Como pedir empréstimo consignado
Como pedir empréstimo consignadoData de publicação 28 de março de 202510 minutos de leitura
Publicado em: 28 de março de 2025
Categoria EmpréstimoTempo de leitura: 13 minutosTexto de: Time Serasa
O empréstimo consignado é uma das modalidades de crédito existentes hoje no Brasil. Ele pode ser oferecido tanto para quem trabalha no setor privado quanto para o setor público. Saiba neste texto quais as diferenças entre o empréstimo consignado INSS e o consignado privado, qual a margem do consignado e como simular esse crédito.
O empréstimo consignado, também conhecido como, empréstimo com desconto em folha. Isso porque, nesse tipo de operação, cada parcela será descontada diretamente do salário da pessoa que requisitá-lo, para quitar o empréstimo.
Para que o empréstimo consignado ocorra, é preciso que a instituição financeira tenha convênio com a fonte pagadora.
Segundo o Banco Central (BC), uma das regras gerais do empréstimo consignado, que consta na Lei nº 10.820/2003, é que o consumidor não pode comprometer mais do que 40% do seu salário líquido para o pagamento desse crédito.
Os descontos devem obedecer às regras aplicadas ao tipo de vínculo empregatício que a pessoa tem. Outras regras devem ser consultadas e analisadas com atenção em cada contrato, para que a pessoa consiga utilizar o valor e manter a saúde financeira.
Entenda melhor como funciona cada um dos consignados, seja do INSS ou do setor privado.
O chamado consignado CLT, ou empréstimo consignado privado CLT, é aquele que pode ser utilizado por trabalhadores que atuam para empresas do setor privado sob o regime CLT. Este modelo de empréstimo consignado era limitado ao convênio entre as empresas e os bancos.
Porém, com a Medida Provisória 1.292/25, o Governo Federal lançou a linha do consignado “Crédito do Trabalhador”. A principal novidade desta MP é que agora não será necessário convênio entre os bancos e as empresas para que o empréstimo consignado seja realizado.
Desde o dia 21 de março, o empréstimo pode ser solicitado pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. A garantia utilizada para os bancos é o FGTS, e a parcela é descontada diretamente na folha de pagamento, por meio do eSocial.
Segundo o Governo Federal, 47 milhões de trabalhadores são beneficiados pela medida provisória, que inclui todos os celetistas, inclusive empregados e trabalhadores domésticos.
O acesso ao empréstimo consignado privado será feito pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, lá, o trabalhador terá a opção de requerer a proposta de crédito diretamente com instituições financeiras habilitadas pelo Governo Federal. As ofertas devem ser enviadas em até 24 horas para que o trabalhador possa escolher a melhor opção e contratar.
O consignado INSS é um tipo de crédito que pode ser solicitado por aposentados e pensionistas do INSS e que terá as parcelas de pagamento descontadas diretamente da folha de pagamento.
O consignado INSS da Caixa, por exemplo, pode ser dividido em até 96 parcelas descontadas todos os meses diretamente do benefício do INSS. Essa opção tem taxas de juros reduzidas em relação a outras formas de crédito.
A diferença principal entre o consignado público e privado está na fonte pagadora, de onde as parcelas serão diretamente descontadas.
Confira, na tabela abaixo, um comparativo com outras diferenças entre consignado público e privado:
Crédito consignado privado | Crédito consignado público | |
---|---|---|
Saque-rescisão | Trabalhadores do setor privado com carteira assinada. (regime CLT) | Servidores públicos contratados sob regime CLT, aposentados e pensionistas do INSS. |
Forma de pagamento | Desconto diretamente na folha de pagamento. | Desconto diretamente na folha de pagamento ou benefício. |
Taxas de juros | Mais baixas que o empréstimo pessoal. | Mais baixas que a média do mercado. |
Facilidade de aprovação | Alta, pois o pagamento é garantido pelo desconto do salário. | Alta, pois o pagamento é garantido pelo salário ou benefício. |
Vantagens | Taxas de juros competitivas, facilidade de aprovação e pagamento automático. | Taxas de juros muito baixas, facilidade de aprovação e prazos longos. |
A margem do consignado é, segundo informações do BC, o valor máximo que pode ser descontado do salário líquido, do benefício ou da pensão para pagamento do empréstimo consignado.
Esse valor, atualmente, de acordo com a Lei nº 10820/2003, é de 40% da renda líquida. Dentro disso, 35% são referentes a empréstimo consignado convencional, financiamentos e arrendamentos mercantis. Já os outros 5% são referentes a despesas e saques feitos exclusivamente com cartão de crédito consignado ou cartão consignado de benefício.
A margem do consignado privado é de 35% do salário líquido, já considerando benefícios e comissões.
Existem plataformas disponíveis para simulação de crédito, incluindo as que simulam um empréstimo consignado. Uma delas é a Calculadora de Empréstimo Consignado da Serasa.
Para simular um empréstimo consignado na ferramenta de cálculo da Serasa, basta informar o valor do empréstimo, o número de parcelas e a taxa de juros. A calculadora irá mostrar a simulação do valor total das parcelas mensais e os juros que deverão ser pagos.
Para fazer comparativos, o consumidor pode alterar os dados e realizar novos cálculos. Assim, com as opções em mãos, é possível definir a melhor opção de empréstimo consignado.
O cartão consignado funciona como um cartão de crédito comum e é usado para o pagamento de produtos e de serviços no comércio. Porém, assim como no empréstimo consignado, neste produto o valor da fatura pode ser descontado, total ou parcialmente, automaticamente da sua folha de pagamento.
O cartão também é limitado ao valor da margem consignável. Por isso, caso o gasto com ele seja maior do que os 40% que a pessoa recebe, será preciso pagá-lo até a data de vencimento.
Comparar opções antes de contratar um empréstimo é de extrema importância. Dessa forma, o consumidor pode encontrar o formato que atende melhor seu interesse e suas possibilidades financeiras para evitar problemas.
Para facilitar essa procura, é possível pesquisar e analisar as condições disponíveis através do Serasa Crédito.
No Serasa Crédito você simula e compara ofertas de cartão de crédito, conta digital, empréstimo pessoal e empréstimo com antecipação do FGTS de acordo com seu perfil financeiro. É tudo online e gratuito, nos canais oficiais da Serasa. Se houver ofertas para seu CPF, a contratação* leva poucos minutos.
*A análise de crédito é feita por parceiros; sem garantia de aprovação. Pesquise quantas vezes quiser, grátis e sem afetar o Serasa Score.
Data de publicação 28 de março de 202510 minutos de leitura
Data de publicação 28 de março de 20259 minutos de leitura
Data de publicação 24 de março de 202515 minutos de leitura