Financiamento para construção: como conquistar a casa dos sonhos
Financiamento para construção: como conquistar a casa dos sonhosData de publicação 25 de novembro de 20249 minutos de leitura
Publicado em: 28 de agosto de 2024
Categoria CréditoTempo de leitura: 3 minutosTexto de: Time Serasa
Quem está em busca de cartão de crédito já deve ter se perguntado o que é o cartão de crédito consignado e se é um tipo de cartão que qualquer pessoa pode ter.
Para sanar essas e outras dúvidas, confira neste artigo tudo sobre o produto: benefícios, como funciona, requisitos para solicitar um cartão de crédito consignado e como pedir.
O cartão de crédito consignado é um tipo de cartão destinado principalmente ao servidor público federal, estadual ou municipal, militar, aposentados ou pensionistas do INSS.
Uma de suas principais características é fato de a fatura (total ou parcial, dependendo do valor) ser paga por meio de desconto automático do salário ou benefício do titular do cartão.
O cartão de crédito consignado funciona como um cartão comum. Serve para fazer compras à vista ou parceladas, além de sacar dinheiro de acordo com o limite disponível.
A diferença é que, conforme citado anteriormente, a fatura do cartão é descontada diretamente do salário ou benefício do titular (isso dentro de um teto, que não pode ultrapassar 5% do salário total).
Assim, se o valor total da fatura for maior que 5% do salário, o usuário do cartão precisa pagar o excedente de outra forma (boleto ou Pix). Caso contrário, juros serão acrescidos ao restante da conta.
O cartão de benefício consignado é outro tipo de produto de crédito, também destinado exclusivamente para quem está apto a contratar o consignado (servidor público federal, estadual ou municipal, militar, aposentados ou pensionistas do INSS).
A diferença é que ele oferece outras vantagens, como acesso a descontos em farmácias, seguro de vida e auxílio-funeral, por exemplo.
Esse tipo de cartão surgiu no mercado em 2022, a princípio destinado principalmente para aposentados e pensionistas do INSS.
Como o risco de inadimplência costuma ser menor nesse tipo de crédito, as taxas de juros aplicadas para o cartão consignado são menores. Além disso, a taxa de juros do consignado (empréstimo ou cartão) é limitada por um teto (valor máximo) determinado por lei.
A contratação do cartão de crédito consignado costuma ser rápida e sem burocracia: pode ser feita de forma 100% online. Isso é possível por conta da segurança do pagamento mínimo da fatura, descontado do salário ou do benefício do usuário.
O cartão consignado geralmente não conta com anuidade. Em alguns casos, no entanto, pode haver cobrança de uma taxa única para emissão do cartão físico. É preciso verificar junto ao cartão de interesse para saber sobre essas tarifas.
Para quem é elegível a esse tipo de crédito, o cartão é pré-aprovado, mesmo que a margem de empréstimos já tenha sido utilizada. Isso acontece porque o cartão tem margem reservada, com 5% exclusivos para o produto.
Assim como os cartões de crédito comuns, o cartão de crédito consignado também permite saques em caixas eletrônicos. No caso, até 70% do limite em espécie podem ser sacados.
Dependendo do cartão de crédito consignado, ele também participa de programas de vantagens para acumular milhas, adquirir produtos com descontos, entre outros benefícios.
Como o cartão de crédito consignado funciona igual a qualquer outro cartão, ele é aceito na maioria das lojas físicas e virtuais (tudo depende da bandeira do cartão).
É possível contratar um cartão de crédito consignado de diversas formas.
Uma delas é escolhendo uma instituição financeira que ofereça esse tipo de produto e seguindo o passo a passo (geralmente preenchimento de formulários, entrega dos documentos, análise de crédito, contratação e liberação do cartão).
Outro caminho é por meio dos parceiros do Serasa Crédito. Assim, é possível fazer essa busca e contratar pela plataforma da Serasa, caso exista algum cartão disponível para o seu perfil.
Basta:
Clicar em “Simule Grátis”.
Preencher seu CPF e a senha de acesso à plataforma da Serasa.
Caso não tenha cadastro, clicar em "criar uma conta".
Dentro da plataforma, fazer a simulação para encontrar cartões de crédito disponíveis para o seu perfil.
Se aparecer algum cartão de crédito consignado, basta comparar os benefícios e escolher o que preferir;
Seguir com o passo a passo para contratação.
Confira outras dúvidas recorrentes quando o assunto é cartão de crédito consignado.
Assim como os cartões comuns, o limite do cartão de crédito consignado depende da renda do consumidor e da política interna da instituição financeira escolhida.
Só é possível saber o valor exato depois que a instituição financeira avaliar todas as informações do cliente, mas geralmente o limite é de 25 a 27 vezes o valor da margem consignável.
No empréstimo consignado o dinheiro emprestado cai na conta indicada e o pagamento das parcelas mensais é feito de forma automática, descontado diretamente do salário ou benefício do consumidor.
No cartão de crédito, apenas uma parte dos gastos da fatura é descontado diretamente da folha de pagamento. Assim, é preciso que o consumidor se lembre de pagar o restante da fatura para não precisar lidar com juros (mesmo menores, eles existem e podem desequilibrar as finanças).
Sim, desde que seja respeitada a margem consignável dos produtos para cada modalidade.
Margem consignável significa o percentual máximo da renda que pode ser usado para o pagamento de serviços de crédito consignado. Ou seja, é o limite da renda mensal líquida que pode ser comprometida com o empréstimo ou com cartão consignado.
A margem consignável é diferente para cada público. Atualmente, está assim:
● 45% para aposentados e pensionistas INSS, dos quais 35% podem ser utilizados para empréstimo, 5% para cartão de crédito consignado e 5% para o cartão consignado de benefício;
● 45% para servidores públicos federais (estaduais e municipais devem consultar as normas que regulamentam sua categoria). A distribuição é: 35% para empréstimo, 5% para cartão de crédito e 5% para cartão consignado de benefício;
● 35% para beneficiários BPC; destes, 30% podem ser destinados a empréstimos e 5% a cartão de crédito ou cartão consignado de benefício;
● 40% para militares, dos quais 35% podem ser utilizados para empréstimos e 5% para o cartão consignado;
● 40% para trabalhadores CLT de empresas conveniadas com instituições financeiras (consignado privado), sendo 35% para empréstimo e 5% para cartão de crédito consignado.
A Serasa preparou um manual para você aprender a lidar com o crédito de maneira mais saudável e evitar o superendividamento.
Dicas para usar o cartão de forma consciente
No Serasa Crédito você simula e compara ofertas de cartão de crédito, conta digital, empréstimo pessoal e empréstimo com antecipação do FGTS de acordo com seu perfil financeiro. É tudo online e gratuito, nos canais oficiais da Serasa. Se houver ofertas para seu CPF, a contratação* leva poucos minutos.
*A análise de crédito é feita por parceiros; sem garantia de aprovação. Pesquise quantas vezes quiser, grátis e sem afetar o Serasa Score.
Data de publicação 25 de novembro de 20249 minutos de leitura
Data de publicação 21 de novembro de 20245 minutos de leitura
Data de publicação 21 de novembro de 20244 minutos de leitura