Conta rendeira: como funciona e as vantagens
Conta rendeira: como funciona e as vantagensData de publicação 27 de janeiro de 20255 minutos de leitura
Atualizado em: 27 de janeiro de 2025
Categoria CréditoTempo de leitura: 8 MinutosTexto de: Time Serasa
O empréstimo com garantia é uma das linhas que oferecem os menores juros do mercado. Nessa operação, o cliente que possui um bem (pode ser um carro, uma casa ou investimento financeiro) usa este patrimônio como garantia de pagamento. Se ele não pagar as mensalidades em dia, a instituição pode tomar o bem para quitar o valor que foi emprestado.
Quando feito com responsabilidade e planejamento, o empréstimo com garantia pode ser uma opção segura para conseguir crédito a juros baixos – e em alguns casos pode ser feito até mesmo por quem está negativado.
Entenda em detalhes os principais tipos de garantia que existem e como estas operações funcionam.
Sempre que uma pessoa solicita um empréstimo, seu perfil financeiro é avaliado pelas instituições financeiras. Isso se chama análise de crédito e serve para que as empresas possam avaliar qual o risco de emprestar dinheiro ao cliente que está solicitando. O crédito poderá ser aprovado ou reprovado.
No caso de aprovação, as taxas de juros aplicadas também serão personalizadas, isto é, proporcionais ao risco de inadimplência que o cliente representa. Quem está negativado, por exemplo, costuma receber propostas com taxas de juros mais altas ou até ter o pedido negado.
É por este motivo que, quando um cliente coloca um bem como garantia de pagamento das parcelas do empréstimo, as taxas de juros caem consideravelmente em comparação a operações sem garantia. Afinal, o risco de inadimplência foi minimizado já que, na pior das hipóteses, o bem poderá ser tomado pela instituição que emprestou dinheiro.
No empréstimo com garantia, o cliente deixa o bem alienado à instituição financeira. Isso quer dizer que o carro, por exemplo, fica “transferido em confiança” ao detentor da dívida, mas o usufruto continua sendo do cliente. Ou seja, a pessoa segue utilizando o automóvel normalmente até terminar de quitar o empréstimo.
Se o compromisso for pago em dia, no fim do contrato o veículo deixa de estar alienado e volta para o nome do proprietário original. Se não pagar, o carro poderá ser tomado pelo credor. O recurso de oferecer um bem como garantia de pagamento em um negócio também é chamado de alienação fiduciária.
Além da avaliação do cliente, as características do bem passam por avaliação também. No caso do automóvel, por exemplo, quanto mais novo e mais valioso for o veículo maiores serão as chances de o pedido ser aprovado.
Há vários tipos de empréstimo com garantia, e cada instituição financeira pode oferecer diferentes modalidades. É possível usar como garantia bens e valores como imóvel, automóvel, celular, FGTS e até investimento financeiro.
Conheça os principais tipos:
O empréstimo com garantia de veículo, também chamado de refinanciamento de carro ou refinanciamento de veículo, é um dos mais populares. Diferente de um financiamento, o empréstimo com garantia de automóvel permite que o cliente utilize o valor liberado como desejar.
Para a operação, geralmente é preciso que o automóvel esteja em nome do solicitante. Algumas instituições cedem um valor de crédito correspondente a 100% do valor do veículo, outras limitam a 60% ou 70%. Cada banco define também o ano limite de fabricação do automóvel.
O cliente continua sendo o proprietário do imóvel, mas o contrato recebe uma indicação de que o bem foi dado como garantia de uma operação de crédito. Esse modelo vale para bens como casa, apartamento ou terreno. Até mesmo um imóvel financiado pode ser utilizado como garantia do empréstimo, desde que uma parte já esteja quitada.
Esse tipo de empréstimo é indicado para créditos de valor mais alto.
A diferença deste empréstimo é que não existe um bem físico que garanta o pagamento das parcelas. A garantia é o próprio FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) do trabalhador. Ele é chamado também apenas de empréstimo FGTS e se trata de um crédito que permite aos trabalhadores anteciparem até 15 anos do seu Saque-Aniversário do fundo.
Para poder solicitar a antecipação do Saque-Aniversário em forma de empréstimo, o trabalhador precisa ter aderido a essa modalidade junto à Caixa.
Cada banco estabelece suas taxas de juros e condições para cada tipo de empréstimo. Além disso, a instituição alinha os juros conforme o perfil do consumidor.
Conheça as taxas e condições divulgadas por algumas das instituições que oferecem empréstimo com garantia:
Empréstimo com garantia de imóvel
Empréstimo com garantia de automóvel
Antecipação de FGTS
Empréstimo com garantia de imóvel
Empréstimo com garantia de imóvel
Antecipação de FGTS
Empréstimo com garantia de veículo
Antecipação de FGTS
Existem diversos bancos que oferecem empréstimo com garantia e até mesmo instituições financeiras especializadas somente nesta modalidade de crédito. Por isso, é importante fazer uma pesquisa para descobrir qual a melhor oportunidade para o você.
No Serasa Crédito você simula e compara ofertas de cartão de crédito, conta digital, empréstimo pessoal e empréstimo com antecipação do FGTS de acordo com seu perfil financeiro. É tudo online e gratuito, nos canais oficiais da Serasa. Se houver ofertas para seu CPF, a contratação* leva poucos minutos.
*A análise de crédito é feita por parceiros; sem garantia de aprovação. Pesquise quantas vezes quiser, grátis e sem afetar o Serasa Score.
Data de publicação 27 de janeiro de 20255 minutos de leitura
Data de publicação 27 de janeiro de 202512 minutos de leitura
Data de publicação 24 de janeiro de 20259 minutos de leitura