Serasa Crédito Ensina: Empréstimo consignado vale a pena?
Veja como funciona:
O empréstimo consignado é muito comum entre aposentados, pensionistas e funcionários públicos, pois nesse tipo de crédito, o valor da parcela é descontado automaticamente do salário, holerite ou benefício do INSS.
Mas será que vale a pena fazer esse tipo de empréstimo? O que pode acontecer se você for demitido ou perder o benefício que recebe? Quais as vantagens e desvantagens? Será que ele é o ideal para você? Aqui, vamos responder a essas perguntas e você saberá se esse tipo de empréstimo atende suas necessidades.
O que quer dizer empréstimo consignado?
Esse tipo de crédito tem uma característica específica e palavra consignado é o que o diferencia de outras formas. Consignado quer dizer que é descontado diretamente do salário ou aposentadoria do contratante. Ou seja, no dia do pagamento, o valor da parcela do empréstimo é deduzido automaticamente.
Isso significa que se você não tiver um bom controle financeiro o empréstimo consignado pode gerar dor de cabeça, pois os juros podem ser altos, o que acaba causando endividamento. Se você tem dívidas em aberto e quer negociar, acesse o Serasa Limpa Nome, negocie sua dívida e limpe seu nome.
Um dado preocupante do Banco Central está ligado ao percentual da renda das famílias brasileiras que é dedicado para pagar parcelas de dívidas. Esse estudo mostra que nos últimos dez anos, as famílias gastam mais de 20% da renda para pagar esse tipo de conta.
Mas para solicitar seu consignado é preciso autorização da IN100
A Instrução Normativa (IN) 100 foi criada pelo Ministério do Desenvolvimento Social para trazer mais segurança e evitar fraudes no empréstimo consignado, pois há muitos casos em que o crédito é concebido sem a autorização do aposentado beneficiário do INSS. Com a IN 100 o empréstimo só pode ser liberado após a autorização por meio de documentos junto a instituição financeira escolhida pelo contratante.
Será que vale a pena pegar um empréstimo consignado?
Qualquer tipo de empréstimo pode ser ou não seu amigo. É importante conhecer bem seu orçamento para não entrar em dívidas que você não consegue pagar.
O empréstimo consignado é um dos modelos mais baratos e simples do mercado, por isso, é comum entre pessoas com carteira assinada, aposentados, pensionistas do INSS e funcionários públicos. Mas é fundamental ter cuidado ao contratar o crédito, conhecer bem o contrato e cláusulas envolvidas.
Com todos os pontos bem esclarecidos, fazer um empréstimo consignado pode te ajudar a realizar sonhos, alcançar objetivos ou até mesmo sair de dívidas. Veja abaixo as vantagens e desvantagens do empréstimo consignado e se ele é bom para você.
Quais são as vantagens do empréstimo consignado?
Confira:
As taxas de juros do empréstimo consignado são menores que as de outros tipos de crédito e, por isso, em uma situação de emergência, como a aquisição de um medicamento caro ou conserto de um encanamento em casa, esse crédito é bastante útil.
No site do Banco Central você confere as taxas praticadas pelo mercado.
A liberação do dinheiro é rápida e sem burocracia, pois o pagamento da parcela é garantido. Para ter maior controle financeiro, o ideal é que suas dívidas não passem de 20% do que você ganha. A regra muda para financiamento de imóvel, que pode chegar a 30%.
O prazo para pagamento também é estendido, podendo chegar a 120 meses, em alguns casos.
Preste atenção a estes pontos:
A parcela deve sempre caber no seu bolso e não comprometer outros pagamentos já existentes.
Se você tem dívidas no rotativo do cartão de crédito ou cheque especial o empréstimo consignado pode te ajudar a quitar essas contas mais rapidamente, pois tem taxas de juros menores.
Para quem vai reformar ou iniciar um negócio, o crédito consignado é uma alternativa viável, pois permite financiar materiais e insumos em prazos maiores.
Nunca use crédito consignado nas seguintes situações:
Nenhum empréstimo deve ser usado para gastos do dia a dia. Reveja seu orçamento, diminua gastos ou tente aumentar sua renda mensal.
Por mais que os juros do empréstimo consignado sejam menores, ele não deve ser usado para fazer investimentos financeiros, pois os juros do consignado são maiores do que o rendimento de aplicações.
Não faça empréstimo no seu nome para ajudar amigos e familiares, pois se a pessoa não pagar, a conta fica com você.
Como fica o empréstimo se eu for demitido?
Nesse caso, é importante comunicar imediatamente à credora para que seu empréstimo seja renegociado, redefinindo prazos e formas de pagamento. Além disso, com a interrupção da renda fixa mensal, o consignado passa a ser um empréstimo pessoal comum e os juros podem aumentar.
O INSS e o Procon têm regras para a contratação de empréstimo consignado por pensionistas e aposentados. Antes de contratar, confira as normas e regulamentos.