Navegação do blog
  1. Credito
  2. Blog
  3. Bolsa Americana Um Guia Para Iniciar Investimentos

Saiba como começar a investir na Bolsa Americana

Para investir na Bolsa Americana é preciso ficar atento e seguir alguns passos. Saiba quais são eles.

Publicado em: 21 de março de 2025

Categoria EmpréstimoTempo de leitura: 12 minutos

Texto de: Time Serasa

Uma exibição do mercado de ações mostrando a bandeira dos EUA e dados financeiros, com números em inglês. O fundo é desfocado para destacar detalhes de um design de papel de parede americano com a IA Generativa dos EUA.

A chamada Bolsa Americana envolve alguns nomes conhecidos como a NYSE e a Nasdaq. Entenda como o funcionam essas bolsas de valores, os tipos de ações, como iniciar um investimento neles e as oportunidades oferecidas pelas empresas americanas listadas em cada uma.

Assista | Como investir no tesouro direto - Serasa Ensina

O que é a Bolsa Americana e como ela funciona?

  • A Bolsa Americana é um conceito que pode reunir as diversas bolsas de valores presentes nos Estados Unidos da América. Isso porque dentro do país existem diferentes instituições. Entre elas, duas das mais importantes são:

  • ●      New York Stock Exchange (NYSE): a Bolsa de Valores de Nova Iorque é uma das principais bolsas de ações do mundo e a maior dos Estados Unidos da América. Nela, se negociam fundos como os de Exchange Traded Fund (ETF) e estão listadas grande parte das principais empresas tradicionais do país e do mundo.
  • ●      Nasdaq: já a Nasdaq é a abreviação de “National Association of Securities Dealers Automated Quotations”. Essa é a segunda maior bolsa de valores do mundo depois da New York Stock Exchange (NYSE), e conta com algumas das principais empresas focadas em tecnologia como Apple, Google e Amazon.

Como começar a investir na Bolsa de Valores dos EUA

Para quem quer começar a investir na Bolsa de Valores dos EUA, confira algumas formas de iniciar essa jornada:

  1. Analise seu nível de experiência com investimentos nacionais primeiro

    Para investir na bolsa de valores de outro país é preciso que a pessoa tenha uma certa experiência com esse tipo de atividade. Por isso, analise seu nível de experiência em investimentos na Bolsa Brasileira, a B3, antes de partir para a Bolsa Americana, por exemplo. Se preciso, estude guias de investimento ou busque por cursos práticos.


  2. Estude as opções disponíveis na Bolsa Americana

    Existem duas formas principais para um brasileiro investir nos EUA:

          BDRs (Brazilian Depositary Receipts) na B3: elas funcionam como "cópias" de ações americanas, negociadas em reais na Bolsa Brasileira. Esse formato dispensa a necessidade de ter conta no exterior, basta investir por uma corretora nacional, por isso é ideal para quem está iniciando nos investimentos desse tipo ou para quem busca uma forma mais simples de investir no exterior.

          Abrir conta em uma corretora internacional e investir diretamente: nessa segunda opção, o investidor compra ações reais na NYSE ou NASDAQ. Por isso, será preciso enviar dinheiro para uma conta nos EUA (remessa via câmbio). Com a conta, é possível investir também em ETFs, REITs e outros ativos. Esse formato é indicado para quem quer investir a longo prazo e sem intermediários e já tem mais prática com esse tipo de investimento.


  3. Dê preferência por começar com investimentos de baixo risco

    Quem vai fazer um primeiro investimento, precisa pensar com calma na hora de escolher no que investir, os iniciantes devem começar com ações de empresas que possam oferecer menor risco. Alguns formatos e opções de ações são:

    Ações individuais: Apple (AAPL), Google (GOOGL), Microsoft (MSFT).

    ETFs (fundos de índice): SPY (S&P 500).


  4. Busque começar a investir via instituições brasileiras

    Para começar a investir dinheiro na Bolsa Americana a partir do Brasil, algumas opções são as BDRs na B3. Entre as corretoras brasileiras que fazem esse trabalho estão empresas como XP, BTG, Nubank e o Inter.

    Outra opção é um fundo de investimento como o do Banco do Brasil. O BB oferece um fundo para quem quer investir na bolsa dos Estados Unidos. Isso é possível através do BB Ações Bolsa Americana, um fundo que tem como objetivo proporcionar retornos compatíveis com o mercado acionário norte-americano.


  5. Considere contratar um profissional para orientá-los nos primeiros passos na Bolsa Americana

    Para comprar e acompanhe seus investimentos, considere a possibilidade de ter um corretor ou consultor de investimentos. Esse profissional pode ajudar a definir seus objetivos (curto, médio ou longo prazo), evitar especulação e focar nas empresas ideias para o seu perfil.

Como escolher as melhores ações para investir na Bolsa Americana

  • Assim como nos investimentos nacionais, é preciso primeiro entender o seu perfil de investidor. Assim, será possível escolher entre:

  • ●      Ações de baixo risco: ideal para perfis conservadores, que estão iniciando em investimentos e precisam conhecer melhor os processos da Bolsa Americana.
  • ●      Ações de médio risco: um bom segundo passo, para quem já investe e entende o funcionamento e agora quer buscar investimentos menos óbvios.
  • ●      Ações de alto risco: nesse tipo de ação, o ideal é que o investidor tenha mais experiência e esteja disposto a correr um risco maior, com ações que podem oscilar rapidamente.

Quais são as principais diferenças entre a Bolsa Brasileira e a Bolsa Americana?

As Bolsas de Valores do Brasil e dos EUA têm diferenças importantes em termos de funcionamento, volume de negociação, tipos de ativos e impacto global. Confira, a seguir as principais diferenças entre elas:

Volume de negociação e liquidez

Bolsa Brasileira (B3): tem menos empresas listadas do que a Bolsa Americana, além de menor liquidez, já que o processo de comprar e/ou vender pode ser mais lento para alguns ativos.

Bolsa Americana (NYSE/NASDAQ): tem um volume maior de negociação já que abrange milhares de empresas. Essas bolsas também costumam ter liquidez e volatilidade, com negociações mais ágeis e que podem mudar rapidamente.

Moeda de negociação

Enquanto no Brasil a B3 negocia em Reais (BRL), nos Estados Unidos a NYSE e a NASDAQ operam negociando em Dólares (USD).

Perfil das empresas listadas

Na B3 operam grandes empresas nacionais como Petrobras, a Vale e o banco Itaú, por exemplo. Já na NYSE e NASDAQ, estão gigantes globais como Apple, Microsoft, Tesla, a Coca-Cola e a American Express, por exemplo.

Acesso para investidores estrangeiros

Brasileiros podem investir nos EUA por corretoras internacionais ou BDRs (Brazilian Depositary Receipts) na B3.

Estrangeiros podem investir na B3, mas o volume de investidores internacionais é menor do que na NYSE.

Por essas razões, se você busca empresas globais e maior liquidez, a bolsa americana é mais atrativa. Já se a ideia for investir no crescimento do Brasil e em empresas nacionais, a B3 tem boas oportunidades.

Como obter crédito para investir na Bolsa Americana

Existem diversas formas de conseguir crédito, seja para investir na Bolsa Americana, seja para qualquer outra finalidade. Para isso, é preciso que as instituições que concedem esses valores, como bancos, confiem no seu histórico e que você irá pagar aquele empréstimo posteriormente.

Confira duas dicas para saber como está seu histórico através da pontuação chamada Serasa Score, que pode ser decisiva na hora de conseguir ou não crédito.

Verifique e melhore seu Serasa Score antes de investir

O Serasa Score é a pontuação de crédito da Serasa, que reflete o histórico e o momento financeiro do consumidor. A pontuação vai de 0 a 1.000 e indica a probabilidade de conseguir crédito. Quanto mais alta a pontuação, maior a facilidade de conseguir um empréstimo, financiamento ou cartão de crédito. 

  • Para consultar seu Serasa Score, siga o passo a passo: 

  • ●     Baixe o app da Serasa (Android e iOS) ou acesse o site
  • ●     Caso não tenha cadastro, basta fazer na hora. É rápido e grátis. 
  • ●     Faça o login com CPF e senha.  
  • ●     Pronto! Depois de fazer o login, seu Serasa Score aparecerá na tela. 
Celular mostrando a carteira digital Serasa

Já para melhorar o Serasa Score, é possível adotar algumas ações como:

  • ●      Quitar dívidas em aberto, começando pelas prioritárias, como as que tem taxas de juros maiores, até pagar todas.
  • ●      Sempre pagar contas em dia. Mesmo que elas estejam quitadas, as contas que são pagas em atraso podem prejudicar seu Score.
  • ●      Evitar pedir crédito muitas vezes em um curto espaço de tempo também pode ajudar sua pontuação a se manter estável.

Use o Diagnóstico Score da Serasa para ajudar você a planejar suas finanças

Outra ferramenta bastante útil é o Diagnóstico Score, criado pela Serasa para dar acesso a um relatório personalizada de acordo com o perfil do consumidor.

Com base na jornada financeira dos últimos 12 meses, a ferramenta analisa de forma individual os dados do consumidor que podem impactar negativamente a obtenção de crédito, com dicas práticas.

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar

Artigos relacionados