Como comprar dólar: tire suas dúvidas aqui!
A compra e venda de dólar podem ser feitas em casas de câmbio, corretoras ou nos bancos para viagem ou mesmo para investimentos. Saiba como comprar dólar.
Autor: Marlise Brenol
Publicado 28 de fevereiro de 2023
O dólar americano é uma das moedas mais fortes do mercado. Além de ser aceita em quase todos os países e ter facilidade de troca, também é usada por investidores para não deixar o dinheiro parado, quando há boa condição de compra. Porém, é importante conhecer a negociação para fazer a operação com segurança. Por isso, preparamos uma sequência de perguntas e respostas para você tirar dúvidas sobre compra e venda de dólar:
Qual a diferença entre dólar comercial e dólar turismo?
O dólar turismo está diretamente ligado a viagens e compras internacionais, pois é utilizado por consumidores em trânsito. O dólar comercial, como o nome já indica, é usado em transações comerciais entre empresas, como a compra e venda de mercadorias e serviços. O dólar comercial também é utilizado em grandes movimentações de importação e exportação de cargas e é a cotação utilizada nas ações do governo no exterior.
Quais os impostos cobrados na compra do dólar?
O imposto sobre operações financeiras, ou IOF, foi instituído pelo Código Tributário Nacional em 1966 e incide sobre todas as operações de câmbio feitas no Brasil. Há uma variação no percentual cobrado em cada operação, como compra de moeda em espécie, remessa internacional e recarga de cartão internacional pré-pago.
Existe outra tarifa que deve ser considerada nas operações de envio de dinheiro para o exterior. Para garantir a segurança entre transferências internacionais, a Associação Internacional de Bancos tem uma rede de comunicação própria, com código único por banco, o código SWIFT. Para garantir a transmissão desses dados com segurança há um custo adicionado à operação.
Quando é cobrada taxa de câmbio?
A taxa de câmbio é cobrada sempre que há conversão entre duas ou mais moedas estrangeiras, ou seja, na compra ou troca de moeda estrangeira há incidência dessa taxa. A taxa é diferente para as operações em grandes transações comerciais entre países, exportações e importações.
A taxa turismo é um pouco mais alta porque toma o dólar comercial como base, mas adiciona custos de distribuição e armazenamento de papel-moeda.
Na maioria das vezes, as casas de câmbio e bancos incluem as taxas no preço da moeda, mas é importante saber que no valor pago há a inclusão de taxas de manutenção, administração e tributos federais.
O que é necessário fazer para comprar dólar?
O primeiro passo para adquirir a moeda americana é buscar instituições autorizadas pelo Banco Central, que podem ser bancos ou casas de câmbio especializadas. A lista das corretoras pode ser acessada no site do BC, em que é possível pesquisar pelo nome da empresa.
Depois de escolher a operadora, os documentos necessários para comprar dólar são CPF ou CNH, cópia do RG, cópia do comprovante de residência. Para operações de câmbio acima de R$10.000 é preciso relacionar também um comprovante de renda.
Os documentos devem ser apresentados antes da troca ou compra da moeda. Para definir qual valor é necessário comprar, é preciso converter o dólar em real para saber o montante em dinheiro que será necessário para a operação.
Leia mais I Por que é importante entender a cotação do dólar
Como é feito o pagamento?
O pagamento da operação de compra de dólar pode ser feito em espécie, no cartão de crédito ou de débito, ou ainda por transferência bancária. Cada corretora tem uma política de cobrança diferente, por isso as formas de pagamento para compra de dólar podem variar. A pesquisa de preço em mais uma prestadora de serviço é importante para garantir a melhor negociação.
É possível comprar dólar para guardar?
Sim, é possível comprar dólar para guardar, mas nem sempre é interessante. Essa alternativa é boa quando há uma viagem em vista e o consumidor quer ir comprando um pouco por mês para juntar o montante na moeda estrangeira que será usada na viagem. Se o objetivo for comprar para investimento, é melhor utilizar uma corretora de investimentos em que é possível investir em dólar com fundos cambiais, dólar futuro e ETFs.
Leia mais I O que são ETFs
Qual a forma mais barata de comprar dólar?
A forma mais barata de comprar dólar é fazer uma boa negociação com a casa de câmbio, banco ou corretora. Há sempre uma margem para desconto, além da oscilação própria da cotação da moeda estrangeira, por isso é importante monitorar os movimentos de valorização e desvalorização do real em relação ao dólar para realizar a compra na melhor condição.
Leia mais I Pagamento online: o que e por que utilizar
Em quais bancos é possível comprar dólar?
A compra da moeda pode ser feita por meio de bancos ou corretoras. A diferença entre os dois pode estar no custo: a taxa de transação bancária pode ficar mais alta que a da corretora de câmbio. Uma dica é consultar o site do Banco Central do Brasil e pesquisar os pontos de câmbio em todo o país, utilizando informações fornecidas pelas instituições autorizadas a operar em câmbio.
Leia mais I Golpes no WhatsApp: conheça os tipos e previna-se
Posso comprar em dólar com cartão de crédito no exterior?
Sim, uma alternativa para quem quer comprar dólares para viagem é autorizar a compra com o cartão de crédito no exterior. É importante saber que a cobrança considera a cotação do dia da compra e incide IOF. Nesse caso, é importante encontrar o cartão de crédito ideal para seu perfil.
O Serasa Crédito, serviço da Serasa que pesquisa ofertas de cartão de crédito, empréstimo pessoal e empréstimo com antecipação do FGTS de forma online e gratuita, pode ajudar.
Com a plataforma, é possível buscar as melhores opções e compará-las sem sair de casa. Havendo ofertas para seu CPF, a contratação leva poucos minutos.
Lembramos que não há garantias de que um cartão de crédito seja ofertado para seu CPF. A análise de crédito é feita 100% pelos nossos parceiros.
Veja como é fácil e rápido fazer a pesquisa e descobrir se existem cartões disponíveis para você:
1. Acesse o Serasa Crédito
Acesse o site do Serasa Crédito ou o aplicativo da Serasa, disponível no Google Play e na App Store, e informe seu CPF e senha. Se você ainda não tem cadastro, pode fazer na hora. É rápido e gratuito.
2. Complete seu perfil
Ao concluir o login, clique em “atualizar perfil” e preencha com todos os dados solicitados. Isso ajudará você a encontrar as melhores alternativas de crédito.
3. Faça uma simulação
Escolha o tipo de cartão de crédito que você procura. O Serasa Crédito buscará ofertas para seu perfil junto às instituições financeiras parceiras.
4. Confira e compare opções
Confira as opções de cartão de crédito recomendadas para você, caso haja ofertas. Na tela, além dos nomes dos cartões, aparecerão o limite disponível, informações sobre anuidade e benefícios. Para conhecer mais cada opção, basta clicar em "Detalhes da oferta".
5. Escolha o cartão e finalize a contratação
Após avaliar as opções disponíveis, se houver, é hora de escolher o cartão que considerar ideal. Clique em “Solicitar” e aguarde a análise. Em caso de aprovação do crédito, a contratação será finalizada de forma fácil e em poucos minutos.
O acesso ao Serasa Crédito é gratuito. Assim, você pode buscar e comparar online as opções de cartão de crédito sempre que quiser, sem pagar nada por isso.