Financiamento para construção: como conquistar a casa dos sonhos
Financiamento para construção: como conquistar a casa dos sonhosData de publicação 25 de novembro de 20249 minutos de leitura
Atualizado em: 29 de novembro de 2023
Categoria CréditoTempo de leitura: 10 minutosTexto de: Time Serasa
Mais que um cumprimento do calendário do ano letivo, as férias escolares são um período fundamental de descanso para crianças e adolescentes, e de conexão com a família. É um momento para relaxar, se divertir e aproveitar o tempo livre.
Mesmo que os pais ou familiares não tenham férias no mesmo período, é importante fazer o possível para organizar programas em família e construir memórias nessas pausas. No entanto, sem planejamento o recesso escolar pode trazer gastos excessivos e preocupação com o orçamento familiar.
Por isso, este artigo traz dicas para aproveitar esse período gastando pouco. O importante é focar em momentos de conexão. A presença e a companhia da família serão sempre a atividade mais enriquecedora emocionalmente. Com criatividade, é possível passar muito tempo de qualidade e de diversão com os filhos.
O Ministério da Educação (MEC) determina que as escolas cumpram pelo menos 200 dias letivos no ano, com carga horária mínima de 800 horas no total. Entretanto, as redes municipal, estadual e particular de ensino seguem calendários próprios para as férias. Os dias de férias das escolas normalmente coincidem, mas não são exatamente os mesmos.
No Brasil há dois períodos de férias escolares: um em julho e outro no fim do ano letivo, em dezembro, janeiro e parte de fevereiro em alguns casos.
As férias de julho duram geralmente entre duas e três semanas. Por exemplo: em 2023, a rede estadual de São Paulo fez o recesso entre 3 e 23 de julho. No Rio de Janeiro, as aulas das escolas estaduais pararam de 10 a 23 de julho de 2023.
Leia também | Dicas para aproveitar as férias de julho
As chamadas férias de dezembro são as férias de verão, entre um ano letivo e outro, e costumam durar até fevereiro. Geralmente, no Brasil os estudantes têm cerca de dois meses de pausa.
O segredo está em planejar as atividades com antecedência e buscar opções acessíveis financeiramente. Confira sete sugestões para aproveitar o tempo livre das crianças e dos adolescentes sem depender de programações caras:
Faça um planejamento antecipado
O planejamento é fundamental para economizar nas férias.
● Anote o período em que as crianças estarão de férias e quanto a família pode gastar.
● Pesquise atividades com preços acessíveis para os filhos.
● Verifique os horários de funcionamento dos lugares para visitação, pois muitos podem estar fechados nos dias em que a família estiver livre.
● Se a viagem de férias for de avião, verifique os pontos no programa de milhas. Isso pode ajudar a economizar.
Aproveite atividades gratuitas ou com preços acessíveis
Em muitas cidades há atividades que podem ser feitas sem gastar muito dinheiro, como visitas a museus, parques e praias públicas. Também dá para fazer trilhas, piqueniques, jogos e cinema em casa. Esses programas são econômicos e ótimos para entreter toda a família.
Os parques municipais são uma boa sugestão para quem não quer ou não pode gastar dinheiro. Alguns oferecem atividades gratuitas nas férias escolares, como caminhadas, passeios de bicicleta, atividades esportivas, piqueniques e brincadeiras. Além disso, alguns museus têm entrada gratuita pelo menos um dia por semana.
Monte um cronograma de atividades
Crie um cronograma de atividades com as crianças e os jovens para que eles saibam o que esperar das férias e possam aproveitá-las ao máximo. Acompanhe um exemplo:
Semana 1
● Segunda-feira: visita a um parque público com piquenique em família.
● Terça-feira: praia em família.
● Quarta-feira: tarde de jogos de tabuleiro em casa.
● Quinta-feira: visita a uma exposição gratuita em um museu próximo.
● Sexta-feira: cinema em família com ingressos promocionais.
Semana 2
● Segunda-feira: visita a um parque aquático com preços promocionais.
● Terça-feira: dia de voluntariado em uma instituição local.
● Quarta-feira: tarde de jogos esportivos em um campo público.
● Quinta-feira: visita a uma biblioteca pública para empréstimo de livros e jogos.
● Sexta-feira: praia em família.
Faça programas em casa
Nem sempre é preciso sair de casa para se divertir. Organize jogos, filmes, sessões de pipoca, karaokê, receitas em família e festas temáticas. Isso proporcionará momentos de diversão para toda a família sem precisar gastar muito dinheiro.
Um exemplo é propor o “Jogo da Imaginação”. Funciona assim: os adultos devem pedir às crianças que escolham um tema (como animais, fantasia ou esportes). Em seguida, o grupo deverá criar uma história coletiva e cada criança poderá adicionar uma parte da história. Por fim, a história deverá ser registrada em um papel ou em um vídeo para recordação.
Confira as promoções
Promoções e descontos em ingressos para parques, museus e cinemas são recorrentes. Muitas vezes os descontos são divulgados nas redes sociais ou em sites de cupons de desconto. Vale a pena pesquisar e aproveitar as oportunidades.
Faça piqueniques
Fazer um piquenique é uma ótima forma de aproveitar as férias gastando pouco. Escolha um parque ou uma praia com área verde e leve lanches e bebidas. As crianças e jovens vão se divertir ao ar livre e ainda terão contato com a natureza. Para o lanche, dá para preparar opções nutritivas e sem gastar muito. Anote algumas dicas:
● sanduíche de atum com e legumes;
● salada de frutas;
● biscoitos caseiros;
● torta salgada;
● bolo simples;
● sucos de frutas da estação.
Participe de atividades esportivas
Existem diversas opções de atividades esportivas gratuitas ou com preços acessíveis, como academia ao ar livre, futebol, vôlei, basquete, entre outras.
Essas atividades podem ser realizadas em clubes, academias, escolas ou parques, e ainda proporcionam momentos de diversão e bem-estar.
Leia também | Como ensinar a diferença entre preço e valor para as crianças
O Serasa Crédito é um serviço que pesquisa ofertas de cartão de crédito, conta digital, empréstimo pessoal e empréstimo com antecipação do FGTS de acordo com o perfil do consumidor.
Disponível de forma online e gratuita nos canais oficiais da Serasa, o serviço busca e compara rapidamente as melhores opções. Havendo ofertas para seu CPF, a contratação* leva poucos minutos. Confira o passo a passo:
*A análise de crédito é feita por parceiros; sem garantia de aprovação. Pesquise quantas vezes quiser, grátis e sem afetar o Serasa Score.
Data de publicação 25 de novembro de 20249 minutos de leitura
Data de publicação 21 de novembro de 20245 minutos de leitura
Data de publicação 21 de novembro de 20244 minutos de leitura