Como tirar o visto: guia passo a passo
Como tirar o visto: guia passo a passoData de publicação 19 de dezembro de 20248 minutos de leitura
Publicado em: 19 de dezembro de 2024
Categoria CréditoTempo de leitura: 8 minutosTexto de: Time Serasa
Construir uma casa é uma forma de conquistar o imóvel próprio e ainda planejar e executar todos os detalhes da obra da maneira que se imagina. Para tornar esse investimento uma realidade, é possível fazer um empréstimo para esse fim. Saiba como funciona o empréstimo para construção, quais são as opções disponíveis atualmente e como o consumidor pode solicitá-lo, a seguir.
O empréstimo para construção pode envolver diferentes formas de crédito, desde um crédito sem finalidade definida, onde a pessoa define como gastar o valor, até processos que envolvam linha de crédito imobiliário. Esta última é destinada à construção ou reforma de unidade habitacional individual e define exatamente como o credor deve investir o dinheiro concedido.
Determinadas linhas de crédito, como as da Caixa, definem que o financiamento só pode ser realizado por pessoa física para construção ou reforma de imóvel residencial para moradia própria. Nesses casos, a construção não deve incluir empreendimento para comercialização.
Esses formatos indicam o objetivo específico daquele empréstimo. Por isso, a pessoa que escolher um empréstimo, ou financiamento, para construir um imóvel em terreno próprio só pode utilizar o valor liberado para este fim específico e não para uma reforma, por exemplo.
Essas linhas abrangem, inclusive, famílias que podem ser contempladas pelas taxas de juros e outros benefícios especiais de programas como o Minha Casa Minha Vida.
Para fechar negócio é preciso já ter feito uma análise criteriosa de gastos, incluindo as taxas e as condições de empréstimo para construção. Para isso, as simulações de financiamento são parte fundamental do processo. Além disso, é preciso anotar cada taxa de cada instituição para conseguir compará-las antes de escolher.
Pesquise: busque opções de instituições bancárias que oferecem crédito para construção imobiliária.
Faça uma simulação: procure saber se a instituição bancária que está procurando tem uma simulação online. Se sim, faça e analise os resultados.
Analise a proposta: com os resultados de simulação, confira se os dados como prazo de pagamento, valor liberado de financiamento, entre outros, estão de acordo com a sua realidade. Se não estiverem, faça reajustes necessários incluindo abaixar o valor gasto na obra.
Confira a documentação: saiba a documentação necessária para obter o crédito solicitado, vistoria e avaliação do imóvel e do terreno.
Levante os documentos: reúne as informações e documentação necessária.
Assine o contrato: com as análises feitas e documentação aprovada, leia e assine o contrato da instituição escolhida.
Receba o acompanhamento da obra: instituições bancárias, como a Caixa, costumam realizar vistorias para verificar a evolução da obra. Conforme as visitas, o crédito é liberado para cada execução da etapa de obra prevista em cronograma.
Por fim, uma sugestão para além da aprovação do crédito, mantenha reservas financeiras para cobrir possíveis imprevistos que podem acontecer, como tempo de obra maior do que o esperado.
Para ter o crédito aprovado, seja para financiamento de construção ou em outras modalidades, há alguns fatores que influenciam, entre eles, está o score de crédito. Além disso, é preciso usar ferramentas que auxiliem na pesquisa das melhores opções, como a que o Serasa Crédito oferece.
No Serasa Crédito você simula e compara ofertas de cartão de crédito, conta digital, empréstimo pessoal e empréstimo com antecipação do FGTS de acordo com seu perfil financeiro. É tudo online e gratuito, nos canais oficiais da Serasa. Se houver ofertas para seu CPF, a contratação* leva poucos minutos.
*A análise de crédito é feita por parceiros; sem garantia de aprovação. Pesquise quantas vezes quiser, grátis e sem afetar o Serasa Score.
Data de publicação 19 de dezembro de 20248 minutos de leitura
Data de publicação 19 de dezembro de 202411 minutos de leitura
Data de publicação 18 de dezembro de 20247 minutos de leitura