Cartão de crédito virtual: entenda como funciona
Criar um cartão de crédito virtual é a forma mais segura de fazer compras online sem risco de ter os dados clonados.
Autora: Mariana Furlan
Publicado em: 11 de abril de 2023.
Com o aumento de fraudes e clonagens de dados de cartão de crédito na internet, o sistema bancário criou o cartão virtual para facilitar as compras online e oferecer mais segurança aos usuários. Se você costuma fazer compras assim, saiba como funciona o cartão de crédito virtual e como criar um para manter seus dados protegidos.
Assista | Saiba como usar o cartão virtual
O que é cartão de crédito virtual?
O cartão de crédito virtual, também chamado de cartão online, é uma nova numeração de cartão fornecida pelo banco. Podemos dizer que ele é um espelho do cartão físico, mas com o número alterado, outro CVV e prazo curto para expirar – normalmente fica válido apenas por 24 ou 48 horas. Em muitos bancos, o cartão virtual só pode ser usado em uma única compra, depois disso se torna inválido automaticamente.
Essa ferramenta protege os consumidores de um golpe infelizmente muito comum no país. Ao inserir as informações do cartão de crédito físico em uma loja virtual, mesmo que seja no site oficial de uma grande empresa, algumas pessoas têm os dados clonados por criminosos. Os fraudadores fazem compras com os dados do cartão de terceiros, e o usuário precisará entrar em contato com o banco e pedir o estorno desses valores que acabaram caindo na fatura.
A saída para evitar essa dor de cabeça é sempre fazer compras online com as informações do cartão virtual, que normalmente só valerão para um único pagamento.
Leia também | Como fazer compras online com segurança?
Como usar cartão de crédito virtual?
A opção de pagar com cartão de crédito virtual na maquininha não é possível. O cartão virtual serve apenas para compras online.
Para solicitá-lo, é preciso ter um cartão de crédito físico contratado com o banco. O cartão virtual pode ser emitido quantas vezes for necessário, pois a validade é por tempo limitado, e pode ser usado para compras nacionais e internacionais.
É possível gerar o cartão de crédito virtual na hora da compra. Para conseguir o novo número, basta acessar o aplicativo do banco ou internet banking. Como essa versão do cartão está diretamente ligada à fatura e ao limite do cartão físico, não há nenhuma burocracia para criá-lo nem é preciso solicitar com antecedência.
Leia também | 6 verdades sobre os juros do cartão de crédito
Como criar um cartão virtual
O processo para gerar essa versão varia de acordo com o banco, mas de forma geral criar um cartão virtual é uma operação bastante simples.
O cliente deve acessar o aplicativo ou internet banking do banco em que já tem cartão de crédito físico e procurar o comando para gerar o cartão virtual. O aplicativo vai apresentar o novo número para ser usado nas próximas horas. Mesmo que não use a numeração do cartão virtual na compra, ela deixará de estar válida em algumas horas (o aplicativo sempre indicará o tempo exato da validade).
Em alguns bancos, como o Itaú, há duas opções de cartão virtual: uma temporária e outra que não expira. A opção temporária é usada para compras pontuais e dura 48 horas. O cartão virtual que não expira é indicado para compras recorrentes, como compras e assinaturas em apps de transporte, delivery ou streaming.
Leia também | Como comparar cartão de crédito além da anuidade?
O cartão virtual tem custos?
Essa talvez seja a melhor parte: o cartão não tem custo de manutenção nem de emissão. Para usá-lo não haverá cobranças além das taxas já vinculadas ao cartão de crédito físico.
Quais empresas têm cartão de crédito virtual?
Hoje esse serviço está cada vez mais comum. É oferecido pelos principais bancos tradicionais e digitais do país, além de cooperativas de crédito. Confira 10 bancos que disponibilizam essa opção nos aplicativos:
- • Itaú
- • Santander
- • Bradesco
- • Caixa
- • Banco do Brasil
- • Banco Original
- • Nubank
- • Neon
- • Banco PAN
- • Banco Inter
Pesquise o melhor cartão de crédito para o seu perfil
Se você está buscando uma nova proposta de cartão de crédito, adequada para seu perfil, há formas simplificadas de comparar as ofertas disponíveis para seu CPF. Acesse o Serasa Crédito, serviço que pesquisa ofertas de cartão de crédito, empréstimo pessoal e empréstimo com antecipação do FGTS de forma online e gratuita.
Com a plataforma, é possível buscar as melhores opções e compará-las sem sair de casa. Se houver ofertas para seu CPF, a contratação leva poucos minutos. A análise de crédito é feita 100% pelos parceiros da Serasa.
Veja como fazer a pesquisa e descobrir quais cartões estão disponíveis para você:
1. Acesse o Serasa Crédito
Acesse o site do Serasa Crédito ou o aplicativo da Serasa, disponível no Google Play e na App Store, e informe seu CPF e senha. Se você ainda não tem cadastro, pode fazer na hora. É rápido e gratuito.
2. Complete seu perfil
Ao concluir o login, clique em “atualizar perfil” e preencha com todos os dados solicitados. Isso ajudará você a encontrar as melhores alternativas de crédito.
3. Faça uma simulação
Escolha o tipo de crédito que você procura: cartão, empréstimo ou empréstimo FGTS. O Serasa Crédito buscará ofertas para seu perfil junto às instituições financeiras parceiras.
4. Confira e compare opções
Confira as opções de cartão de crédito recomendadas para você, caso haja ofertas. Na tela, além dos nomes dos cartões, aparecerão o limite disponível, informações sobre anuidade e benefícios. Para conhecer mais cada opção, basta clicar em "Detalhes da oferta".
5. Escolha o cartão e finalize a contratação
Após avaliar as opções disponíveis, se houver, é hora de escolher o cartão que considerar ideal. Clique em “Solicitar” e aguarde a análise. Em caso de aprovação do crédito, a contratação será finalizada de forma fácil e em poucos minutos.