Empréstimo pessoal para autônomo no carnê: detalhes, vantagens...
Empréstimo pessoal para autônomo no carnê: detalhes, vantagens e pontos de atençãoData de publicação 21 de novembro de 20245 minutos de leitura
Publicado em: 27 de fevereiro de 2024
Categoria CréditoTempo de leitura: 3 minutosTexto de: Time Serasa
Fazer empréstimo com Fundo de Garantia é uma opção para muitos trabalhadores com contratos de carteira assinada e que já contam com algum valor depositado no FGTS.
Neste artigo, entenda como isso é possível e conheça três formas de usar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço para contratar empréstimos.
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um benefício assegurado a todo trabalhador brasileiro com vínculo de emprego em regime CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).
Ele corresponde a 8% do valor do salário, que devem ser recolhidos mensalmente pelo empregador. No holerite, o profissional pode conferir a quantia exata que é descontada do pagamento.
Esse dinheiro é depositado em uma conta especial na Caixa Econômica Federal. Por isso, a cada ano o trabalhador acumula aproximadamente o valor de um salário integral no FGTS.
Leia também | Como o FGTS poderá contribuir para melhorar o Serasa Score
O objetivo do FGTS é proteger o trabalhador demitido sem justa causa, como uma espécie de reserva financeira para ajudar nessa situação.
Além disso, as regras para o saque do FGTS também permitem que ele seja usado em outras situações. É possível utilizá-lo para comprar a casa própria ou pagar tratamentos de saúde, em alguns casos.
Confira todas as situações em que é possível resgatar o FGTS, de acordo com as regras da Caixa Econômica Federal.
Leia também | Como encontrar a menor taxa empréstimo FGTS?
A principal vantagem é que a aprovação do crédito é facilitada pelos bancos quando o valor depositado no FGTS fica como garantia de pagamento da dívida.
Além disso, outras características desse tipo de empréstimo são:
Leia também | Crédito responsável: saiba como e por que aderir
Os três tipos de empréstimos possíveis de se fazer usando o FGTS são:
Utilizar o FGTS para o financiamento imobiliário, tanto na aquisição como na construção, amortização ou reforma do imóvel, é um dos empréstimos mais conhecidos do Fundo de Garantia.
Para contratar esse tipo de crédito é necessário ter ao menos três anos de contribuição ao FGTS, além de não possuir outro bem residencial concluído ou em construção na mesma região.
Empréstimo consignado com garantia de FGTS é aquele que utiliza o FGTS como garantia de pagamento do crédito. Por ser crédito consignado, as parcelas são descontadas diretamente na folha de pagamento do trabalhador.
Para garantir o pagamento do crédito, o valor do empréstimo fica bloqueado na conta do FGTS no momento da contratação do crédito. Algumas das regras dessa modalidade são:
● O limite de crédito não pode ultrapassar 30% do salário.
● O valor máximo para garantia usando o FGTS é de até 10% do saldo disponível.
● No caso de multa rescisória por demissão sem justa causa, a taxa pode chegar a 40% do saldo do FGTS.
Essa modalidade de crédito é destinada exclusivamente aos trabalhadores que fizeram adesão à modalidade Saque-Aniversário do FGTS.
O Saque-Aniversário surgiu em 2019. Ele permite ao trabalhador com carteira assinada realizar o saque de parte do saldo de sua conta do FGTS todos os anos, no mês de seu aniversário.
O empréstimo com antecipação do Saque-Aniversário funciona assim: o valor total mínimo do crédito é de R$500,00 e é necessário que o valor de cada saque a ser antecipado seja igual ou maior que R$200,00.
A contratação pode ocorrer de forma 100% online e a taxa de juros do empréstimo em fevereiro de 2024 parte de 1,29% ao mês.
Leia também | Empréstimo para investimento vale a pena?
O Serasa Crédito é uma plataforma que permite que o usuário simule e compare diversas opções de empréstimos e cartões de crédito disponíveis para ele. Assim, fica mais fácil escolher a melhor alternativa sem precisar entrar em contato com diversas instituições financeiras.
E o melhor: depois de encontrar a opção mais adequada para seu perfil, você pode fazer a contratação diretamente na plataforma (se houver propostas para seu CPF). Tudo 100% online e seguro.
Para empréstimo com Fundo de Garantia, o Serasa Crédito tem parceria com o Banco PAN. Confira como fazer a contratação por meio do Serasa Crédito:
Acesse o aplicativo do FGTS na Apple Store se tiver iOS ou no Google Play se tiver Android.
Clique em “Saque-Aniversário”.
Aceite os termos e opte pela modalidade “Saque-Aniversário”.
Leia o termo de adesão, aceite os termos e condições e autorize a consulta do FGTS.
Selecione “Empréstimo Saque-Aniversário” e autorize o banco PAN a consultar seu FGTS.
Acesse o Serasa Crédito e faça o login. Caso não tenha cadastro, basta fazer na hora.
Na tela inicial, clique em “solicitar empréstimo pessoal” e escolha a modalidade de empréstimo com antecipação do FGTS.
Na simulação, digite o valor do empréstimo que deseja e clique em “buscar por ofertas”.
Confira as ofertas disponíveis, escolha o “empréstimo com antecipação do FGTS” com o Banco PAN e faça a solicitação.
Após isso, informe os dados bancários para depósito do empréstimo e envie para análise do Banco PAN.
Assim que o pedido for finalizado no Serasa Crédito, você será direcionado para a última etapa: verificação de identidade.
Depois de fazer a verificação de identidade, é só aguardar a aprovação.
Data de publicação 21 de novembro de 20245 minutos de leitura
Data de publicação 21 de novembro de 20244 minutos de leitura
Data de publicação 21 de novembro de 20245 minutos de leitura