Navegação do blog
  1. Credito
  2. Blog
  3. Emprestimo Mercado Pago

Empréstimo Mercado Pago: o que é e como solicitar

Saiba como funciona o empréstimo do Mercado Pago e quais suas vantagens.

Publicado em: 31 de janeiro de 2025

Categoria CréditoTempo de leitura: 8 minutos

Texto de: Time Serasa

Garota no parque segurando um smartphone com o aplicativo Mercado Pago na tela.

O Mercado Pago é uma fintech que oferece diversos serviços e produtos aos consumidores e empresas brasileiros. Entre as soluções oferecidas, estão uma opção de empréstimo do Mercado pago. Saiba como funciona, quais os benefícios e como acessar esse empréstimo, além de conhecer outras formas de obter crédito também.

Assista | Modalidades de empréstimo: qual escolher? - Serasa Ensina

O que é o empréstimo Mercado Pago e como ele funciona

O Empréstimo Mercado Pago é uma linha de crédito personalizada, indicada principalmente para quem precisa reorganizar suas finanças, ou para empresas que desejam um valor para investir no negócio.

Essa linha funciona além de um empréstimo pessoal, já que também traz a possibilidade de parcelar suas compras ou serviços online sem a necessidade de um cartão de crédito.

Entre as vantagens desse empréstimo é a facilidade no processo de solicitação, que pode ser feito de maneira totalmente digital, pela conta do Mercado Pago.

A opção do, no entanto, será disponibilizada pelo próprio banco digital, não sendo possível ativar o produto Empréstimo Pessoal por nenhum canal de atendimento.

Para ativar a opção, o Mercado Pago avalia o histórico e uso da Linha de Crédito. Quando estiver disponível na seção Empréstimos, o cliente receberá uma notificação por e-mail e no app para poder começar a usá-la.

Como solicitar um empréstimo pelo Mercado Pago

Segundo a empresa, tudo pode ser feito de forma online. Tendo a opção ativa na sua conta, para solicitar o empréstimo de fato o passo a passo é o seguinte:

  1. acesse o Mercado Pago via aplicativo para Android ou iOS;

  2. faça login com seus dados e senha;

  3. se ainda não tiver login, primeiro crie uma conta no banco;

  4. procure pela opção “Ativar Linha de Crédito Mercado Pago”;

  5. informe um número de telefone para contato;

  6. compartilhe o código de 4 dígitos enviado pelo Mercado Pago ao seu celular;

  7. preencha os dados requisitados caso a caso;

  8. aguarde a resposta sobre aprovação.

Esse tempo de retorno de cada pedido pode ser diferente de acordo com o perfil, o montante solicitado e uma análise que considera informações como seu histórico de pagamentos e o score de crédito.

Taxas, condições do empréstimo Mercado Pago

De acordo com o Mercado Pago, as taxas de juros de um empréstimo são personalizadas de acordo com seu score de crédito.

Como calcular o custo total do empréstimo

  • Para calcular o custo total de um empréstimo será necessário incluir todas as taxas de juros, o valor emprestado, o tempo em que irá pagar, entre outras condições do empréstimo.

  • ●    Juros: em cada parcela de um empréstimo há juros definidos em contrato.
  • ●    Mora ou multa moratória: um percentual pode ser cobrado pela operadora de cartão de crédito ou banco por parcelas atrasadas.
  • ●    Impostos: o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) é um dos mais recorrentes, aplicado em inúmeros tipos de operações de crédito, mas podem existir outros.
  • ●    Tarifas diversas: como a Tarifa de Cadastro (TC), um tipo de valor de manutenção das operações financeiras.
  • ●    Seguros: em financiamentos, a contratação de seguro é obrigatória; em outros casos, seguro só pode ser vendido ou incluso no contrato com o consentimento do tomador do crédito.


Além desses valores, podem existir outros gastos que devem ser levados em consideração. Para ter uma base nesse cálculo vale a pena utilizar ferramentas para ter uma ideia de quanto custará esse crédito.

Para isso, é possível utilizar um simulador de crédito ou calculadora de empréstimo pessoal como a da Serasa.

Quando o empréstimo pode ser uma boa solução

Existem diversas situações em que o empréstimo pode ser uma solução positiva. O que mais irá influenciar nisso é a escolha do tipo de crédito certo para cada caso e, claro, o uso consciente e seguro desse crédito.

  • Alguns momentos em que o empréstimo pessoal pode ser útil, por exemplo, são:

  • ●    Emergências financeiras: em casos de emergências de saúde, por exemplo, caso a pessoa não tenha um plano de saúde que cubra determinado procedimento, pode ser útil buscar um empréstimo pessoal, já que ele geralmente não requer que o valor seja usado para um fim pré-definido, como é o caso de finaciamento, por exemplo. Por isso, o consumidor pode utilizar o valor para pagar consultas, cirurgias e na compra de remédios, por exemplo.
  • ●    Consolidação de dívidas: quando uma pessoa tem múltiplos empréstimos ou dívidas com juros altos (como cartões de crédito ou financiamentos), o empréstimo pessoal pode ser utilizado para consolidar essas dívidas em uma única parcela com juros menores. Para isso, é necessário fazer uma pesquisa aprofundada e calcular cada detalhe do que será investido para pagar o empréstimo, tendo certeza de que esse novo valor será mais benéfico do que os valores das dívidas anteriores.
  • ●    Educação ou capacitação profissional: empréstimos pessoais também podem ser úteis para quem deseja investir em sua educação ou capacitação profissional. Por exemplo, financiar um curso técnico, graduação ou uma pós-graduação pode ser uma boa escolha se visar ter mais oportunidades de trabalho e melhorar a renda futura.

Opções de empréstimo Serasa

Para encontrar o crédito que se encaixe melhor para cada necessidade é preciso uma pesquisa aprofundada. Neste sentido, é possível encontrar diferentes opções e avaliá-las através do Serasa Crédito. O serviço disponibiliza diversas modalidades de empréstimos com prazos e parcelas especiais e oferece a possibilidade de fazer uma simulação gratuita.

  • Entre os formatos de crédito, estão os empréstimos em formatos como:

  • ●    Empréstimo pessoal.
  • ●    Antecipação do Saque Aniversário FGTS
  • ●    Empréstimo para negativado
  • ●    Empréstimo pessoal com garantia
  • ●    Empréstimo consignado.
  • ●    Empréstimo sem comprovação de renda, entre outros.


Para saber mais, descubra outras soluções financeiras da Serasa.

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar

Artigos relacionados