Cadastro Positivo é bom para quem está negativado?
Entenda como as informações presentes no Cadastro Positivo podem ajudar os consumidores que estão inadimplentes.
Atualizado em: 13 de abril de 2023.
Autora: Joyce Carla
Imprevistos financeiros acontecem e há formas de não prejudicar as oportunidades como consumidor por causa disso: manter um bom Cadastro Positivo ajuda a recuperar a confiança do CPF junto às empresas de crédito.
Vamos imaginar uma situação fictícia para entender como isso funciona: Augusta, nossa personagem dessa história, sempre pagou as contas rigorosamente em dia. Só que no ano passado ficou vários meses desempregada e, como precisava dar conta de todas as despesas da casa, deixou de pagar a escola da filha.
Transferiu a menina para uma escola pública, conseguiu trabalho e começou a pôr a vida em ordem. Mesmo tendo sempre quitado as contas em dia, Augusta teve um pedido de empréstimo negado, pois seu nome estava na lista de inadimplentes. A situação dela é idêntica à de muitos brasileiros e pode ser parecida com a sua também. As dívidas foram um momento de exceção na vida dela.
O que fazer para mostrar ao mercado que aquela foi uma situação excepcional e que Augusta não se endividou por irresponsabilidade? A resposta é o Cadastro Positivo.
Assista | Cadastro Positivo vale a pena?
O que é Cadastro Positivo?
O Cadastro Positivo é um banco de dados que funciona como um currículo financeiro. Permite que as empresas para as quais um cliente pede crédito vejam todo o comportamento como pagador, ou seja, tanto os deslizes quanto os acertos.
É diferente do que acontece com o cadastro negativo, em que as empresas analisam só as contas que não foram pagas, sem levar em consideração se as dívidas são um hábito constante ou se foram causadas por situações de emergência ou imprevistos.
Pode entrar no Cadastro Positivo, por exemplo, o histórico de pagamento das contas de água, luz, telefone, internet, financiamentos e crediários. A lei permite o armazenamento de dados por até 15 anos. Assim, fica fácil para as empresas de crédito avaliarem que, apesar de ter atrasado ou deixado de pagar uma ou outra conta, aquele consumidor é responsável com vários outros de seus compromissos. E isso provavelmente será levado em consideração em uma negociação com essas instituições.
Esse formato de cadastro é adotado em mais de 70 países. No Brasil, essas informações são geridas por birôs de crédito, como a Serasa.
Leia também | Como é feita a análise de crédito?
Como funciona o Cadastro Positivo?
O Cadastro Positivo Serasa é gratuito e seguro. Os compromissos e pagamentos do consumidor serão visualizados apenas pelas empresas e bancos com os quais ele se relaciona, com segurança e privacidade. Quem participa do cadastro tem o benefício de ter uma análise de crédito feita de maneira mais justa pelas instituições.
Com isso, é possível negociar dívidas, ter melhores taxas e condições de pagamento e enfrentar menos burocracia na hora de contratar crédito.
Este relatório não monitora todas as operações financeiras das pessoas. Nele constam apenas dados de pagamentos relativos à contratação de crédito (como empréstimos e crediários) e obrigações de pagamento (como fatura de telefone). São consideradas as contas já quitadas e as que ainda estão em andamento.
Leia também | 3 dicas infalíveis para não se endividar
A relação entre Cadastro Positivo e Score
O Serasa Score é a pontuação de crédito que vai de 0 a 1000, atribuída a cada CPF, e indica ao mercado as chances do consumidor pagar as contas em dia. E um bom Cadastro Positivo é um dos fatores que mais influenciam essa pontuação.
O cálculo do Serasa Score é feito automaticamente a partir de uma métrica que considera 4 pontos principais. O fator de maior importância é justamente o Cadastro Positivo: o compromisso com o crédito tem peso de 55% da pontuação total. É por isso que pagar as contas em dia tende a aumentar o Serasa Score.
Ou seja, mesmo que excepcionalmente o consumidor esteja negativado, as empresas também olham o Score para tomar decisões de crédito, e mais uma vez o Cadastro Positivo pode ajudar a conseguir boas oportunidades.
Leia também | Como funciona o cálculo do Serasa Score
Como abrir o Cadastro Positivo?
Não é preciso enfrentar nenhum processo burocrático para ter um Cadastro Positivo no seu nome. A inclusão do consumidor nesse banco de dados é automática para pessoas físicas e jurídicas que têm ou tiveram recentemente algum empréstimo, financiamento, compra a prazo ou contas de consumo, como luz e água.
O consumidor que quiser sair da lista de Cadastro Positivo pode solicitar a exclusão a qualquer um dos birôs de crédito que fazem a gestão dos dados, como Serasa, SPC Brasil, Boa Vista e Quod. A partir do momento da exclusão, que ocorre em até 2 dias úteis, o usuário passa a ser avaliado pelo mercado apenas pelas listas de inadimplência. Além disso, é grande a chance de o Serasa Score cair, por falta dessas informações positivas.
Consulte seu Cadastro Positivo
O consumidor pode consultar a qualquer momento seu Cadastro Positivo gratuitamente pelo site da Serasa. Se houver alguma informação errada ou divergente no relatório, é possível solicitar a revisão dos dados.
Consulte seu CPF gratuitamente
Checar com regularidade a situação do CPF é importante para manter a vida financeira sob controle e não se surpreender ao ter algum parcelamento negado por estar inadimplente.
Ao acessar o site da Serasa, é possível conferir se seu nome está negativado, além de conhecer o Serasa Score.
Para consultar o CPF, siga o passo a passo: