Empréstimo pessoal para autônomo no carnê: detalhes, vantagens...
Empréstimo pessoal para autônomo no carnê: detalhes, vantagens e pontos de atençãoData de publicação 21 de novembro de 20245 minutos de leitura
Publicado em: 21 de dezembro de 2023
Categoria CréditoTempo de leitura: 3 minutosTexto de: Time Serasa
O mercado de crédito está em constante evolução. Novos produtos são lançados e oferecidos aos consumidores com frequência. Mas, antes de aderir às novidades, é fundamental conhecê-las melhor. Por isso, saber o que é crediário no cartão de crédito é importante.
Afinal, esse é um novo produto que passou a ser oferecido em compras presenciais por meio do cartão de crédito.
As perguntas que surgem são: será que vale a pena utilizar o crediário no cartão? Como funciona? Quais os prós e os contras dessa modalidade de crédito? Entenda agora tudo sobre o assunto.
O crediário no cartão de crédito é uma opção de venda parcelada, oferecida pelos bancos emissores de cartão. Na prática, é mais uma opção de compra a prazo que surgiu para concorrer com o parcelamento sem juros.
Por enquanto, o crediário no cartão só está disponível para compras presenciais, mas a expectativa é que futuramente a modalidade também esteja disponível para compras online.
Leia também | Como conquistar uma boa saúde financeira pessoal
A principal diferença entre crediário no cartão e a compra parcelada é a quantidade de parcelas possíveis.
Assim como os crediários tradicionais, aqueles blocos com boletos emitidos por lojas, o crediário no cartão permite que o consumidor parcele em muitas vezes sua compra (12, 24, 36, 48 parcelas). As compras parceladas no cartão geralmente têm um limite de no máximo 12 parcelas.
No entanto, o crediário com cartão de crédito é uma operação que cobra juros, mesmo que o consumidor escolha parcelar em 12 vezes. O valor desses juros depende da instituição financeira ou da maquininha de cartão de crédito.
Ao contrário, compras parceladas em até 12 vezes costumam ser oferecidas ao consumidor sem a cobrança de juros.
Leia também | Quando usar o cartão de crédito é vantajoso?
O crediário no cartão de crédito está disponível para as opções de pagamento com crédito, nas maquininhas de cartão.
Funciona assim: o lojista informa o consumidor sobre essa opção de pagamento no caixa, na hora de finalizar a compra. Ao inserir o cartão na maquininha e clicar na opção “crediário” (que fica junto da opção “crédito” e não “débito”), uma simulação é feita na hora.
Basta o lojista inserir o valor total da compra e a quantidade de parcelas escolhidas pelo consumidor que as condições de pagamento aparecerão na tela.
Neste momento, o consumidor decide se confirma o pagamento, se imprime as condições contratadas, se quer fazer uma nova simulação com outra quantidade de parcelas ou se quer cancelar e efetuar o pagamento de outra forma.
Leia também | O que é o cartão de crédito consignado
Sim. Segundo a Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), para contratar o crediário no cartão o consumidor precisa ter limite disponível no cartão de crédito no valor total da compra.
Para as empresas, o crediário no cartão de crédito está sendo vendido como algo positivo, com várias vantagens. Isso porque o varejista de pequeno, médio e grande porte consegue oferecer mais uma opção de compra a prazo aos clientes.
Além disso, as empresas recebem o pagamento das compras efetuadas com o crediário no cartão em até cinco dias úteis e sem correr risco, já que a ação é feita diretamente entre o banco emissor do cartão e o consumidor.
Para os consumidores, o crediário no cartão é uma opção para pagar em mais vezes, com parcelas mais baratas e fixas, sem cobrança adicional de tarifas.
Além disso, a simulação e a contratação dessa modalidade de crédito são feitas diretamente na maquininha de cartão e em poucos minutos.
Contratar crédito é uma decisão que sempre precisa ser feita com cautela, após analisar o orçamento financeiro, compreender a necessidade e saber se as parcelas do crédito cabem no orçamento ou não.
O crediário no cartão de crédito, por sua facilidade de contratação, pode muitas vezes não ser a melhor alternativa de crédito para o consumidor. É preciso compreender muito bem o custo total daquele crédito antes da contratação.
Na simulação do crediário o consumidor tem acesso ao valor da taxa de juros, do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e do Custo Efetivo Total (CET).
Outro ponto importante é que o intuito do crediário no cartão de crédito é aumentar o poder de consumo das pessoas. No entanto, muitas vezes, fazer compras em muitas parcelas e com juros pode levar as pessoas ao endividamento, situação que já é um problema para muitos brasileiros.
Para se ter ideia, o Mapa da Inadimplência da Serasa de outubro de 2023 indicou o terceiro aumento consecutivo do número de brasileiros em situação de inadimplência – no mês 71,95 milhões de pessoas estavam endividadas.
Leia também | Crédito responsável: saiba como e por que aderir
Os principais cuidados ao utilizar o crediário no cartão de crédito são:
Leia também | Simulação de empréstimo fácil é no Serasa Crédito
De acordo com a Abecs, os bancos que oferecem o crediário no cartão de crédito são:
Cada instituição tem suas próprias taxas de juros para a modalidade e prazo de pagamento.
O Serasa Crédito é um serviço que pesquisa ofertas de cartão de crédito, conta digital, empréstimo pessoal e empréstimo com antecipação do FGTS de acordo com o perfil do consumidor.
Disponível de forma online e gratuita nos canais oficiais da Serasa, o serviço busca e compara rapidamente as melhores opções. Havendo ofertas para seu CPF, a contratação* leva poucos minutos. Confira o passo a passo:
*A análise de crédito é feita por parceiros, sem garantia de aprovação. Pesquise quantas vezes quiser, grátis e sem afetar o Serasa Score.
Data de publicação 21 de novembro de 20245 minutos de leitura
Data de publicação 21 de novembro de 20244 minutos de leitura
Data de publicação 21 de novembro de 20245 minutos de leitura