Cartão de crédito virtual: entenda como funciona

Tenha mais segurança e facilidade ao realizar compras com um cartão de crédito virtual. Conheça as modalidades e as vantagens

cartoes de credito

Publicado em 22 de setembro de 2022

Com o aumento de fraudes e clonagens de dados de cartão de crédito na internet, muitas instituições financeiras criaram o cartão de crédito virtual para facilitar as compras online e ter mais segurança nas transações diárias.  

Nem todos os bancos já optaram por ele, mas podemos encontrar esse serviço nos principais do mercado. 

Saiba mais como funciona o cartão de crédito virtual para manter seus dados protegidos. 

O que é cartão de crédito virtual? 

O cartão de crédito virtual tem todas as vantagens dos cartões físicos, mas é armazenado em carteira eletrônica (também chamada de wallet) e não em carteira física. É um cartão criptografado, seguro, fácil de usar e que facilita os pagamentos eletrônicos. 

Apesar se ser conhecido apenas como cartão virtual, na verdade, existem três tipos de cartão não físico: o virtual, o digital e o descartável.  

Um cartão virtual é armazenado exclusivamente no telefone e pode ser usado para pagamentos online ou em lojas com tecnologia sem contato. Seu número, data de validade e CVC (Código de Verificação de Cartão) são exclusivos para ele.  

O cartão digital é uma cópia exata do cartão físico, mas armazenado no telefone.  

E o cartão descartável é um cartão virtual que só pode ser usado em uma única transação: após o pagamento, não é mais possível usá-lo. Este é ideal para quem quer fazer uma compra específica e se proteger contra golpes e fraudes financeiras online.  

Sabendo das diferenças, vamos usar no texto a expressão “cartão de crédito virtual” para falarmos de todos eles de maneira geral, ok? 

Quais as vantagens do cartão de crédito virtual?

  1. 1. Sair sem carteira 
  2. 2. Os cartões bancários virtuais são seguros, fáceis de usar e dispensam o uso da carteira na rua. 
  3. 3. Fique no controle 
  4. 4. Você pode bloquear facilmente o cartão pelo telefone se desconfiar de alguma movimentação estranha. 
  5. 5. Gerencie seus pagamentos 
  6. 6. Vincule um cartão virtual a todos os seus débitos diretos e assinaturas e bloqueie-o facilmente sem perder o acesso ao cartão principal. 
  7. 7. Use-o imediatamente 
  8. 8. Não há necessidade de esperar o cartão físico chegar pelo correio. É possível usar o cartão virtual imediatamente. 
  9. 9. Pague com segurança 
  10. 10. Vincule seu cartão de crédito virtual ao Apple Pay ou Google Pay para fazer compras em lojas que aceitam essa forma de pagamento. Os cartões de crédito virtuais são seguros, fáceis de usar e tão móveis quanto o telefone celular. 

O cartão de crédito virtual é seguro?

Sim, é seguro, assim como os cartões físicos. Os cartões de crédito virtuais são criptografados para proteger contra fraudes bancárias. Veja alguns pontos que podem aumentar a segurança do cartão: 

  1. 1. Notificações instantâneas 
  2. 2. Vincule seu cartão online ao smartphone e receba notificações push em tempo real com cada uma de suas transações. 
  3. 3. Seu dinheiro, suas configurações 
  4. 4. Ative e desative instantaneamente pagamentos online, saques em caixas eletrônicos, pagamentos no exterior e muito mais, diretamente do aplicativo de cartão de crédito (ou da instituição financeira emissora do cartão). 
  5. 5. Proteção 3D: segurança reforçada 
  6. 6. A maioria dos cartões virtuais tem segurança aprimorada contra fraudes, com autenticação de dois fatores que protege as compras feitas pela internet. 

Como solicitar um cartão de crédito virtual?

Antes de solicitar um cartão de crédito, vale a pena fazer uma pesquisa para encontrar aquele que melhor se adéqua às suas necessidades. O simulador do Serasa Crédito, plataforma de crédito da Serasa, pode ajudar nessa missão!  

Ao escolher o cartão certo para você, é hora de fazer a solicitação. A empresa responsável fará uma análise de crédito de seu perfil antes de aprovar ou não o cartão. Toda essa precaução ocorre porque, caso o titular do cartão não pague a fatura, a instituição emissora do cartão arca com o prejuízo. 

Para obter um cartão virtual, geralmente é preciso já ter um cartão de crédito na instituição. Depois disso, é muito mais fácil conseguir o cartão de crédito virtual, pois o crédito já foi aprovado antes. 

Normalmente a solicitação se dá via aplicativo do banco. Dependendo do tipo de cartão, serão fornecidos uma numeração e um código de segurança temporários. Após o prazo estabelecido e o número de transações estipulado pela instituição, os dados gerados não serão mais válidos e será necessário criar outro cartão. 

Dessa forma, nenhuma outra pessoa conseguirá usar o cartão, garantindo ainda mais segurança.

Quais instituições financeiras oferecem cartão de crédito virtual?

Itaú; 

Santander; 

Bradesco; 

Caixa; 

Banco do Brasil; 

Banco Original; 

Nubank; 

BTG Pactual;  

outras. 

 As informações relativas aos cartões virtuais estão disponíveis nos aplicativos dos bancos. Para utilizar o cartão, basta copiar a numeração e demais dados no ícone que aparece ao lado de cada item. 

O cartão virtual tem custos?

Independentemente de isenção ou de taxas de anuidade cobradas pelo cartão físico, o cartão virtual não tem custo de manutenção, é totalmente gratuito. 

Além disso, o cartão online se beneficia dos mesmos seguros e garantias de assistência do cartão físico. 

Esperamos que você tenha gostado de conhecer um pouco mais sobre cartão de crédito virtual. Se conhece alguém que está pensando em solicitar um, compartilhe este artigo. 

Boas compras!