Décimo terceiro dos aposentados 2023: como vai funcionar?
Tudo sobre o décimo terceiro dos aposentados em 2023 e dicas de como usar o benefício.
Publicado em: 7 de junho de 2023
Autora: Elaine Ortiz
O décimo terceiro dos aposentados em 2023 começou a ser pago em 25 de maio pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Isso significa que o pagamento do benefício foi antecipado – geralmente são pagas duas parcelas em novembro e dezembro. Este ano, os meses de recebimento para este público serão entre maio e julho.
Descubra agora como vai funcionar e quando vai ser pago o décimo terceiro dos aposentados em 2023. Confira também dicas de como usar o dinheiro antecipado do benefício.
Assista | Como gastar seu décimo terceiro - Serasa Ensina
Décimo terceiro dos aposentados em 2023: como funciona?
Mais de 30 milhões de beneficiários do INSS receberão o décimo terceiro entre maio e julho de 2023.
O pagamento do benefício ocorre sempre em duas parcelas. A primeira, corresponde a 50% do valor do benefício, não tem descontos e é depositada com a renda referente ao mês do beneficiário.
A segunda parcela é paga um mês depois, mas com os descontos (como imposto de renda, parcela de empréstimo consignado e outros aplicáveis caso a caso).
Os depósitos são realizados respeitando o calendário de pagamentos do INSS e de acordo com o final do Número de Identificação Social (NIS).
Quem ganha um salário mínimo começa a receber antes de quem ganha valores mais altos de aposentadoria.
Leia também | Tudo que você precisa saber sobre o 13º salário
Recebeu uma grana extra?
Aproveite o Pis/Pasep, 13º do INSS e Restituição do IR para quitar seus débitos atrasados.
Quando vai ser pago o décimo terceiro dos aposentados em 2023?
A primeira parcela do décimo terceiro dos aposentados de 2023 será paga respeitando o seguinte calendário:
Para quem recebe até um salário mínimo:
Primeira parcela
- ● Final 1 – 25 de maio;
- ● Final 2 – 26 de maio;
- ● Final 3 – 29 de maio;
- ● Final 4 – 30 de maio;
- ● Final 5 – 31 de maio;
- ● Final 6 – 1º de junho;
- ● Final 7 – 2 de junho;
- ● Final 8 – 5 de junho;
- ● Final 9 – 6 de junho;
- ● Final 0 – 8 de junho.
Segunda parcela
- ● Final 1 – 26 de junho;
- ● Final 2 – 27 de junho;
- ● Final 3 – 28 de junho;
- ● Final 4 – 29 de junho;
- ● Final 5 – 30 de junho;
- ● Final 6 – 3 de julho;
- ● Final 7 – 4 de julho;
- ● Final 8 – 5 de julho;
- ● Final 9 – 6 de julho;
- ● Final 0 – 7 de julho.
Para quem recebe acima de um salário mínimo:
Primeira parcela:
- ● Final 1 e 6 – 1º de junho;
- ● Final 2 e 7 – 2 de junho;
- ● Final 3 e 8 – 5 de junho;
- ● Final 4 e 9 – 6 de junho;
- ● Final 5 e 0 – 7 de junho.
Segunda parcela
- ● Final 1 e 6 – 3 de julho;
- ● Final 2 e 7 – 4 de julho;
- ● Final 3 e 8 – 5 de julho;
- ● Final 4 e 9 – 6 de julho;
- ● Final 5 e 0 – 7 de julho.
Leia também | Reserva de emergência: como fazer a sua e se preparar para imprevistos?
Além de aposentados, quem tem direito ao 13º salário do INSS?
O pagamento do décimo terceiro salário do INSS é um direito garantido aos segurados que recebem algum benefício previdenciário do órgão.
Assim, além dos aposentados, também poderá ter acesso antecipado ao décimo terceiro quem recebe:
- ● auxílio-doença;
- ● auxílio-acidente;
- ● salário-maternidade;
- ● pensão por morte;
- ● auxílio-reclusão.
Vale deixar claro que quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC) não tem direito ao recebimento do décimo terceiro salário, já que se trata de benefício assistencial do governo federal.
O que fazer com o décimo terceiro adiantado?
Ter acesso antecipado ao décimo terceiro salário pode ser muito útil. Isso porque com o dinheiro é possível quitar dívidas ou até mesmo começar uma reserva de emergência ou um investimento, caso as finanças já estejam organizadas.
O importante é lembrar que, com a antecipação, caso o dinheiro não seja poupado, não será possível contar com ele no fim do ano, momento em que as despesas costumam aumentar.
Dessa forma, se você é aposentado ou beneficiário do INSS e tem direito a sacar o décimo terceiro no meio do ano, procure usar os valores preferencialmente para colocar as contas em dia. Ou investir para que ele renda mais até o fim do ano.
Leia também | Investimento para iniciantes: qual é a melhor opção?
Quem não é beneficiário do INSS também consegue antecipar o décimo terceiro?
Sim, trabalhadores com carteira assinada geralmente também conseguem antecipar o décimo terceiro salário. Mas é preciso saber que o adiantamento é uma modalidade de empréstimo oferecida por diversos bancos e instituições financeiras do país.
Essa linha de crédito permite que o trabalhador receba de forma adiantada os valores que seriam pagos no fim do ano como benefício.
Por ser um empréstimo, geralmente são acrescidos juros à operação e o pagamento do crédito deve ser feito ao banco de uma vez, assim que a empresa depositar o décimo terceiro na conta do trabalhador.
Pode ser uma boa alternativa em caso de emergências, mas como qualquer empréstimo é preciso ter alguns cuidados antes de contratar. Os principais são:
- ● Lembre-se de que o pagamento do crédito será feito em parcela única. Assim, não será possível contar com o décimo terceiro no fim do ano.
- ● Cuidado com tentativas de fraudes e golpes. Pesquise sobre as instituições financeiras antes de assinar qualquer contrato.
- ● Nunca transfira qualquer valor para ter acesso a empréstimo.
- ● Aproveite a oportunidade para começar a planejar seu próximo ano. Com organização pode não ser necessário antecipar o décimo terceiro e ele realmente será um bônus no fim do ano.
Leia também | Financeiras que antecipam o décimo terceiro: confira
Como pesquisar e contratar empréstimo pela internet
Quer encontrar o crédito ideal para seu perfil? Acesse o Serasa Crédito, serviço da Serasa que pesquisa ofertas de cartão de crédito, empréstimo pessoal e empréstimo com antecipação do FGTS para você de forma online e gratuita.
Com a plataforma, é possível buscar as melhores opções e compará-las sem sair de casa. Havendo ofertas para seu CPF, a contratação leva poucos minutos.
Lembramos que não há garantias de que um empréstimo seja ofertado para seu CPF. A análise de crédito é feita 100% pelos nossos parceiros.
Veja como é fácil e rápido fazer a pesquisa e descobrir se há ofertas de empréstimo disponíveis para você:
Acesse o Serasa Crédito
Acesse o site do Serasa Crédito ou o aplicativo da Serasa, disponível no Google Play e na App Store, e informe seu CPF e senha. Se ainda não tem cadastro, pode fazer na hora. É rápido e gratuito.
Complete seu perfil
Ao concluir o login, clique em “atualizar perfil” e preencha com todos os dados solicitados. Isso ajudará você a encontrar as melhores alternativas de crédito.
Faça uma simulação
Escolha o tipo de crédito que você procura: cartão, empréstimo ou empréstimo FGTS. O Serasa Crédito buscará ofertas para seu perfil junto às instituições financeiras parceiras.
Confira e compare as opções
Se optou pela opção “empréstimo”, por exemplo, simule o valor desejado e confira as opções disponíveis, caso haja ofertas. Para conhecer mais cada opção, basta clicar em "Detalhes da oferta".
Finalize a contratação
Após avaliar as opções disponíveis, se houver, é hora de escolher a oferta ideal. Clique em “Solicitar” e aguarde a análise. Em caso de aprovação de crédito, a contratação é finalizada de forma fácil e em poucos minutos.
O acesso ao Serasa Crédito é gratuito. Assim, você pode buscar e comparar online as opções de crédito sempre que quiser, sem pagar nada por isso.
Aproveite para conhecer também o empréstimo FGTS.
Se quiser ter acesso a outros conteúdos sobre finanças e educação financeira, continue acompanhando o blog da Serasa. Até a próxima!