Carros com CNPJ: como comprar um veículo com desconto
Conheça as vantagens, como funciona e qual o desconto na compra de carros com CNPJ.
Publicado em: 4 de agosto de 2023
Autora: Elaine Ortiz
É possível comprar carros para CNPJ com desconto? Muitas pessoas acreditam que a venda direta de carro zero com desconto só é possível para pessoas com deficiência (PcD) e produtores rurais.
Porém, as fabricantes brasileiras oferecem também condições especiais para compra de carros para quem tem uma empresa de qualquer porte. Para isso ela precisa estar com o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) ativo e regularizado.
Até mesmo microempreendedor individual (MEI) pode ter acesso ao benefício, desde que o CNPJ também esteja ativo e regularizado.
Entenda agora como funciona, quais as vantagens e como garantir descontos ao comprar carros para CNPJ.
Assista | Tudo o que você precisa saber sobre multas de trânsito
Desconto em carros para CNPJ: como funciona
Comprar carro com desconto de CNPJ é possível em quase todas as fabricantes. As reduções podem variar de 2,0% até 30% do valor total do veículo, dependendo da marca do carro.
Essa variação acontece porque o abatimento é um desconto promovido pelas próprias fabricantes, não tem exatamente a ver com isenção em impostos de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços), como acontece nos casos de carros para PcD.
O que costuma determinar a porcentagem do desconto de carros CNPJ são a marca, o modelo e a quantidade de veículos comprados pela mesma empresa. Além disso, carros utilizados na rotina de trabalho, como picapes e furgões, costumam ter descontos mais relevantes.
Leia também | Marcas de carros populares: 7 opções e 10 carros para conhecer
Quais empresas podem comprar carro com desconto?
Qualquer empresa formalizada que esteja em dia com suas obrigações e tenha CNPJ ativo pode comprar veículos com desconto.
Isso significa que até mesmo microempreendedores individuais formalizados podem ter acesso ao benefício. No entanto, no caso de MEIs, o valor do veículo não pode ultrapassar o valor do faturamento limite da categoria (R$81.000 em 2023).
Além disso, é preciso comprovar que o faturamento do MEI é compatível com o valor do carro adquirido.
Outro detalhe importante ao comprar carros com descontos pelo CNPJ é que só é possível adquirir veículos novos, zero quilômetro.
Leia também | Empréstimo para MEI online: como funciona e como solicitar?
Carros para CNPJ: como comprar o veículo novo com desconto
Para comprar um carro com desconto de CNPJ o primeiro passo é escolher as marcas e ir até as concessionárias se informar sobre os modelos disponíveis para a compra.
Geralmente basta apresentar o contrato social e a inscrição estadual da empresa para comprovar que o CNPJ está em dia e ativo. Outros documentos também podem ser solicitados, principalmente em caso de financiamento.
Se todos os documentos estiverem regularizados, a compra do veículo pode acontecer normalmente.
Leia também | Entenda tudo sobre cartão de crédito para CNPJ
O veículo ficará em nome da empresa ou da pessoa física?
O carro comprado pelo CNPJ fica registrado em nome da empresa. Por isso, caso os impostos veiculares não sejam pagos, a empresa poderá ter de lidar com restrições e ser prejudicada, como recebimento de negativa para futuros empréstimos, por exemplo.
Além disso, a aquisição do veículo também fica vinculada às dívidas tributárias da empresa. Dessa forma, em caso de pendências financeiras, o veículo poderá ser penhorado para o pagamento dos valores devidos.
Quem pode dirigir o carro da pessoa jurídica?
Qualquer pessoa devidamente habilitada com uma CNH (Carteira Nacional de Habilitação) pode conduzir um carro adquirido com desconto pelo CNPJ.
Em caso de multas de trânsito, é preciso declarar o nome do condutor, ou o valor da multa será dobrado.
Carro para CNPJ: vale a pena? Quais as desvantagens?
Desconto é sempre bem-vindo. Desconto em itens caros, como um carro, é ainda melhor. No entanto, é preciso prestar atenção em algumas questões para avaliar se o benefício vale mesmo a pena.
Confira algumas desvantagens de comprar carro com desconto pelo CNPJ:
Prazo de entrega do veículo
A entrega do carro comprado com desconto pelo CNPJ pode ser mais longa. Isso porque se trata de um tipo de compra direta, feita sem intermediários, negociado diretamente com a fábrica que produz o veículo.
Dessa forma, o tempo de entrega do carro depende da demanda, capacidade, tempo de produção e disponibilidade em estoque da fabricante.
Garantia
Outro ponto que vale checagem por parte do empresário é o tempo de garantia que as fabricantes oferecem para veículos comprados pelo CNPJ.
Como esses carros são adquiridos para ser utilizados por empresas, as fábricas de automóveis consideram que eles rodarão mais do que veículos de passeio convencionais – e isso pode acelerar o desgaste do veículo. Por isso, o tempo de garantia oferecido pela fabricante costuma ser menor.
Prazo para revenda
Para evitar que comprar carros pelo CNPJ se tornasse uma prática abusiva, existe a regra que exige que o proprietário permaneça com o veículo comprado pelo CPNJ por pelo menos 12 meses.
Caso esse prazo seja desrespeitado, a empresa será obrigada a devolver o valor do desconto que recebeu no momento da compra.
Leia também | Vale a pena alugar carros ou é melhor comprar?
É possível financiar a compra de um carro pelo CNPJ?
Sim, financiar um carro adquirido pelo CNPJ da empresa é possível. O indicado é simular as condições de financiamento em diferentes instituições financeiras para encontrar a melhor proposta.
Neste momento, é fundamental considerar não somente o valor da parcela, mas também o custo efetivo total (CET) da operação, os juros e todos os detalhes estipulados em contrato.
Lembre-se também que ter um carro envolve outros custos mensais, como:
- ● manutenção;
- ● combustível;
- ● troca de óleo e filtro;
- ● seguro;
- ● impostos.
Portanto, faça as contas antes de tomar essa decisão de compra e veja se esses valores cabem no fluxo de caixa do seu negócio (em tese, carros para CNPJ com desconto servem para utilização nas empresas).
Se gostou do conteúdo, continue acompanhando o blog da Serasa. Até a próxima!