Estorno do cartão de crédito: como funciona?

Se bater o arrependimento depois de uma compra online, é possível pedir o reembolso do valor. Veja como solicitar o estorno do cartão de crédito.

homem procurando saber sobre estorno do cartão de credito


Autor: Mariana Furlan

Publicado em 28 de fevereiro de 2023

Imagine fazer uma compra pela internet, acreditar que o produto virá igualzinho ao que escolheu no site e, ao recebê-lo em casa, perceber que foi uma ilusão. Nesses casos, a gente devolve o produto e pede um estorno do valor gasto para não perder dinheiro. Mas você sabe como fazer um estorno do cartão de crédito?  

Para saber em quais situações conseguimos receber de volta o dinheiro de uma compra, acompanhe o artigo. 

Assista | Como funciona o estorno do cartão de crédito

O que é estorno do cartão de crédito?

É um procedimento feito para cancelar uma transação de cartão de crédito quando se deseja a devolução de um valor gasto. Em caso de desistência da compra ou erro no cálculo do valor cobrado, é preciso solicitar o estorno direto na loja ou site em que a compra foi feita. Se não houver retorno, é preciso entrar em contato com a administradora do cartão. 

Como funciona o estorno do cartão de crédito?

O estorno é um direito do consumidor em casos como erro no valor cobrado, arrependimento de compra online, cancelamento da venda ou cobranças extras indevidas. O cliente tem o limite de compra novamente liberado, proporcionalmente ao valor do estorno, e recebe o reembolso da compra em forma de crédito na fatura do próprio cartão. 

Se a compra tiver sido parcelada o procedimento é o mesmo, mas o estabelecimento pode escolher entre fazer o estorno de uma só vez ou reembolsar o valor em parcelas.  

Para solicitar o estorno, o primeiro passo é entrar em contato com o estabelecimento em que a compra foi feita, justificando as razões para a solicitação. A empresa julgará o pedido conforme suas políticas de devolução – se ela não concordar com o reembolso, o cliente pode acionar a operadora do cartão e abrir uma disputa. 

Fica um alerta para as compras internacionais: o IOF não será reembolsado. Para transações feitas fora do país o governo brasileiro cobra o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Esse tributo é repassado ao governo no dia seguinte à confirmação da compra. Assim, mesmo que ela seja cancelada, o imposto não será devolvido. 

Quando pedir o estorno do cartão de crédito?

Existem situações específicas para se pedir o estorno da compra. Saiba o que fazer em cada uma delas:

  • Erro na cobrança de compra presencial: se o valor cobrado for maior que o anunciado, o estabelecimento deverá realizar o estorno e fazer uma nova cobrança – mesmo que você só tenha percebido o erro quando chegou em casa. No caso de se recusarem a pagar, é possível solicitar diretamente com a administradora do cartão

  • Desistência ou cancelamento de compra em loja física: vale ressaltar que nesse caso o lojista não é obrigado a devolver o dinheiro se não houver irregularidade na cobrança nem defeito do produto. Não existe regulamento de arrependimento de compra presencial. 

  • Cancelamento ou desistência de compra online: existe um prazo de arrependimento de compra de até 7 dias após o recebimento. Basta entrar em contato com a empresa e ela fica encarregada de fazer a logística para o reenvio do produto e, claro, o estorno do valor. Se o item apresentar defeito, o prazo de devolução é maior: 30 dias para produtos não duráveis e 90 dias para produtos como eletrônicos e eletrodomésticos. 

  • Fatura incorreta em compra online: quando houver cobrança indevida ou de valor mais alto que a compra, entre em contato com a loja e peça uma nova fatura. Se a loja se negar a fazer o estorno, reporte o ocorrido para administradora do cartão de crédito. 

  • Fraude: se notar uma cobrança não reconhecida na fatura, entre em contato com a operadora do cartão imediatamente e peça o estorno do valor. Normalmente é preciso bloquear o cartão e solicitar um novo. Em casos de fraude, como clonagem do cartão, a administradora assume a responsabilidade. 

Quanto tempo demora o estorno do cartão de crédito?

Nos casos de fraude ou cobrança indevida, o estorno costuma ser aprovado com mais agilidade e pode ser liberado dentro de 24 horas. Nos processos de desistência e devolução, pode demorar até 2 meses para o cliente receber o valor de volta. Por exemplo: se você solicitar o estorno em março, ele pode aparecer na fatura só em abril ou maio. 

Ainda que a loja garanta que o estorno será efetuado, é importante confirmar o reembolso com a operadora de cartão. O valor devolvido será identificado na fatura com algum destaque: pode ser sinalizado com a sigla “Est.” ou assinalado com um símbolo de menos (-) antes do valor

Como encontrar o melhor cartão para o seu perfil

Se você tem interesse em contratar um cartão de crédito, é possível comparar as melhores opções em uma mesma plataforma. Basta acessar o Serasa Crédito, serviço da Serasa que pesquisa ofertas de cartão de crédito, empréstimo pessoal e empréstimo com antecipação do FGTS de forma online e gratuita. 

Lembramos que não há garantias de que um cartão de crédito seja ofertado para seu CPF. A análise de crédito é feita 100% pelos nossos parceiros. 

Veja como é fácil e rápido fazer a pesquisa e descobrir se existem cartões disponíveis para você: 

 1. Acesse o Serasa Crédito 

Acesse o site do Serasa Crédito ou o aplicativo da Serasa, disponível no Google Play e na App Store, e informe seu CPF e senha. Se você ainda não tem cadastro, pode fazer na hora. É rápido e gratuito. 

2. Complete seu perfil 

Ao concluir o login, clique em “atualizar perfil” e preencha com todos os dados solicitados. Isso ajudará você a encontrar as melhores alternativas de crédito. 

3. Faça uma simulação 

Escolha o tipo de crédito que você procura: cartão, empréstimo ou empréstimo FGTS. O Serasa Crédito buscará ofertas para seu perfil junto às instituições financeiras parceiras. 

4. Confira e compare opções 

Confira as opções de cartão de crédito recomendadas para você, caso haja ofertas. Na tela, além dos nomes dos cartões, aparecerão o limite disponível, informações sobre anuidade e benefícios. Para conhecer mais cada opção, basta clicar em "Detalhes da oferta". 

5. Escolha o cartão e finalize a contratação 

Após avaliar as opções disponíveis, se houver, é hora de escolher o cartão que considerar ideal. Clique em “Solicitar” e aguarde a análise. Em caso de aprovação do crédito, a contratação será finalizada de forma fácil e em poucos minutos.  

O acesso ao Serasa Crédito é gratuito. Assim, você pode buscar e comparar online as opções de cartão de crédito sempre que quiser, sem pagar nada por isso.