Débitos de veículos: como parcelar dívidas no Detran?
Você sabia que dá para pagar débitos de veículos pela Carteira Digital da Serasa? Leia o post e entenda mais sobre o assunto!
Publicado em 20 de setembro de 2022
Débitos de veículos podem trazer enormes dificuldades no dia a dia das pessoas. Quem tem automóvel sabe que todos os anos é necessário ter aquele dinheiro reservado para pagar despesas como IPVA, por exemplo. Se você tem dúvidas sobre como parcelar débitos do Detran e quais os tipos de débitos veiculares, leia nosso post.
Você vai saber como quitar dívidas de automóvel para poder sair tranquilamente por aí. Então, quer conferir tudo com a gente? Siga com a leitura!
Como consultar débitos de veículo?
Os débitos do veículo podem ser consultados no site da Secretaria de Fazenda dos estados. Geralmente o portal traz todas as orientações de que você precisa. A Certidão de Débitos Tributários (CDT), por exemplo, é o único documento hábil para comprovar a existência ou não de débitos relativos ao IPVA ou à Taxa de Licenciamento.
Apenas a emissão de DAE para pagamento do IPVA ou da Taxa de Licenciamento não mostra que o automóvel está em débito com a Fazenda Estadual. Por isso, a Secretaria Estadual da Fazenda orienta que, caso os proprietários dos automóveis tenham dúvidas em relação aos débitos, solicitem a CDT.
No Estado de São Paulo, por exemplo, a solicitação da Certidão de Débitos Tributários é feita da seguinte maneira:
- 1. Acesse o site da Secretaria Estadual da Fazenda.
- 2. No SIARE, clique em “Solicitação de CDT” ou veja o botão “Para solicitar a CDT, clique aqui”.
- 3. Selecione o tipo de identificação e informe os dados no campo específico.
- 4. Valide o código reCAPTCHA e clique em “Confirmar”.
- 5. Informe o seu endereço e após o preenchimento dos campos clique em “Confirmar”.
Após esses passos, a certidão será processada e serão exibidos dois links de impressão: o do Protocolo e o da Certidão. Para visualizar a CDT, você deverá clicar em “Imprimir Certidão”. Para impressão, basta clicar com o botão direito do mouse ou com o notebook.
Leia mais: Como consultar débitos do veículo online
Quais são os tipos de débitos veiculares?
Para conferir os débitos veiculares só precisa do número da placa do automóvel. Não é necessário o Renavam. Veja os principais débitos de veículos:
- IPVA
O IPVA é o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. Ele é cobrado anualmente pelos governos estaduais e a quantia arrecadada pode ser aplicada em mobilidade urbana, educação e saúde. Para cobrar o tributo, o Estado avalia o preço de mercado do automóvel.
A quantia calculada sobre o valor venal do veículo pode variar entre 1,5% até 4%. Para determinar o preço, o governo usa como referência a tabela divulgada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).
Leia mais: Como pagar IPVA atrasado? Conheça as melhores alternativas
Multas
Há vários tipos de infrações que podem gerar multas. Para infrações leves, por exemplo, a multa é de R$88,38 e o condutor do automóvel perde três pontos na carteira. Veja alguns exemplos.
1. Conduzir o veículo sem documentos.
2. Deixar de atualizar o cadastro de registro do automóvel.
3. Buzinar em locais proibidos.
4 Ultrapassar veículo em movimento que integre cortejo/desfile/formação militar.
Licenciamento
O licenciamento do veículo é um dos documentos mais importantes do carro. Ele informa se as multas e o IPVA foram quitados. Em outras palavras, o automóvel só poderá andar pelas ruas se tiver com o licenciamento em dia. Para imprimir o licenciamento, basta acessar o portal do Detran do seu Estado e seguir as instruções:
- 1. Entre na aba “Veículos” ou em qualquer aba relacionada a automóveis.
- 2. Acesse o campo destinado ao “Licenciamento anual (CRLV-e)”.
- 3. Entre em seu cadastro pessoal.
- 4. Clique na opção Licenciamento Anual e depois em Licenciamento Digital (CRLV-e).
- 5. Indique a placa do carro.
- 6. Após esse passo a passo, o documento estará disponível para download e impressão.
Taxas
Além do IPVA, licenciamento e multas, é importante pagar o seguro, válido para cobrir estragos em situação de acidentes, arrombamentos, roubo ou furto.
Como pagar débitos do veículo?
Para parcelar débitos do Detran é necessário acessar o site do Departamento. Para quem mora no estado de São Paulo, por exemplo, o órgão disponibiliza um site que informa os seguintes serviços:
Parcelamento de multas
Você pode pagar débitos dos veículos com cartão de crédito ou débito. No entanto, débitos como dívida ativa e parcelamentos inscritos em cobrança administrativa não são parcelados no site do Detran-SP, bem como débitos de veículos licenciados em outros estados.
Parcelamento de multas de outros Estados, licenciamento e IPVA
O site também não permite o parcelamento de multas de outros estados. Nas empresas homologadas pelo Detran de São Paulo, você poderá parcelar as multas aplicadas pelo departamento na cidade em que você reside.
O parcelamento de débitos referentes ao licenciamento e ao IPVA deve ser verificado no site da Secretaria da Fazenda, no Portal IPVA/Fazenda.
O site do Detran de São Paulo também disponibiliza os nomes das empresas homologadas. Ao todo, 13 organizações oferecem o serviço.
Veja também o vídeo da Serasa que ensina a pagar débitos veiculares online:
Como pagar débitos do veículo com a Carteira Digital Serasa?
Você também pode pagar os débitos do veículo como IPVA, licenciamento, DPVAT e multas com a Carteira Digital Serasa. Com ela, é possível parcelar as dívidas em até 12 vezes. Isso pode ser feito tanto no site quanto no aplicativo. Confira:
Pagamento pelo site
- 1. Clique em “Acesse a Carteira Digital”.
- 2. Digite o CPF e a senha.
- 3. Siga os passos descritos na tela.
Pagamento pelo aplicativo Serasa
A Serasa, em parceria com a Zapay, também oferece o serviço de pagamento de débitos veiculares pelo aplicativo Serasa. O app é prático, rápido e seguro. Ele é indicado para os sistemas Android e iOS. Para usar o app da Serasa, siga os passos:
- 1. Baixe o aplicativo da Serasa no Google Play, na App Store.
- 2. Faça o cadastro e aceite os Termos de Uso.
- 3. Coloque dinheiro na sua Carteira Digital, caso não tenha saldo.
- 4. Clique em “Pagar” e escolha a opção “Pagar contas”.
- 5. Digite ou escaneie o código de barras do boleto.
- 6. Confira os dados, a data de pagamento e confirme.
- 7. Os pagamentos feitos até as 17h serão registrados no mesmo dia.
Leia mais: Aplicativo da Serasa permite pagamento de multas, IPVA e licenciamento de veículos sem sair de casa.
Como você pode ver, há várias formas de pagar débitos de veículos. Para isso, você pode quitar contas com a Carteira Digital da Serasa. Baixe o app de forma rápida e segura!
Gostou do conteúdo? Confira também o que é alienação de veículo e conheça a Carteira Digital Serasa.