É melhor pagar o mínimo do cartão ou parcelar a fatura?
É melhor pagar o mínimo do cartão ou parcelar a fatura?Data de publicação 31 de outubro de 202410 minutos de leitura
Publicado em: 31 de outubro de 2024
Categoria CréditoTempo de leitura: 11 minutosTexto de: Time Serasa
Será que é possível ter acesso a empréstimo sem comprovar renda? Muitas pessoas, sobretudo profissionais autônomos e informais, têm essa dúvida.
Afinal, sem um holerite ou outros documentos, como deixar claro aos bancos que é possível pagar em dia as parcelas do crédito?
Neste artigo, entenda o que é empréstimo sem comprovar renda e para quem é destinado. Conheça opções de crédito que não contam com essa exigência e saiba também quais são os cuidados necessários para contratar crédito com segurança.
Empréstimo sem comprovar renda é aquele no qual uma instituição financeira concede crédito a um consumidor sem exigir a apresentação de documentos que demonstrem oficialmente a capacidade de pagamento da dívida.
Quer dizer que o banco aceita correr um maior risco de inadimplência? Na verdade, não. Não exigir comprovante de renda não é o mesmo que deixar de fazer uma análise de crédito do possível cliente.
Os bancos, além de consultarem sim o perfil e o histórico dos consumidores, geralmente não exigem comprovante de renda somente para produtos de crédito que contam com garantia de pagamento (um bem, por exemplo, como carro e imóvel, ou um avalista).
Ainda assim, é preciso deixar claro que cada instituição financeira, para cada um de seus produtos, possui regras próprias para análise de crédito, exigência ou não de comprovação de renda e liberação do dinheiro.
Profissionais autônomos e informais ou pessoas que estão iniciando na jornada empreendedora geralmente têm maior dificuldade para comprovar renda.
Para essas pessoas, o empréstimo sem comprovar renda costuma ser quase que a única saída para ter acesso a crédito.
Outro público que geralmente consegue empréstimo sem comprovação de renda é aposentados e beneficiários do INSS.
Até mesmo pessoas desempregadas, mas que contam com saldo nas contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, podem conseguir finalizar a contratação de empréstimo sem apresentação de renda.
Leia também | Empréstimo fácil de aprovar: é possível?
Confira os 6 principais tipos de empréstimo sem comprovar renda que existem no mercado:
Oferecer um bem - geralmente veículo ou imóvel - como garantia é uma possibilidade de empréstimo sem comprovar renda em algumas instituições financeiras.
Nestes casos, o bem deve estar quitado e no nome do solicitante, para que ele possa ser alienado.
Ele servirá de garantia e, caso as parcelas do empréstimo não sejam pagas, o banco ou a financeira poderá leiloar o bem.
É possível encontrar instituições financeiras que disponibilizam empréstimos pessoais sem a necessidade de comprovação de renda.
No entanto, é fundamental observar as taxas de juros aplicadas ao contrato. Pelo risco maior, costumam ser muito elevadas, aumentando o perigo do endividamento.
O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é debitado diretamente na conta em que a pessoa recebe seu salário ou benefício.
É um tipo de empréstimo sem comprovação de renda, pois conta com a garantia de pagamento da dívida (e, por isso, os juros costumam ser menores).
O empréstimo com garantia de FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) é uma antecipação de valores do saque-aniversário.
Ele não requer comprovação de renda justamente pelo fato de estar atrelado a um benefício já pago, garantido.
O microcrédito é uma modalidade focada em empréstimo para autônomos. Trata-se de uma linha de crédito para pequenos empreendedores, já que, normalmente, estes têm dificuldade em conseguir acesso ao crédito.
Normalmente, o valor é solicitado para abrir ou ampliar um negócio, como comprar equipamentos, alugar outro espaço de trabalho ou pagar dívidas da empresa.
Para solicitar, as instituições financeiras exigem a apresentação de um planejamento detalhado da empresa, dos benefícios que o crédito irá trazer para o negócio e de como o valor será aplicado.
O penhor é uma modalidade que caiu em desuso nos últimos tempos. Mas, ainda é uma possibilidade de empréstimo sem comprovar renda.
Afinal, basta oferecer um objeto de valor como garantia de pagamento da operação para conseguir o empréstimo. E, em caso de inadimplência, o objeto se torna propriedade do credor.
Para ter mais chances de conseguir contratar crédito sem comprovação de renda uma das principais dicas é manter um bom histórico de pagamento.
Quanto mais contas pagas em dia, melhor será a avaliação.
Antes de assinar a contratação de um empréstimo, é preciso avaliar bem as opções oferecidas, verificar a credibilidade da instituição credora e comparar taxas e custos apresentados.
Essas medidas ajudam a evitar o endividamento excessivo que pode, por exemplo, no caso de um profissional autônomo, colocar o negócio em risco.
No Serasa Crédito você simula e compara ofertas de cartão de crédito, conta digital, empréstimo pessoal e empréstimo com antecipação do FGTS de acordo com seu perfil financeiro. É tudo online e gratuito, nos canais oficiais da Serasa. Se houver ofertas para seu CPF, a contratação* leva poucos minutos.
*A análise de crédito é feita por parceiros; sem garantia de aprovação. Pesquise quantas vezes quiser, grátis e sem afetar o Serasa Score.
Data de publicação 31 de outubro de 202410 minutos de leitura
Data de publicação 31 de outubro de 202410 minutos de leitura
Data de publicação 31 de outubro de 20249 minutos de leitura