Financiamento para construção: como conquistar a casa dos sonhos
Financiamento para construção: como conquistar a casa dos sonhosData de publicação 25 de novembro de 20249 minutos de leitura
Atualizado em: 24 de junho de 2024
Categoria CréditoTempo de leitura: 3 minutosTexto de: Time Serasa
Pais com filhos em idade escolar sonham em proporcionar férias divertidas para os pequenos, mas sem comprometer o orçamento. Esse sentimento acompanha os pais ou responsáveis pelas crianças pelo menos duas vezes ao ano, em julho e dezembro.
Confira dicas de como se planejar, o que fazer durante esse período e como não se endividar nas férias escolares.
As férias escolares são uma ótima oportunidade para as famílias passarem mais tempo juntas.
Mães, pais ou responsáveis que trabalham de forma fixa e conseguem conciliar o recesso profissional com o dos filhos podem planejar viagens, passeios e atividades durante esse período, juntando dinheiro ao longo do ano para viabilizar esse momento.
No entanto, organizar passeios significa quase sempre gastar mais nesses períodos. Por isso, planejamento é fundamental.
É possível e recomendável colocar no orçamento familiar do ano as férias escolares para ter mais tranquilidade quando esse momento chegar.
As pausas ocorrem com periodicidade definida, geralmente em julho e em dezembro. Portanto, dá para planejar com calma.
O primeiro passo para conseguir aproveitar as férias escolares que virão pela frente é ter organização e planejamento. Confira algumas dicas:
As férias escolares acontecem de forma recorrente, por isso dá para se organizar ao longo do ano e juntar dinheiro para aproveitar com as crianças. Conheça algumas estratégias:
Tenha um cofrinho voltado especificamente para essa função: juntar dinheiro para as férias. A ideia é economizar, ao longo de todo o ano, o dinheiro para uma viagem em família. Assim, a criança já começa a entender sobre finanças e a importância de consumir de forma consciente desde cedo.
Uma estratégia muito comum para quem não tem muita disciplina na hora de economizar é fazer a compra da viagem antecipadamente, de forma parcelada. Assim, quando chegar a hora de fazer as malas, a viagem já estará quitada.
Em algumas épocas do ano, é possível comprar pacotes de viagens e pagar menos. Acompanhe as promoções para aproveitar esses momentos. Black Friday, Semana do Consumidor e outras sazonalidades são épocas propícias para fazer boas compras.
Outra dica é conhecer as vantagens que o cartão de crédito oferece. Muitos disponibilizam benefícios especiais para viagens, como passagens aéreas com desconto, aluguel de carro, reserva em hotel, seguro viagem, além de milhas que, quando acumuladas ao longo do ano, podem ser trocadas por esses benefícios.
Se mesmo com planejamento não for possível incluir uma viagem de férias escolares no orçamento, também dá para se divertir em casa ou em passeios mais baratos. Confira as dicas.
É possível fazer passeios interessantes durante o recesso escolar sem gastar muito nem se endividar. Confira algumas dicas:
Procure atividades ao ar livre ou com entrada gratuita, como praças, sítios, parques, museus, exposições, centros de lazer com brinquedotecas (SESC, por exemplo).
Leve lanches práticos e água na mochila para não gastar com refeições na rua.
Procure sair na parte da tarde, após o almoço, ou bem cedo, para voltar antes da refeição.
Faça combinados prévios com as crianças explicando os gastos máximos que pretende fazer durante o passeio (na linha: “apenas um sorvete”, “sem brinquedos”).
Pesquise atividades culturais gratuitas na cidade (programação de teatro, eventos específicos para as férias).
Visite a casa dos avós, parentes ou agende uma tarde de brincadeiras com os primos da mesma idade.
Organize uma tarde de cinema em casa com os amigos da escola.
Se morar em condomínio, aproveite mais a área de lazer, como piscina e quadras, ou faça caminhadas no fim da tarde.
Se for sócio de clube, inscreva a criança em cursos de férias, oficinas e atividades esportivas.
Reserve um orçamento específico para as férias e não ultrapasse essa quantia.
Avalie se investir em uma colônia de férias pode sair mais em conta do que fazer passeios aleatórios.
Além de planejar as férias escolares, é preciso estar atento para o pagamento das contas neste período, principalmente para quem estará viajando.
Minhas Contas, do app da Serasa, é uma solução completa para gerenciar e pagar as contas do mês de forma inteligente.
Imagine ter todas as despesas, incluindo água, luz, gás* e até compras online, reunidas em um só lugar. Com o aplicativo da Serasa, é possível fazer isso e muito mais.
*Contas básicas como água, luz e gás serão disponibilizadas de forma faseada para os Estados. Acompanhe na página do Minhas Contas as atualizações.
Experimente agora mesmo essa função exclusiva e gratuita no aplicativo da Serasa.
Data de publicação 25 de novembro de 20249 minutos de leitura
Data de publicação 21 de novembro de 20245 minutos de leitura
Data de publicação 21 de novembro de 20244 minutos de leitura