Empréstimo para MEI online: como funciona e como solicitar?
O empréstimo para MEI é uma linha de crédito diferenciada, mas muitas pessoas têm dúvidas na hora de contratar. Aqui você confere tudo sobre o tema.
Autor: Ketlin Petry
Publicado em 19 de setembro de 2022
Empréstimo MEI online existe? Eis uma pergunta muito comum entre autônomos e trabalhadores formalizados como MEI (Microempreendedor Individual) que querem investir em seus negócios, mas muitas vezes enfrentam falta de verba como empecilho.
A boa notícia é que, sim, empréstimo para microempreendedor (MEI) online existe e é uma das saídas viáveis para quem está procurando recursos para desenvolver um negócio. O melhor de tudo é que, como são microempresas, o procedimento costuma ser menos burocrático. Além disso, as taxas também são menores.
Em 2020, em meio à pandemia de covid-19, o número de novos MEIs chegou a mais de 11 milhões, segundo o Portal do Empreendedor, e continua crescendo: em abril de 2022, o número de MEIs é de quase 14 milhões. Como a crise sanitária acabou afetando o mercado de trabalho, muitas pessoas resolveram aderir ao empreendedorismo, seja por necessidade, seja por vontade de empreender.
Se você se encaixa nesse perfil e está em busca de um empréstimo MEI, continue a leitura!
Empréstimo para MEI online: como funciona?
Assim como em todo empréstimo, com o MEI também é preciso provar que você tem capacidade de pagar. Como o MEI é uma pessoa física com CNPJ, e não exatamente uma empresa, às vezes a comprovação de renda é dificultada.
Isso porque a renda do microempreendedor geralmente é variável, além de não existir um holerite que comprove essa renda, como em uma relação empregatícia baseada na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).
Atualmente, porém, a comprovação de renda do Microempreendedor Individual pode ser feita por meio de extratos de movimentação bancária e pela declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF).
Outro quesito importante para o empréstimo MEI é que vai precisar indicar a finalidade de uso daquele dinheiro: pagamento de fornecedores, funcionários, compra de equipamentos etc. O empréstimo para MEI online não pode ser para uso pessoal. Se esse for o caso, a solicitação de empréstimo deve ser feita pela pessoa física mesmo, certo?
Para solicitar um empréstimo MEI online, é necessário consultar as instituições financeiras de seu interesse. Apesar disso, não é necessário preencher propostas em todos os bancos para comparar e escolher seu empréstimo. O Serasa Crédito, plataforma de crédito da Serasa, ajuda você nessa busca.
Confira o passo a passo.
Leia também | Pedir empréstimo CNPJ com CPF sujo é possível?
Como solicitar empréstimo MEI online
Solicitar empréstimo para CNPJ MEI é mais simples do que se imagina. Basta acessar o Serasa Crédito e deixar todo o trabalho com a gente: a plataforma pesquisa, compara e recomenda as melhores opções de empréstimo para você. Aí é só escolher a que achar mais interessante e solicitar o na hora. Veja como é simples e prático fazer a simulação e contratação de empréstimo MEI online:
1. Acesse o Serasa Crédito
Acesse o site do Serasa Crédito ou o aplicativo da Serasa, disponível no Google Play e na App Store, e informe seu CPF e senha. Se você ainda não tem cadastro, pode fazer na hora. É rápido e você não paga nada por isso.
2. Complete o seu perfil
Ao concluir o login, você poderá atualizar o seu perfil. Lembre-se de informar todos os dados solicitados na plataforma. Isso ajudará a gente a encontrar as melhores alternativas de crédito para você.
3. Preencha as informações do empréstimo que deseja
Informe o valor de empréstimo que você deseja e em quantas parcelas pretende pagá-lo. Caso também queira receber ofertas de empréstimo com garantia, é só preencher as informações sobre o imóvel ou automóvel.
4. Confira e compare opções
Depois de cadastrar suas informações, é hora de fazer a simulação de empréstimo. Clique em “Nova simulação” e confira as ofertas de crédito disponíveis para você.
Na tela, aparecerão as opções de empréstimo que mais correspondem à sua busca. Avalie todas as informações com calma: o valor liberado por cada empresa, o limite de parcelas para pagamento e o CET (Custo Efetivo Total), que define as taxas que de fato serão somadas ao valor do empréstimo.
5. Escolha a melhor opção de empréstimo e finalize a contratação
Após avaliar os valores liberados por todas as instituições financeiras e comparar as taxas e condições oferecidas por cada empresa, basta escolher a opção que considerar mais interessante. Clique em “Solicitar” e finalize a contratação do seu empréstimo de forma fácil e em poucos minutos. Simples, não?
Quais os documentos necessários para o empréstimo para CNPJ MEI?
Os documentos exigidos para empréstimo MEI são bastante similares aos exigidos para empréstimos de pessoa física: RG, CPF, comprovante de residência, além do comprovante MEI, emitido pelo Portal do Empreendedor, e dados bancários.
Empréstimo para microempresas pelo Sebrae
As linhas de empréstimo do governo para microempresas existem e são atendidas pelo Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (PRONAMPE).
Esse benefício está disponível para microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP). Os empréstimos para microempresas individuais (MEIs) são realizados também por outras linhas de crédito, como o Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe), tipo de empréstimo para microempresas Sebrae.
Em Santa Catarina, uma iniciativa do governo estadual com outras instituições, desenvolveu um programa de juro zero que busca estimular a iniciativa empreendedora por meio de uma linha de microcrédito para MEIs. Essa linha de microcrédito está disponível apenas para MEIs de SC e dá acesso a até R$5000,00 sem juros.
É possível fazer empréstimo para MEI online negativado?
Tudo vai depender da política de avaliação de crédito do banco ou da instituição financeira escolhida. Algumas permitem o empréstimo para negativado, outras não.
Um dos primeiros passos que as instituições farão antes de aprovar crédito para MEI é consultar o CNPJ para saber se há inadimplência. Para que a vida financeira do MEI esteja saudável, é interessante manter um monitoramento do CNPJ. Assim, será possível identificar caso você deixe alguma conta passar por algum motivo.
Leia também | Como fazer uma simulação de empréstimo no Serasa Crédito?
Quer ler mais conteúdos sobre o assunto? Continue acompanhando nossos conteúdos exclusivos no blog da Serasa. Aproveite para acompanhar também nosso canal no YouTube, o Serasa Ensina