Empréstimo pessoal para autônomo no carnê: detalhes, vantagens...
Empréstimo pessoal para autônomo no carnê: detalhes, vantagens e pontos de atençãoData de publicação 21 de novembro de 20245 minutos de leitura
Publicado em: 2 de julho de 2024
Categoria CréditoTempo de leitura: 3 minutosTexto de: Time Serasa
Quem está com viagem marcada para fora do Brasil já deve ter se perguntado como utilizar cartão de crédito no exterior, se é uma opção segura e vantajosa, quais os riscos e principais cuidados ao fazer operações de crédito no cartão em outros países.
Por isso, neste artigo, confira tudo sobre o assunto e conheça também como funcionam as tarifas associadas ao uso internacional do cartão.
E mais: os benefícios de usar cartão para viagens, os pontos de atenção e o que fazer para evitar surpresas que podem colocar as finanças em risco por muito tempo depois da viagem.
Em primeiro lugar, antes de pensar em utilizar um cartão de crédito no exterior, é preciso saber se seu cartão oferece essa possibilidade e, em caso negativo, como conseguir um cartão para uso internacional.
Para verificar se o cartão pode ser utilizado durante viagens para fora do Brasil, basta conferir se a palavra “internacional” está escrita no verso do cartão.
Cartões que contarem com a informação “valid only in Brazil” (“válido apenas no Brasil”) não são aceitos internacionalmente.
Para confirmar essa informação, basta entrar em contato com a central de atendimento do cartão (o número de telefone costuma constar no próprio cartão físico).
Essa informação também pode ser encontrada no contrato ou por meio de informações disponibilizadas no site e no aplicativo da bandeira do cartão.
Ter acesso a essa informação é fundamental para o planejamento financeiro de uma viagem para fora do Brasil.
Leia também | Como economizar em viagens: oito dicas práticas
Comprar com o cartão internacional no exterior é uma facilidade, mas é preciso saber que se trata de uma operação sujeita a taxas de câmbio e imposto.
Desde março de 2020, está em vigor a Circular nº 3918, do Banco Central (BC), envolvendo o uso de cartão de crédito no exterior. Desde então, os gastos são convertidos para o real pela cotação do dólar no dia da compra.
Dessa forma, as instituições bancárias têm a obrigação de informar a cotação do dólar diariamente, o que garante mais previsibilidade em relação aos gastos feitos na viagem.
O cartão de crédito é, sem dúvida, uma ótima opção para usar em viagens internacionais, mas não é a única alternativa. Existem outras possibilidades para pagar despesas durante passeios internacionais.
É preciso tomar cuidado antes, durante e após a viagem, e também ao comprar em sites estrangeiros, para evitar fraudes na utilização do cartão de crédito.
Quem vai viajar para fora do Brasil pode pesquisar cartão de crédito internacional com auxílio da Serasa.
No Serasa Crédito você simula e compara ofertas de cartão de crédito, conta digital, empréstimo pessoal e empréstimo com antecipação do FGTS de acordo com seu perfil financeiro. É tudo online e gratuito, nos canais oficiais da Serasa. Se houver ofertas para seu CPF, a contratação* leva poucos minutos.
*A análise de crédito é feita por parceiros; sem garantia de aprovação. Pesquise quantas vezes quiser, grátis e sem afetar o Serasa Score.
Data de publicação 21 de novembro de 20245 minutos de leitura
Data de publicação 21 de novembro de 20244 minutos de leitura
Data de publicação 21 de novembro de 20245 minutos de leitura