Navegação do blog
  1. Credito
  2. Blog
  3. Edp

Segunda via EDP: passo a passo para emitir a conta

Saiba o que fazer para emitir a segunda via da conta de luz da EDP.

Publicado em: 27 de novembro de 2023

Categoria CréditoTempo de leitura: 3 minutos

Texto de: Time Serasa

Contas mensais de serviços públicos. Custo de serviços públicos. Planejamento de custos de serviços públicos no orçamento mensal. Relatório mensal de contas de energia elétrica por estado. Orçamento para contas de serviços públicos altamente variáveis

A EDP é uma empresa privada de energia elétrica que atua em 20 países há mais de quatro décadas. No Brasil, tem seis unidades de geração hidrelétrica e uma termelétrica, e atende cerca de 3,7 milhões de pessoas em São Paulo e no Espírito Santo.

Saiba agora como emitir segunda via da conta da EDP, como regularizar débitos com a empresa e ainda o que fazer para organizar as finanças e não atrasar mais os pagamentos das contas de consumo.

Assista | Feirão Serasa Limpa Nome: Como negociar sem sair de casa?

EDP: como emitir segunda via da conta de luz

De acordo com informações da própria empresa, tanto a segunda via quanto o código de barras para pagamento da conta de luz podem ser obtidos informando o número da instalação e o CPF do titular da instalação em qualquer um dos canais de atendimento da empresa.

Assim, é possível ter acesso à segunda via da conta de luz da EDP por meio dos seguintes canais:

Agência virtual da EDP

Por meio da agência virtual da EDP o consumidor consegue obter uma versão simplificada da conta, sem precisar fazer login para isso. Mas, se quiser verificar a versão completa com os detalhes sobre o consumo de energia, é preciso acessar a área logada (com login e senha).

Aplicativo

Pelo aplicativo da EDP na App Store ou Google Play o consumidor também consegue emitir sua segunda via a qualquer momento do dia.

Telefones

O consumidor também consegue fazer a solicitação da segunda via da EDP pelo telefone.

  • ●     Telefone 24 horas: 0800 721 0123.
  • ●     Atendimento acessível: 0800 727 2872.
  • ●     Linha poder público/grandes clientes: 0800 723 4321 (de segunda a sexta das 8h às 17h). Grandes clientes: média e alta tensão (igual ou superior a 2,3 kV​); poder público: órgãos públicos municipais, estaduais e federais.
  • ●      WhatsApp: o WhatsApp oficial da EDP, por meio do qual é possível solicitar os principais serviços da companhia, é: (11) 93465-2888.
  • ●     Atendimento por vídeo: o atendimento via vídeo é realizado por ordem de chegada e o consumidor é direcionado a uma fila. No entanto, o canal é exclusivo para titulares da conta e é limitado a três serviços por videochamada. Para cada serviço, é preciso alguns documentos.
  • ●     Agências de atendimento: quem preferir fazer a solicitação da segunda via da conta de energia da EDP de forma presencial pode procurar a agência de atendimento mais próxima de seu endereço por meio da busca no site da EDP.


Leia também | Dívidas com a conta de luz: saiba como negociar

Como emitir EDP segunda via por meio da agência virtual

Para emitir a segunda via por meio da agência virtual da empresa, siga o passo a passo:

  1. Acesse o site www.edp.com.br.

  2. Clique em "Segunda via de conta”.

  3. Leia o “aviso importante” sobre páginas fraudulentas e clique em “entendi”.

  4. Preencha o formulário com as seguintes informações:

    A. estado (Espírito Santo ou São Paulo);

    B. documento (CPF ou CNPJ);

    C. número da instalação.

  5. Clique em “avançar”.

  6. Pronto! Serão mostrados em poucos minutos o valor, a data de vencimento, o código Pix e a segunda via para pagamento das contas em aberto.

    Leia também | Empréstimo na conta de luz: como funciona e como contratar

Onde o CVV do cartão fica localizado?

Na maioria dos cartões, o CVV fica localizado na parte de trás do plástico, logo abaixo ou ao lado da tarja magnética. Ele é composto por três dígitos.

Cartões da American Express contam com um CVV de quatro dígitos, localizado na parte da frente do cartão (acima e à direita do número principal do plástico).

O código de autenticação é impresso no cartão sem alto ou baixo relevo, para impedir a cópia do dígito por decalque.

Leia também | Golpe do cartão de crédito: conheça as fraudes mais comuns

O que acontece em caso de falta de pagamento da conta de energia da EDP?

O pagamento da fatura de energia elétrica após a data de vencimento acarreta cobrança de multa de 2%, juros de mora de 1% ao mês, atualização monetária pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Assim, mesmo se a conta já estiver vencida é preciso pagar a fatura de energia normalmente, já que o valor referente à multa, juros e atualização monetária por atraso no pagamento será incluído automaticamente na fatura do mês seguinte.

Leia também | Posso pagar boleto vencido pelo aplicativo?

Utilize a função Minhas Contas, da Serasa, para manter os pagamentos em dia

Uma boa maneira de manter as finanças organizadas e não atrasar os pagamentos no dia a dia é utilizar ferramentas que ajudam a evitar esquecimentos e facilitam a forma de pagar contas.

O Minhas Contas é uma dessas ferramentas. E o melhor: está disponível de forma gratuita no aplicativo da Serasa.

A nova função organiza as contas e boletos de forma rápida para que o consumidor mantenha os pagamentos em dia e fique longe de multas e juros ocasionados por esquecimentos.

Na prática, ao habilitar a função no app, as contas vinculadas ao CPF do consumidor aparecem no sistema, o que pode incluir, por exemplo:

  •         ●    contas de água;
  •         ●    contas de energia elétrica;
  •         ●    contas de gás;
  •         ●    boletos emitidos no nome do consumidor.

 

Então, o aplicativo passa a enviar alertas dos boletos emitidos e lembretes dias antes do vencimento das contas. É, portanto, uma maneira simples de organizar as contas do mês.

Além de receber os alertas, o consumidor também pode pagar as contas dentro do próprio aplicativo, utilizando a Carteira Digital. Isso otimiza ainda mais a organização financeira.

Importante: as contas básicas como água, luz e gás serão disponibilizadas de forma faseada para os estados (acompanhe na página do Minhas Contas as atualizações).

Leia também | Como organizar as contas: conheça o Minhas Contas

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar

Artigos relacionados