Linha de crédito para construção: o que é e como funciona?

Saiba tudo sobre linha de crédito para construção de imóvel: o que é, como funciona e como contratar.

Retrato de uma mulher no canteiro de obras

Publicado em: 29 de junho de 2023

Autora: Elaine Ortiz


Ter uma casa própria ainda é sonho de muita gente, e contratar uma linha de crédito para construção pode ser o caminho para tirar esse plano do papel. Afinal, construir um imóvel do zero pode sair mais em conta que adquirir uma casa pronta.

Quer entender tudo sobre o assunto? Continue a leitura!

Assista | Reforma econômica: como renovar a casa sem gastar muito? - Serasa Ensina


O que é linha de crédito para construção

Linha de crédito são recursos disponibilizados por instituições financeiras para pessoas físicas ou empresas, na forma de empréstimos ou financiamentos.

Mas não são como empréstimos convencionais. Geralmente são concedidos para finalidades específicas, como a aquisição ou construção de imóveis, compra de automóveis, empréstimo para empresas, entre outras.

Dessa forma, linha de crédito para construção nada mais é que um empréstimo destinado exclusivamente para a construção de um imóvel.

Como funciona uma linha de crédito para construção?

Para construir uma casa, é necessário primeiro adquirir um terreno. A boa notícia é que é possível contratar uma linha de crédito para construção que financia também a compra do terreno.

Para quem já tem terreno próprio, financiar somente a construção do bem (materiais e mão de obra) também é uma possibilidade.

Geralmente, o funcionamento da linha de crédito para construção ocorre de forma semelhante em várias instituições financeiras.

O dinheiro emprestado costuma ser liberado em parcelas, de acordo com a evolução da obra, como reembolso do que foi gasto naquela fase. E é preciso comprovar com fotos e laudos de um engenheiro o cumprimento de cada etapa para que o pagamento seja efetuado.

Além disso, o prazo de pagamento do crédito pode ser de até 35 anos (420 meses).

A linha também costuma permitir o uso de recursos da conta vinculada do FGTS como contrapartida para construção.

Caso o consumidor que utilizou uma linha de crédito para construir sua casa deixe de pagar as parcelas do financiamento, o banco tem direito de reaver o bem. Afinal, o próprio imóvel construído é a garantia de pagamento da dívida. Assim, em caso de inadimplência, a casa pode ser levada a leilão.

Leia também | Empréstimo para construção: será que vale a pena?

Quais as exigências para ter acesso a uma linha de crédito para construção?

Antes de liberar um novo financiamento, as instituições financeiras primeiro fazem uma verificação completa do perfil e histórico do possível cliente. É a chamada análise de crédito.

Fora isso, uma série de documentações sobre o imóvel é solicitada, e é preciso ter o apoio de profissionais (engenheiros, arquitetos, entre outros) para que o projeto consiga ter permissão para ser construído.

No geral, as principais exigências a quem busca esse financiamento são:

  • ●    Ser maior de 18 anos ou emancipado.
  • ●    Não ter dívidas negativadas e ter capacidade de pagamento das parcelas.
  • ●    Ter ao menos 20% do valor total do bem. 
  • ●    Contratar responsável técnico para elaboração do projeto e acompanhamento da execução da obra.
  • ●    Aprovar o projeto no órgão municipal competente (alvará da prefeitura).
  • ●    Assinar o contrato com a instituição e registrá-lo no cartório de imóveis.
  • ●    Elaborar um cronograma físico-financeiro completo da obra e um memorial descritivo de materiais e serviços.


Importante: o imóvel precisa obrigatoriamente ser utilizado para moradia própria.

Leia também | Contas de casa: como se organizar financeiramente


Vale a pena contratar uma linha de crédito para construção?

Ter todo o dinheiro necessário para construir uma casa sem solicitar crédito em banco é algo impensável para muitas pessoas. Afinal, o custo é elevado e nos últimos anos os preços dos materiais e da mão de obra aumentaram significativamente.

Tanto que o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC-M) fechou 2022 com alta de 9,40%, segundo dados da Fundação Getúlio Vargas.

Nesse cenário, sem dúvida solicitar uma linha de crédito para construção pode valer a pena.

Claro que é preciso considerar muitos fatores antes de tomar essa importante decisão. Além dos desafios de administrar uma obra, a dívida que fica depois de a casa ficar pronta é alta e de longo prazo, comprometendo grande parte do orçamento mensal de uma família.

De qualquer forma, se a ideia é realizar o sonho da casa própria, construir tem várias vantagens, como a escolha do bairro mais adequado para a família, a chance de desenhar uma casa que atenda especificamente às necessidades dos moradores, entre outras.

Para isso, contratar uma linha de crédito pode valer a pena. É preciso escolher com atenção a instituição financeira, fazer simulações e comparar as propostas de diversos bancos para ter certeza de que está fazendo a melhor escolha.

Leia também | 9 dicas para reformar a casa sem gastar muito

Como pesquisar, comparar e contratar crédito pela internet?

Quer encontrar o crédito ideal para seu perfil? Acesse o Serasa Crédito, serviço da Serasa que pesquisa ofertas de cartão de crédito, empréstimo pessoal e empréstimo com antecipação do FGTS para você de forma online e gratuita.

Com a plataforma, é possível buscar as melhores opções e compará-las sem sair de casa. Havendo ofertas para seu CPF, a contratação leva poucos minutos.

Lembramos que não há garantias de que um empréstimo seja ofertado para seu CPF. A análise de crédito é feita 100% pelos nossos parceiros.

Veja como é fácil e rápido fazer a pesquisa e descobrir se há ofertas de empréstimo disponíveis para você:

  1. Acesse o Serasa Crédito

    Acesse o site do Serasa Crédito ou o aplicativo da Serasa, disponível no Google Play e na App Store, e informe seu CPF e senha. Se você ainda não tem cadastro, pode fazer na hora. É rápido e gratuito.

  2. Complete seu perfil

    Ao concluir o login, clique em “atualizar perfil” e preencha com todos os dados solicitados. Isso ajudará você a encontrar as melhores alternativas de crédito.

  3. Faça uma simulação

    Escolha o tipo de crédito que você procura: cartão, empréstimo ou empréstimo FGTS. O Serasa Crédito buscará ofertas para seu perfil junto às instituições financeiras parceiras.

  4. Confira e compare opções

    Se a opção for “cartão”, por exemplo, confira as opções recomendadas para você, caso haja ofertas. Na tela, além dos nomes dos cartões, aparecerão o limite disponível, informações sobre anuidade e benefícios. Para conhecer mais cada opção, basta clicar em "Detalhes da oferta".

  5. Escolha a melhor oferta e finalize a contratação

    Após avaliar as opções disponíveis, se houver, é hora de escolher o cartão que considerar ideal. Clique em “Solicitar” e aguarde a análise. Em caso de aprovação do crédito, a contratação será finalizada de forma fácil e em poucos minutos.

    O acesso ao Serasa Crédito é gratuito. Assim, você pode buscar e comparar online as opções de cartão de crédito sempre que quiser, sem pagar nada por isso.

Agora você já sabe tudo sobre linha de crédito para construção. Se gostou do conteúdo, continue acompanhando o blog da Serasa. Até a próxima!