Financiamento para construção: como conquistar a casa dos sonhos
Financiamento para construção: como conquistar a casa dos sonhosData de publicação 25 de novembro de 20249 minutos de leitura
Publicado em: 25 de março de 2024
Categoria CréditoTempo de leitura: 3 minutosTexto de: Time Serasa
Como saber se meu cartão está bloqueado? Será que é possível verificar essa situação e corrigi-la antes de tentar efetuar uma compra e ter o pagamento negado? Por quais motivos e em quais situações um cartão pode ser bloqueado?
Confira a resposta para essas e outras dúvidas neste artigo.
Um cartão de crédito pode ser bloqueado por vários motivos. Falta de pagamento, tentativa de fraude, senha errada, entre outros.
Mas será que tem como saber, antes de tentar efetuar uma compra, se o cartão está ou não bloqueado?
Algumas possibilidade para saber se um cartão está com bloqueio são:
Se não encontrar nenhuma informação sobre cartão bloqueado, provavelmente está tudo certo com o cartão e ele está liberado para uso. Isso desde que o cartão ainda conte com limite de crédito disponível. Caso contrário, as compras não serão aprovadas ou só serão liberadas se a instituição fizer uma avaliação emergencial de crédito (que pode ser cobrada do consumidor).
As instituições financeiras são obrigadas a informar o consumidor antes de bloquear um cartão de crédito. No entanto, no próprio contrato de adesão ao cartão, assinado pelo usuário, geralmente já consta a informação especificando em quais casos a função crédito poderá ser bloqueada preventivamente e o que fazer para desbloquear o cartão.
O consumidor será avisado do bloqueio pela instituição ou quando tentar pagar com o cartão e receber a mensagem com o código “erro 57”, que significa que a administradora não liberou a transação por algum motivo.
Leia também | Cartão bloqueado: por que acontece e o que fazer?
Conheça os principais motivos que podem levar um cartão de crédito a ser bloqueado pela instituição financeira. Descubra também o que fazer para solucionar cada um deles.
Todo cartão de crédito tem uma data de vencimento, validade ou expiração. Normalmente os cartões de crédito vencem de três a cinco anos após a emissão.
Quando o cartão passa do vencimento, ele deixa de servir para uso em compras, por isso fica bloqueado pela operadora do cartão. Se a instituição financeira não enviar um novo cartão antes da data de expiração, é necessário entrar em contato e solicitar um cartão atualizado.
Por motivos de segurança, sempre que um cartão de crédito novo é enviado para a residência do usuário, chega bloqueado para uso.
Assim, antes de fazer qualquer compra, é necessário desbloquear o cartão seguindo as orientações da operadora. Caso contrário, nenhuma compra será autorizada.
Geralmente é simples desbloquear um novo cartão de crédito, pelo aplicativo, por telefone ou no caixa eletrônico.
Essa situação pode acontecer quando o próprio usuário do cartão erra ao digitar a senha. A operadora programa esse bloqueio de forma automática após duas ou três tentativas, também por motivos de segurança. Afinal, o cartão pode ter sido roubado, o usuário ter sido vítima de fraude ou o cartão estar sendo usado indevidamente.
Quando isso acontece, na maior parte dos bancos é preciso que o titular do cartão solicite o desbloqueio, garantindo que ele mesmo fez o uso equivocado da senha.
Para evitar ter o cartão bloqueado por esse motivo, é importante ter atenção ao digitar a sequência numérica. Em caso de esquecimento ou confusão, evite tentar acertar a senha mais de duas vezes.
“Uso atípico” do cartão de crédito é aquele que difere do uso corriqueiro. Por exemplo, quando um cartão começa a ser usado em outro país sem a pessoa titular ter registrado um aviso de viagem. Ou quando compras com valores muito elevados, diferentes do usual, são efetuadas.
A operadora do cartão de crédito pode notar esse uso suspeito e desconfiar que o cartão tenha sido clonado, roubado ou fraudado. Como medida de segurança, decide fazer o bloqueio preventivo do cartão.
Esse bloqueio pode ser informado previamente ou ocorrer de forma imediata.
Quando um usuário de cartão deixa de pagar a fatura por algum motivo, o crédito costuma ser bloqueado.
Somente após o pagamento da conta é que a administradora libera o cartão para novas compras. Muitas vezes é necessário telefonar para a operadora e solicitar o desbloqueio.
Se um usuário de cartão de crédito não reconhecer uma compra efetuada no cartão, ele pode contestar a fatura.
Nesse caso, quando o processo é aberto, a administradora poderá fazer uma investigação e, caso haja suspeita de fraude, bloquear o cartão para uso até que tudo seja resolvido.
Para o cliente não ser lesado, um novo cartão é enviado para que as compras sejam feitas normalmente enquanto a instituição verifica o caso.
Leia também | O que acontece quando a pessoa morre e deixa dívidas no cartão de crédito?
Cada instituição financeira tem sua própria política de desbloqueio de cartão de crédito. Geralmente, ele pode ser feito pelos seguintes canais:
Geralmente o desbloqueio do cartão só pode ser feito pelo titular.
Em algumas situações, pode ser necessário o envio de uma segunda via do cartão, principalmente no caso de perda, roubo ou cartão vencido.
Alguns bancos podem levar até cinco dias úteis para liberar novamente um cartão bloqueado. Esse prazo pode aumentar caso, após o processamento da regularização que gerou o bloqueio, exista a necessidade de uma reanálise cadastral.
Assim, se seu cartão foi bloqueado, o recomendado é entrar em contato diretamente com a operadora do seu cartão e se informar sobre o que fazer para a liberação do crédito.
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