Financiamento para construção: como conquistar a casa dos sonhos
Financiamento para construção: como conquistar a casa dos sonhosData de publicação 25 de novembro de 20249 minutos de leitura
Publicado em: 22 de março de 2024
Categoria CréditoTempo de leitura: 3 minutosTexto de: Time Serasa
Será que a idade pode interferir no parcelamento de um carro? Existe idade máxima para financiar veículo? Neste artigo, tire essas e outras dúvidas sobre o assunto.
Financiamento é um tipo de crédito que permite a compra de bens específicos de forma parcelada, geralmente em longo prazo.
É utilizado quando o consumidor ainda não tem dinheiro suficiente para fazer o pagamento à vista ou simplesmente não quer desembolsar o valor total no momento.
A instituição financeira paga à vista o veículo para quem vende e, em troca, o consumidor paga juros e demais taxas a essa instituição, por determinado número de meses, pelo adiantamento do valor.
É por conta desse prazo considerado longo, que pode chegar a até cinco anos (60 parcelas), que geralmente existe sim uma idade máxima para financiar veículo, assim como existe também uma idade mínima para que o financiamento seja aprovado.
Leia também | Como é feita a análise de crédito para financiamento de veículo?
A idade máxima para financiar veículo varia conforme a instituição financeira que concede o crédito, mas em geral a prática do mercado é considerar o limite de 70 anos para financiar um carro.
O motivo para esse teto é a expectativa de vida do brasileiro. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2022 a estimativa era de 72 anos para homens e 79 anos para mulheres (a média, portanto, era de 75,5 anos).
Para o mercado de crédito, liberar empréstimos, financiamentos ou qualquer produto financeiro para o público idoso é considerado arriscado, pois as chances de deixar de receber são maiores.
Leia também | Como funciona o IOF de financiamento de carro
Os jovens, por outro lado, também podem encontrar dificuldades para financiar veículos. Aqui, o receio do mercado de crédito é pela falta de dados suficientes que mostrem se aquele consumidor tem renda suficiente para fazer a aquisição e qual é seu comportamento ao utilizar crédito.
Assim, a idade mínima considerada pela maioria das instituições para ter acesso a um financiamento de carro é de 18 anos, mas na prática jovens a partir dos 20 anos podem conseguir aprovação com mais facilidade.
Leia também | Como simular financiamento de carros
A resposta para essa pergunta é: depende. Isso porque, no Brasil, em 2024, a idade mínima para solicitar a aposentadoria é de 58 anos e 6 meses para mulheres e de 63 anos e 6 meses para os homens.
Ou seja, quem consegue se aposentar nessa faixa de idade pode sim conseguir financiar veículo, pois estão abaixo do “teto” de 70 anos.
Contudo, a idade não é o único critério utilizado pelas instituições financeiras na hora de aprovar um financiamento ou liberar qualquer tipo de crédito.
Outros fatores como Score, histórico de crédito, renda mensal e comprometimento de renda também são fundamentais para a análise de risco de crédito.
É por isso que uma mesma pessoa pode conseguir aprovar um financiamento na instituição A e ter o financiamento reprovado na instituição B.
Portanto, mesmo abaixo da idade máxima para financiar veículo, não existe qualquer garantia de aprovação de financiamento de crédito.
Pessoas entre 18 e 70 anos, que consigam comprovar renda, têm mais chance de conseguir um financiamento de carro.
Para solicitar, basta entregar a documentação solicitada pelos bancos e aguardar o resultado da análise de crédito.
Não existe exatamente uma renda mínima para financiar um veículo. O que os bancos consideram durante a análise de crédito é a capacidade de pagamento do consumidor.
Ainda assim, um carro de valor incompatível com a renda da pessoa provavelmente não terá o financiamento aprovado.
É recomendável ter disponível um valor inicial para dar como entrada do carro e conseguir pagar menos juros, além de diminuir o prazo do financiamento.
Outra recomendação é evitar comprometer mais que 30% da renda mensal com parcelas, para diminuir o risco de endividamento excessivo.
Leia também | Como financiar veículo? Vale a pena?
Além do financiamento, existem diversos outros tipos de crédito no mercado. O Serasa Crédito é um serviço que pesquisa ofertas de cartão de crédito, conta digital, empréstimo pessoal e empréstimo com antecipação do FGTS de acordo com o perfil do consumidor.
Disponível de forma online e gratuita nos canais oficiais da Serasa, o serviço busca e compara rapidamente as melhores opções. Havendo ofertas para seu CPF, a contratação* leva poucos minutos. Confira o passo a passo:
*A análise de crédito é feita por parceiros, sem garantia de aprovação. Pesquise quantas vezes quiser, grátis e sem afetar o Serasa Score.
Data de publicação 25 de novembro de 20249 minutos de leitura
Data de publicação 21 de novembro de 20245 minutos de leitura
Data de publicação 21 de novembro de 20244 minutos de leitura