Saiba quem pode contratar um empréstimo consignado
Saiba quem pode contratar um empréstimo consignadoData de publicação 28 de março de 20259 minutos de leitura
Publicado em: 28 de março de 2025
Categoria EmpréstimoTempo de leitura: 10 minutosTexto de: Time Serasa
O empréstimo consignado CLT foi lançado no dia 21 de março, e em três dias o Governo Federal já tinha registrado mais de 11 mil contratos formalizados. Se deseja saber mais sobre este formato de crédito ao trabalhador, confira nosso guia detalhado sobre quem pode contratar, como solicitar a nova modalidade de consignado, como funciona a portabilidade e a possibilidade de negativados solicitarem.
Para solicitar o empréstimo consignado CLT, o trabalhador vai precisar acessar a Carteira de Trabalho e Previdência Social Digital. Dentro do sistema, ele poderá autorizar o compartilhamento dos dados do eSocial, sistema eletrônico que unifica informações trabalhistas e, assim, pedir propostas de crédito de instituições financeiras.
Confira, a seguir, o passo a passo para solicitar o empréstimo consignado CLT:
Na tela inicial, selecione o ícone de dinheiro na parte inferior da tela.
Clique no botão Faça uma simulação e digite os valores desejados. Depois, clique em Simular empréstimo.
Cheque os valores, concorde com o compartilhamento de dados e clique em Solicitar propostas de empréstimos.
Agora é só aguardar as instituições financeiras do programa enviarem as propostas para você em até 24h.
Quando as propostas chegarem, analise-as e selecione a mais vantajosa.
Clique em Contratar e acompanhe o restante do processo pela CTPS Digital.
Por enquanto, a solicitação está liberada apenas através da CTPS Digital. A partir de 25 de abril, será possível solicitar o consignado privado diretamente aos bancos, que estarão liberados para operar a linha de crédito dentro de suas plataformas digitais. O processo poderá, então, ser feito via site ou aplicativo da instituição escolhida também.
As condições do consignado precisam ser enviadas ao consumidor ainda na solicitação feita via CTPS Digital. Após isso, o consumidor deve receber acesso ao contrato, seja por meios digitais do banco como aplicativo ou internet banking, ou de forma presencial. Assim, ele pode ler com atenção o contrato e conferir os detalhes como taxas de juros e número de parcelas.
Já para acompanhar parcelas conforme o consignado for liberado, a maioria dos bancos disponibiliza essa visualização através de aplicativos ou site do banco, ou indo ao banco presencialmente.
Outra possibilidade é verificar os descontos na folha de pagamento, onde deve constar o desconto de uma parcela a cada mês. Uma regra geral do empréstimo consignado, para estar atento é que, a margem consignável é de 35% do salário líquido. Ou seja, o desconto não pode ser maior do que 35% do salário líquido mensal.
O empréstimo consignado para CLT é um produto financeiro que abrange empregados da iniciativa privada com carteira assinada, que, desde o dia 21 de março de 2025, não depende mais da intermediação do RH das empresas com as instituições financeiras.
Também chamado de Crédito do Trabalhador, o novo consignado privado pode ser utilizado por trabalhadores sob o regime CLT, incluindo empregados domésticos, trabalhadores rurais e contratados por microempreendedores individuais (MEI).
Neste crédito, assim como nos demais consignados, o desconto das parcelas é feito direto na folha de pagamento, e os trabalhadores podem fazer o pedido via aplicativo da Carteira de Trabalho Digital.
A principal diferença entre o Crédito do Trabalhador para o consignado que já era usado por servidores públicos, INSS e outros trabalhadores sob regime CLT é que nestes outros formatos era necessário o convênio entre as empresas e as instituições.
Sim, o Crédito do Trabalhador ou empréstimo consignado CLT foi criado para o público contratado sob regime CLT.
Sim, existe a possibilidade de simular e contratar o empréstimo consignado para CLT, mesmo estando negativado. Isso porque o Crédito do Trabalhador é descontado diretamente na folha de pagamento. Por conta dessa garantia, esse formato de empréstimo se torna mais simplificado e tem menos exigências para quem está com o nome negativado.
Os trabalhadores que já têm um empréstimo consignado privado contratado e querem adotar o novo modelo terão que esperar até 25 de abril de 2025 para poder migrar.
Já aqueles que desejam fazer a portabilidade para outro banco ou instituição financeira precisarão esperar até o dia 6 de junho de 2025.
Entre os pontos de atenção para quem deseja contratar o empréstimo consignado CLT, estão:
O Serasa Crédito é uma ferramenta de pesquisa que poderá auxiliar no processo de simulação de outros formatos de crédito!
No Serasa Crédito você simula e compara ofertas de cartão de crédito, conta digital, empréstimo pessoal e empréstimo com antecipação do FGTS de acordo com seu perfil financeiro. É tudo online e gratuito, nos canais oficiais da Serasa. Se houver ofertas para seu CPF, a contratação* leva poucos minutos.
*A análise de crédito é feita por parceiros; sem garantia de aprovação. Pesquise quantas vezes quiser, grátis e sem afetar o Serasa Score.
Data de publicação 28 de março de 20259 minutos de leitura
Data de publicação 28 de março de 202513 minutos de leitura
Data de publicação 24 de março de 202515 minutos de leitura