28 de novembro de 20248 minutos de leitura
Publicado em: 28 de novembro de 2024
Categoria CréditoTempo de leitura: 10 minutosTexto de: Time Serasa
Todo mundo sabe que dezembro é um mês para focar nos gastos: Natal, Ano Novo… existem inúmeras datas comemorativas que incentivam as compras. Mas, de uns anos para cá, novembro também entrou nessa proposta e passou a antecipar os gastos, prolongando o calendário comercial. Tudo isso por causa da Black Friday e Cyber Monday.
Entenda aqui o que significam esses dois eventos, a diferença entre eles e como saber qual deles é mais vantajoso para compras.
A Black Friday é uma ação de vendas com grandes promoções e descontos que ocorre na última sexta-feira do mês de novembro. O evento surgiu e se consolidou nos Estados Unidos e tem relação com o feriado do Dia de Ação de Graças, já que ocorre no dia seguinte à data. Também está ligada ao Natal, pois inaugura a temporada de compras natalinas.
Nos anos 2000, a Black Friday ganhou força e se espalhou pelo mundo. Isso inclui o Brasil, onde chegou em 2010.
Leia também | Como aproveitar a Black Friday em cinco passos
A Cyber Monday surgiu como uma resposta à Black Friday - ou, ao menos, como uma forma de prolongar o incentivo às compras antes das festas de Natal. Ela acontece na segunda-feira seguinte ao evento popular e foi criada (também nos Estados Unidos) para incentivar o comércio eletrônico - o termo “cyber” se refere a compras virtuais. A ideia era dar aos consumidores uma nova oportunidade de aproveitar descontos, especialmente em produtos eletrônicos e tecnológicos.
No Brasil, a Cyber Monday começou a ganhar visibilidade a partir de 2012, mas ainda não conquistou a mesma popularidade da Black Friday.
Como os nomes em inglês indicam, Black Friday e Cyber Monday têm origem nos Estados Unidos e consistem em promoções e ofertas para o público. Mas também há diferenças entre elas.
As principais são:
Black Friday | Cyber Monday | |
---|---|---|
Ponto de vendas | Engloba lojas físicas e online. | É focada no comércio digital. |
Foco | É mais abrangente em termos de produtos, de moda a eletrodomésticos. | É mais voltada para eletrônicos e produtos tecnológicos, como smartphones e notebooks. |
Duração | Dura todo o mês de novembro. | Acontece só na segunda-feira pós Black Friday, podendo durar ao longo daquela semana, em alguns casos. |
Abrangência | Costuma ter a adesão de praticamente todas as lojas. | Nem todos os lojistas aderem ao evento. |
Assim, considerando esses fatores sutis que diferenciam um evento do outro, é possível perceber vantagens e desvantagens na Black Friday e Cyber Monday.
Algumas delas são:
Vantagens | Desvantagens | |
---|---|---|
Black Friday | oferece descontos em uma ampla variedade de produtos; combina promoções em lojas físicas e online; possui grande adesão de marcas e categorias. | pode ter lojas lotadas e possíveis tumultos; tem estoques limitados, esgotando rapidamente; tem grandes chances de fraudes e promoções enganosas. |
Cyber Monday | tem um foco bem específico (tecnologia), podendo reservar descontos nesses produtos ainda melhores que da Black Friday; permite fazer as compras sem sair de casa; não tem filas e aglomerações. | pode ter sido impactada pela Black Friday e ter estoques reduzidos; exige atenção redobrada para evitar golpes online; pode ter prazos de entrega longos demais. |
Embora tenham propostas diferentes, as duas datas possuem a mesma finalidade: oferecer os maiores descontos do ano para estimular as vendas antes mesmo da temporada de Natal começar.
Mas como saber se é melhor antecipar as compras na Black Friday ou esperar a segunda-feira da Cyber Monday? A escolha depende do que o consumidor está buscando.
Ainda assim, a dica é acompanhar os preços dos produtos durante as semanas que antecedem os dois eventos. Se os descontos já forem consideráveis antes da chegada da data, vale a pena investir na compra naquele momento, já que a maioria dos descontos têm um limite e não conseguem baixar ainda mais.
Apesar dos descontos atrativos que vêm da Black Friday e da Cyber Monday, é crucial evitar compras por impulso.
Tanto Black Friday quanto Cyber Monday são eventos que trabalham com a estratégia da pressa e com o senso de urgência para estimular as compras. É importante não esquecer disso para resistir às tentações.
Também é preciso lembrar que o fim do ano está próximo e outros gastos inevitáveis se aproximam, como a matrícula ou rematrícula escolar, os presentes de Natal e as comemorações de Ano Novo. Além disso, logo depois também tem as despesas básicas de início de ano, como IPTU, IPVA e material escolar, por exemplo.
Para aproveitar os descontos de Black Friday e Cyber Monday, a Serasa pode ajudar a encontrar as melhores opções de crédito do mercado adequadas ao seu perfil de consumo.
No Serasa Crédito você simula e compara ofertas de cartão de crédito, conta digital, empréstimo pessoal e empréstimo com antecipação do FGTS de acordo com seu perfil financeiro. É tudo online e gratuito, nos canais oficiais da Serasa. Se houver ofertas para seu CPF, a contratação* leva poucos minutos.
*A análise de crédito é feita por parceiros; sem garantia de aprovação. Pesquise quantas vezes quiser, grátis e sem afetar o Serasa Score.
Data de publicação 28 de novembro de 20248 minutos de leitura
Data de publicação 25 de novembro de 20249 minutos de leitura
Data de publicação 21 de novembro de 20245 minutos de leitura