Navegação do blog
  1. Credito
  2. Blog
  3. Ceia Natal Gastando Pouco

Como apostar em uma ceia de Natal gastando pouco

Ceia de Natal econômica: como buscar opções mais baratas e não comprometer as finanças

Atualizado em: 10 de dezembro de 2024

Categoria CréditoTempo de leitura: 12 minutos

Texto de: Time Serasa

Natal o jantar é servido

A mesa farta na noite de Natal, com comes e bebes à vontade, faz parte das tradições brasileiras. Mas o excesso não deve (nem precisa) comprometer as finanças - até porque a ceia é apenas um dos gastos extras dessa época e é importante lembrar que logo ali vão aparecer as contas típicas de ano novo. Por isso, escolher opções mais acessíveis é o caminho para ter uma ceia de Natal gastando pouco.

Saiba aqui como fazer isso.

Assista | Dicas para comprar mais barato

Como fazer uma ceia de Natal gastando pouco

O Natal não precisa ter pratos complexos e caros. Receitas simples e que podem ser preparadas em casa mesmo também conseguem proporcionar uma noite de alegria, celebrações e mesa cheia.

  • Para não passar dos limites, é importante ficar de olho em algumas estratégias na hora de definir o cardápio e fazer as compras. Por exemplo:
  •  
  • ● defina um orçamento (realista e condizente com a situação financeira da família) para gastar com a ceia;
  • ● calcule bem a quantidade suficiente de comida e bebida para a noite, sem exagerar e correr o risco de ter desperdício excessivo de alimentos;
  • ● faça as compras de Natal de forma antecipada e planejada, já que os itens da ceia natalina costumam encarecer muito nas proximidades do Natal;
  • ● promova uma ceia colaborativa, em que cada convidado contribui com pratos específicos.

 

Com isso em mente, o caminho é decidir o que preparar para ter uma ceia de Natal gastando pouco.

Confira alguns exemplos.

Leia também | Como fazer decoração de Natal gastando pouco

O que servir na mesa principal da ceia de Natal gastando pouco

Para o jantar, é possível apostar em receitas rápidas e práticas e que utilizam apenas ingredientes mais em conta e acessíveis para todos os bolsos. Alguns exemplos:

Pernil ou frango assado

Em vez do peru ou o chester, que são tradicionais mas podem ser caros, considere escolher cortes de pernil suíno ou até de frango assado. Uma boa dica é temperá-los com alho, cebola, limão, ervas frescas (como alecrim e tomilho) e deixar marinar por algumas horas. Depois, deixe assando lentamente para obter uma carne macia e saborosa.

Isso garante que um dos pratos principais da noite de Natal não fique de fora da ceia da família.

 

Salpicão

O salpicão é um clássico no Natal e usa ingredientes bem típicos do dia a dia. E o principal: é muito fácil e rápido de fazer. Basta misturar frango desfiado, cebola, cenoura ralada, milho, ervilha, batata palha e um molho à base de maionese caseira ou iogurte natural.

 

Arroz comum e arroz à grega

O arroz nunca pode faltar na mesa. Primeiro porque é (quase sempre) uma unanimidade. Depois porque é uma receita barata e fácil de preparar - e que pode ganhar uma versão mais festiva ao prato do dia a dia.

Para entrar no clima de Natal, uma boa ideia é apostar no arroz à grega, misturando a iguaria com cenoura picada, uva passa, milho, pimentão colorido e salsa, deixando-o bem colorido. E isso não impede que a versão mais clássica, a branquinha e sem acompanhamentos, também seja servida em uma travessa separada. Assim, cada um pode escolher aquele que prefere, agradando a todos os paladares.

 

Farofa

A farofa também tem ganhado cada vez mais espaço na mesa de quem pretende fazer uma ceia de Natal gastando pouco. Os ingredientes são simples e acessíveis: farinha de mandioca, cenoura ralada, cebola, alho, ovos cozidos picados. E se o orçamento permitir, ainda dá para acrescentar uma pequena quantidade de bacon. É um acompanhamento que agrada e rende bastante.

 

Bruschetta

A bruschetta é um aperitivo simples e elegante que também pode integrar a mesa como forma de petiscos, até sendo servido antes da janta. Não há mistério na preparação: basta fatiar os pães e enchê-los de tomate e temperos. Os itens utilizados dependem apenas da criatividade.

Leia também: 15 dicas para economizar no Natal

O que servir de sobremesa

A sobremesa não pode faltar na noite de celebrações, mesmo quando a família decide por ter uma ceia de Natal gastando pouco. E assim como o cardápio principal, também é possível economizar (e caprichar) na sobremesa sem comprometer o orçamento.

Algumas dicas:

 

Rabanada

A rabanada é um clássico em muitas casas nessa época do ano. E além de tradicional, é também uma opção totalmente econômica, já que aproveita os pães que sobraram do dia anterior. Para completar a receita, é só acrescentar ovo, leite, açúcar e canela. Além disso, fica pronta em 15 minutos. Sem mistério nenhum.

 

Pudim de leite condensado

O pudim é outra sobremesa econômica e tradicional. Assim como a rabanada, também são poucos os ingredientes a serem usados (leite condensado, leite e ovos) para garantir aquele docinho para a família depois da janta.

 

Gelatina colorida

Essa é uma opção leve e divertida que ajuda a colorir a noite de Natal. Além de barata e simples de fazer, a gelatina ainda consegue agradar diversos paladares, já que podem ser consumidas in natura ou, então, misturadas com creme de leite ou leite condensado. Uma boa ideia é preparar a iguaria de diferentes sabores para dar diferentes cores à mesa.

 

Mousse de chocolate

A noite de Natal também pode ser motivo para agradar os chocólatras da família, sem exigir muito gasto para isso. O mousse de chocolate é uma receita bem simples e que só utiliza três ingredientes: creme de leite, chocolate meio amargo e leite condensado. Simples e fácil de fazer.

E as bebidas

Para beber, também é possível escolher opções mais econômicas que as tradicionais, ajudando a completar a ceia de Natal gastando pouco. Confira algumas opções do que fazer:

 

Água saborizada

A água saborizada é uma opção charmosa, saudável e muito econômica, até para a ceia de Natal. Boas opções são acrescentar fatias de limão e laranja e ramos de hortelã ou, então, frutas vermelhas congeladas, como morangos, por exemplo.

 

Chá gelado

O chá gelado é outra alternativa que pode ser adaptada com diferentes sabores. Um exemplo é o chá preto com limão e pitadas de mel, por exemplo. Chá de hibisco e chá de camomila com maçã também podem ser boas alternativas.

 

Batidas

As batidinhas também podem ser uma alternativa prática e barata, já que exigem apenas ingredientes simples e acessíveis, como leite condensado, sucos e um pouco de cachaça ou vodka. A batida de coco, que costuma fazer bastante sucesso, pode ser feita só com leite de coco, leite condensado e cachaça, por exemplo.

Conte com a Serasa para fazer uma ceia de Natal gastando pouco

Fim de ano é sempre uma época de aumento de gastos, mas a ceia da noite de Natal não precisa piorar ainda mais a situação. Se precisar de um extra, a Serasa ajuda a encontrar as melhores opções de crédito.

No Serasa Crédito você simula e compara ofertas de cartão de crédito, conta digital, empréstimo pessoal e empréstimo com antecipação do FGTS de acordo com seu perfil financeiro. É tudo online e gratuito, nos canais oficiais da Serasa. Se houver ofertas para seu CPF, a contratação* leva poucos minutos. 

  • Confira o passo a passo: 

  • ●     Acesse o site ou aplicativo da Serasa (Android ou iOS).  
  • ●     Faça o login com CPF e senha. Se ainda não tiver cadastro, crie o seu grátis na hora. 
  • ●     Procure a opção “Pedir cartão de crédito” ou “Pedir empréstimo”. Preencha as informações solicitadas na tela. 
  • ●     Compare as opções disponíveis e faça a solicitação. Agora é só aguardar a resposta do pedido para finalizar a contratação*. 

 

*A análise de crédito é feita por parceiros; sem garantia de aprovação. Pesquise quantas vezes quiser, grátis e sem afetar o Serasa Score. 

Celular mostrando a carteira digital Serasa

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar

Artigos relacionados