Financiamento para construção: como conquistar a casa dos sonhos
Financiamento para construção: como conquistar a casa dos sonhosData de publicação 25 de novembro de 20249 minutos de leitura
Atualizado em: 5 de agosto de 2024
Categoria CréditoTempo de leitura: 10 minutosTexto de: Time Serasa
“Existe empréstimo para negativado assalariado”? Essa é uma dúvida muito comum.
Por mais que seja frequente acreditar que conseguir crédito estando com o CPF restrito é impossível, existem sim produtos de crédito destinados à consumidores que estão nessa situação.
No entanto, é preciso ter consciência de que a aprovação depende de uma série de fatores. Além disso, é preciso ter cuidado antes de contratar empréstimo já tendo dívidas pendentes.
Neste artigo, confira os principais tipos de empréstimo para negativado assalariado e quais são os principais cuidados antes de solicitar crédito nessa situação.
Empréstimo para negativado assalariado é um crédito fornecido por bancos ou instituições financeiras a pessoas físicas que trabalham com carteira assinada e que estão com o CPF inscrito em órgãos de proteção ao crédito.
De acordo com o Mapa da Inadimplência e Negociação de Dívidas no Brasil, da Serasa, em maio de 2024, 72,54 milhões de brasileiros estavam em situação de inadimplência.
Quem integra essa estatística, está com o nome negativado e tem um emprego (é assalariado), ainda pode conseguir ter acesso a algum tipo de crédito para, preferencialmente, quitar dívidas, limpar o nome e começar a organizar as finanças.
O empréstimo para negativado assalariado é basicamente o mesmo crédito oferecido a pessoas sem restrição do nome.
Porém, caso haja aprovação, as taxas de juros costumam ser mais altas, já que nessa situação há maior risco aos bancos – com exceção do empréstimo consignado, que conta com desconto automático do salário, e do empréstimo FGTS, cujo pagamento é feito diretamente da conta do FGTS.
Assim, os principais tipos de empréstimo para negativado assalariado são:
O empréstimo pessoal é a modalidade mais simples de empréstimo, porém a mais difícil de se conseguir caso a pessoa esteja negativada.
Isso porque o banco não conta com nenhuma garantia de pagamento e, como a pessoa já está inadimplente, as chances de aprovação são menores.
Ainda assim, dependendo dos critérios internos de análise de crédito da instituição, o empréstimo pode sim ser liberado. É preciso solicitar, entregar os documentos necessários e aguardar a avaliação para saber ao certo a resposta.
Caso o crédito seja liberado, é fundamental, antes de assinar o contrato, avaliar se o empréstimo vale mesmo a pena (verificar taxas de juros, custo efetivo total, entre outras tarifas).
No empréstimo com garantia, as chances de aprovação para negativados costumam ser maiores. Afinal, o banco ou instituição financeira pede um bem como garantia de pagamento – um imóvel ou um carro que esteja no nome da pessoa.
Caso seja aprovado, o empréstimo é liberado e a pessoa negativada continua usufruindo normalmente do bem, porém ele fica alienado ao banco. Após o pagamento integral do empréstimo, ocorre a desalienação.
Costuma ser uma opção para quem está negativado, já que, por contar com garantia, os juros são menores.
Uma boa estratégia é usar o crédito liberado para trocar todas as dívidas por uma só (a parcela do empréstimo com garantia) e sair da negativação.
Essa é uma modalidade voltada principalmente para servidores públicos, aposentados, pensionistas e funcionários com carteira assinada de empresas privadas ou pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
No empréstimo consignado para negativado, o valor das parcelas é descontado automaticamente do salário.
Porém, devido ao nome negativado, o banco poderá fazer uma análise de crédito mais detalhada para avaliar a capacidade de pagamento da dívida.
Normalmente os empréstimos consignados não podem ocupar mais de 40% do salário da pessoa (35% referentes a empréstimo consignado convencional e 5% referentes a despesas e saques exclusivamente com cartão de crédito).
Para os beneficiários do INSS, segundo Medida Provisória nº 1.132, a margem consignável é de 45% do benefício (o que muda é a adição de 5% de margem para cartão consignado de benefício, que oferece acesso a descontos em farmácias, seguro de vida e auxílio-funeral, entre outras vantagens).
Por fim, o empréstimo com garantia do FGTS pode ser uma boa oportunidade de conseguir crédito estando negativado.
Isso porque o valor do empréstimo é descontado diretamente do saldo do FGTS, caso a pessoa opte pelo chamado Saque-Aniversário, que antecipa o recebimento de até 7 anos do saque, dependendo da instituição financeira.
Confira como antecipar o seu FGTS com o Banco Pan, um dos parceiros do Serasa Crédito que oferecem as menores taxas de juros do mercado.
Leia também | Quais as principais linhas de crédito que existem?
É preciso ter cuidado redobrado ao solicitar um novo empréstimo – afinal, é uma nova dívida que precisará ser quitada.
O crédito responsável é fundamental para que os consumidores possam tomar decisões financeiras informadas, evitar surpresas desagradáveis e manter a saúde financeira equilibrada.
A Serasa preparou um manual para você aprender a lidar com o crédito de maneira mais saudável e evitar o superendividamento.
Data de publicação 25 de novembro de 20249 minutos de leitura
Data de publicação 21 de novembro de 20245 minutos de leitura
Data de publicação 21 de novembro de 20244 minutos de leitura