Empréstimo com garantia de veículo: 10 fatos

Conheça 10 fatos sobre empréstimo com garantia de veículo e descubra como contratar o seu pela internet.

comprando um carro em dinheiro


Autor: Joyce Carla

Publicado em 02 de fevereiro de 2023

Quem está em busca de crédito pessoal pode encontrar uma boa opção no empréstimo com garantia de veículo.  

Listamos 10 fatos sobre esse tipo de empréstimo para você saber como funciona e quais as vantagens da linha.  

Assista | Empréstimo com garantia de veículo

Empréstimo com garantia de veículo: 10 fatos para você conhecer

O empréstimo com garantia é uma das modalidades de crédito com as menores taxas de juros do mercado. O motivo? O fato de que quem pega o dinheiro emprestado deixa um bem (uma casa, um carro, uma moto, o celular e até mesmo o próprio salário) como garantia de que vai pagar as parcelas em dia e quitar a dívida.  

Com esse bem atrelado ao empréstimo, fica mais seguro para as instituições financeiras concederem o crédito. É por isso que os juros costumam ser muito mais interessantes que os aplicados em empréstimos pessoais, por exemplo. 

Hoje vamos falar sobre o empréstimo com garantia de veículo. Descubra 10 fatos sobre esse tipo de crédito e saiba se é ou não uma opção vantajosa. Vamos lá?

  1. É conhecido como refinanciamento de veículo Empréstimo com garantia de veículo é apenas uma entre as várias linhas de crédito ativas no mercado. Funciona como um refinanciamento porque o consumidor oferece o veículo como garantia de pagamento da dívida.  Isso traz mais segurança ao contrato e permite conseguir um valor de crédito que toma como base o preço do veículo. Alguns bancos e financeiras podem oferecer entre 50% e 90% do valor do automóvel. 

  2. O carro ou moto podem ser usados como garantia É possível usar carro ou moto como garantia de pagamento do empréstimo. Geralmente o veículo precisa estar quitado e no nome de quem vai contratar o crédito. Exemplo: uma pessoa casada não pode solicitar o empréstimo com garantia de veículo se o bem estiver em nome do(a) cônjuge e não em seu próprio nome. 

  3. Em geral, os juros são menores Nesse tipo de crédito, como o veículo entra como garantia de pagamento, o banco ou financeira tem mais confiança ao emprestar o dinheiro. Por isso os juros tendem a ser menores que de outras opções de crédito. 

  4. É feita uma análise do perfil de quem solicita o crédito Além da análise do nome e da pontuação de crédito, pode ser verificada também a capacidade de pagamento do consumidor. Por isso, entre os documentos necessários, costuma ser solicitado comprovante de renda.  

    Também podem existir outros critérios de avaliação exclusivos de cada instituição financeira. 

  5. O veículo também passa por avaliação Após a análise do perfil do consumidor, o carro ou a moto também precisará passar por uma vistoria. Entre os critérios analisados estão: ano de fabricação, quilometragem, conservação e valor de mercado do veículo

  6. É uma opção para quem está negativado Mesmo quem tem dívida em aberto ou restrição no nome pode recorrer ao empréstimo com garantia de veículo.  Apesar da etapa de análise de perfil, estar inadimplente não é impedimento para conseguir esse tipo de crédito.  O motivo, mais uma vez, é a segurança das instituições financeiras de ter um bem que garante o pagamento das parcelas e a quitação do crédito.  

  7. Existem restrições e condições específicas Não é porque um consumidor está oferecendo o carro como garantia que o dinheiro será liberado imediatamente. O empréstimo com garantia de veículo também tem restrições e uma análise cuidadosa. Em alguns casos, as instituições financeiras não aceitam carros com mais de 15 anos de fabricação. Os veículos mais novos também proporcionam melhores taxas de juros. 

  8. O valor pode variar conforme o veículo Tanto o valor emprestado como a taxa de juros aplicada no contrato podem variar. Por isso existe a avaliação do veículo e do perfil do consumidor.

  9. O carro fica alienado Quando alguém contrata esse tipo de empréstimo, o veículo fica alienado à instituição financeira. Isso significa que o veículo só volta objetivamente a ser do consumidor após a quitação total do empréstimo. 

  10. Se não pagar, seu veículo pode ser tomado Outro fato importante para ter em mente quando se coloca um carro como garantia de empréstimo é que, caso os pagamentos não sejam feitos, o veículo alienado pode ser tomado pelo banco ou financeira. 

Outros fatos sobre empréstimo com garantia de veículo:

• Mesmo com o carro como garantia, o banco ou financeira não é obrigado a conceder o crédito. 

• Cada empresa define os próprios critérios para aprovação do crédito. Por isso, é fundamental pesquisar e comparar. 

• Nessas comparações, é possível encontrar taxas de juros similares em outros tipos de empréstimos, sem ter de usar o carro como garantia. Simule empréstimo online para encontrar o crédito ideal.  

Vale a pena colocar o veículo como garantia de empréstimo?

São muitos os benefícios do empréstimo com garantia de veículo. Entre eles, destacamos:


• juros menores; 

• prazo de pagamento maior; 

• valor do empréstimo compatível com o bem colocado em garantia;  

• facilidade de contratação; 

• possibilidade de seguir utilizando o automóvel; 

• dispensa de explicação sobre o destino do valor emprestado; 

• possibilidade de liberação de empréstimo até para negativados. 


Diante de tantas vantagens, quem precisa contratar crédito por algum motivo deve considerar o empréstimo com garantia de veículo.  

Fazendo simulações é possível descobrir as opções de crédito mais vantajosas. 

A Creditas é a instituição parceira do Serasa Crédito nessa modalidade. Saiba como simular seu empréstimo com garantia de automóvel de forma muito prática e rápida. 

Como contratar empréstimo com garantia de veículo pela internet?

Basta acessar o Serasa Crédito, serviço da Serasa que pesquisa ofertas de cartão de crédito, empréstimo pessoal e empréstimo com antecipação do FGTS para você de forma online e gratuita. 

Com a plataforma, é possível buscar as melhores opções e compará-las sem precisar sair de casa. Havendo ofertas para seu CPF, a contratação leva poucos minutos. 

Lembramos que não há garantias de que um empréstimo seja ofertado para seu CPF ou CNPJ. A análise de crédito é feita 100% pelos nossos parceiros. 

Veja como é fácil e rápido fazer a pesquisa e descobrir se existem ofertas de empréstimo disponíveis para você


1. Acesse o Serasa Crédito 

Acesse o site do Serasa Crédito ou o aplicativo da Serasa, disponível no Google Play e na App Store, e informe seu CPF e senha. Se você ainda não tem cadastro, pode fazer na hora. É rápido e gratuito. 

 

2. Complete seu perfil 

Ao concluir o login, clique em “atualizar perfil” e preencha com todos os dados solicitados. Isso ajudará você a encontrar as melhores alternativas de crédito. 


 3. Faça uma simulação 

Escolha o tipo de crédito que você procura: cartão, empréstimo ou empréstimo FGTS. O Serasa Crédito buscará ofertas para seu perfil junto às instituições financeiras parceiras. 


 4. Confira e compare opções 

Se optou pela opção “empréstimo”, simule o valor desejado e confira as opções disponíveis, caso haja ofertas. Para conhecer mais cada opção, basta clicar em "Detalhes da oferta". 


5. Finalize a contratação 

Após avaliar as opções disponíveis, se houver, é hora de escolher a oferta mais interessante. Clique em “Solicitar” e aguarde a análise. Em caso de aprovação de crédito, a contratação é finalizada de forma fácil e em poucos minutos. 

O acesso ao Serasa Crédito é gratuito. Assim, você pode buscar e comparar online as opções de crédito sempre que quiser, sem pagar nada por isso. 


Agora que você já sabe tudo sobre empréstimo com garantia de veículo, aproveite para fazer uma simulação. Até a próxima!