Empréstimo pessoal para autônomo no carnê: detalhes, vantagens...
Empréstimo pessoal para autônomo no carnê: detalhes, vantagens e pontos de atençãoData de publicação 21 de novembro de 20245 minutos de leitura
Publicado em: 16 de agosto de 2024
Categoria CréditoTempo de leitura: 3 minutosTexto de: Time Serasa
Realizar o sonho da casa própria é muito difícil para boa parte da população. Além de ter dinheiro na conta, é preciso manter um bom planejamento financeiro de longo prazo. É justamente esse cenário que tem impulsionado o consórcio imobiliário, uma opção para adquirir a casa própria diferente dos financiamentos tradicionais.
Entenda aqui o que é essa modalidade, como ela funciona e como o consórcio imobiliário pode ser uma boa opção para quem deseja investir em imóveis.
Consórcio imobiliário é uma forma de autofinanciamento usada para adquirir imóveis. A modalidade consiste na reunião de um grupo de pessoas que possuem o mesmo objetivo da casa própria e passam a contribuir mensalmente com uma parcela em dinheiro para tornar possível a concretização da meta.
Essa mensalidade paga pelos participantes forma um fundo comum, que é utilizado para contemplar um participante do grupo a cada mês com uma carta de crédito que pode ser usada para comprar, construir ou reformar um imóvel.
Leia também | O que é consórcio e quais as suas regras
No consórcio imobiliário, um participante é selecionado a cada mês para fazer a aquisição do imóvel. Quem é contemplado recebe uma carta de crédito, que pode ser utilizada para a aquisição do imóvel desejado.
Em qualquer uma das opções, não é preciso contribuir com o valor oferecido se o lance dado não tiver sido o vencedor.
O consórcio encerra quando todos os participantes tiverem sido contemplados com o crédito para aquisição do imóvel. Depois que isso acontece, a pessoa continua pagando regularmente as parcelas estipuladas pelo tempo determinado no contrato.
Leia também | Tipos de consórcio: conheça os principais
Para aderir a um consórcio imobiliário, é necessário seguir algumas etapas básicas:
A pessoa interessada em aderir a um consórcio imobiliário tem total liberdade para escolher a administradora que fará o gerenciamento do dinheiro arrecadado como fundo comum.
Por isso, o ideal é pesquisar as empresas com cuidado, avaliando a reputação de cada uma no mercado. Aquelas que estão autorizadas a funcionar integram uma lista atualizada frequentemente pelo Banco Central, órgão responsável por regular o segmento no país.
Para entender qual é a opção mais adequada ao seu caso, é preciso avaliar as condições de cada situação.
Por isso, é importante se informar sobre isso antes de escolher o melhor plano para o seu caso.
Em geral, é possível escolher o valor a ser pago como mensalidade no consórcio. Por isso, é importante avaliar bem a sua situação financeira antes de confirmar a adesão ao plano, escolhendo uma parcela que cabe no bolso e não venha a trazer problemas no orçamento.
Por isso, antes de assinar, revise os termos até estar de acordo com todas as cláusulas.
Depois da assinatura, começa o compromisso de pagar as parcelas mensais conforme estipulado no contrato. Todas elas devem ser quitadas na data de vencimento para evitar inadimplência. Quem não estiver com o pagamento em dia não poderá ser contemplado com a carta de crédito.
Além do consórcio imobiliário, existem diversas outras modalidades de crédito. A Serasa pode ajudar nesse processo.
No Serasa Crédito você simula e compara ofertas de cartão de crédito, conta digital, empréstimo pessoal e empréstimo com antecipação do FGTS de acordo com seu perfil financeiro. É tudo online e gratuito, nos canais oficiais da Serasa. Se houver ofertas para seu CPF, a contratação* leva poucos minutos.
*A análise de crédito é feita por parceiros; sem garantia de aprovação. Pesquise quantas vezes quiser, grátis e sem afetar o Serasa Score.
Data de publicação 21 de novembro de 20245 minutos de leitura
Data de publicação 21 de novembro de 20244 minutos de leitura
Data de publicação 21 de novembro de 20245 minutos de leitura