Estorno do cartão de crédito: como funciona?
Se bater o arrependimento depois de uma compra online, é possível pedir o reembolso do valor. Veja como solicitar o estorno do cartão de crédito.
Autor: Mariana Furlan
Publicado em 28 de fevereiro de 2023
Imagine fazer uma compra pela internet, acreditar que o produto virá igualzinho ao que escolheu no site e, ao recebê-lo em casa, perceber que foi uma ilusão. Nesses casos, a gente devolve o produto e pede um estorno do valor gasto para não perder dinheiro. Mas você sabe como fazer um estorno do cartão de crédito?
Para saber em quais situações conseguimos receber de volta o dinheiro de uma compra, acompanhe o artigo.
Assista | Como funciona o estorno do cartão de crédito
O que é estorno do cartão de crédito?
É um procedimento feito para cancelar uma transação de cartão de crédito quando se deseja a devolução de um valor gasto. Em caso de desistência da compra ou erro no cálculo do valor cobrado, é preciso solicitar o estorno direto na loja ou site em que a compra foi feita. Se não houver retorno, é preciso entrar em contato com a administradora do cartão.
Como funciona o estorno do cartão de crédito?
O estorno é um direito do consumidor em casos como erro no valor cobrado, arrependimento de compra online, cancelamento da venda ou cobranças extras indevidas. O cliente tem o limite de compra novamente liberado, proporcionalmente ao valor do estorno, e recebe o reembolso da compra em forma de crédito na fatura do próprio cartão.
Se a compra tiver sido parcelada o procedimento é o mesmo, mas o estabelecimento pode escolher entre fazer o estorno de uma só vez ou reembolsar o valor em parcelas.
Para solicitar o estorno, o primeiro passo é entrar em contato com o estabelecimento em que a compra foi feita, justificando as razões para a solicitação. A empresa julgará o pedido conforme suas políticas de devolução – se ela não concordar com o reembolso, o cliente pode acionar a operadora do cartão e abrir uma disputa.
Fica um alerta para as compras internacionais: o IOF não será reembolsado. Para transações feitas fora do país o governo brasileiro cobra o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Esse tributo é repassado ao governo no dia seguinte à confirmação da compra. Assim, mesmo que ela seja cancelada, o imposto não será devolvido.
Quando pedir o estorno do cartão de crédito?
Existem situações específicas para se pedir o estorno da compra. Saiba o que fazer em cada uma delas:
Erro na cobrança de compra presencial: se o valor cobrado for maior que o anunciado, o estabelecimento deverá realizar o estorno e fazer uma nova cobrança – mesmo que você só tenha percebido o erro quando chegou em casa. No caso de se recusarem a pagar, é possível solicitar diretamente com a administradora do cartão
Desistência ou cancelamento de compra em loja física: vale ressaltar que nesse caso o lojista não é obrigado a devolver o dinheiro se não houver irregularidade na cobrança nem defeito do produto. Não existe regulamento de arrependimento de compra presencial.
Cancelamento ou desistência de compra online: existe um prazo de arrependimento de compra de até 7 dias após o recebimento. Basta entrar em contato com a empresa e ela fica encarregada de fazer a logística para o reenvio do produto e, claro, o estorno do valor. Se o item apresentar defeito, o prazo de devolução é maior: 30 dias para produtos não duráveis e 90 dias para produtos como eletrônicos e eletrodomésticos.
Fatura incorreta em compra online: quando houver cobrança indevida ou de valor mais alto que a compra, entre em contato com a loja e peça uma nova fatura. Se a loja se negar a fazer o estorno, reporte o ocorrido para administradora do cartão de crédito.
Fraude: se notar uma cobrança não reconhecida na fatura, entre em contato com a operadora do cartão imediatamente e peça o estorno do valor. Normalmente é preciso bloquear o cartão e solicitar um novo. Em casos de fraude, como clonagem do cartão, a administradora assume a responsabilidade.
Quanto tempo demora o estorno do cartão de crédito?
Nos casos de fraude ou cobrança indevida, o estorno costuma ser aprovado com mais agilidade e pode ser liberado dentro de 24 horas. Nos processos de desistência e devolução, pode demorar até 2 meses para o cliente receber o valor de volta. Por exemplo: se você solicitar o estorno em março, ele pode aparecer na fatura só em abril ou maio.
Ainda que a loja garanta que o estorno será efetuado, é importante confirmar o reembolso com a operadora de cartão. O valor devolvido será identificado na fatura com algum destaque: pode ser sinalizado com a sigla “Est.” ou assinalado com um símbolo de menos (-) antes do valor
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