Empréstimo pessoal para autônomo no carnê: detalhes, vantagens...
Empréstimo pessoal para autônomo no carnê: detalhes, vantagens e pontos de atençãoData de publicação 21 de novembro de 20245 minutos de leitura
Publicado em: 2 de julho de 2024
Categoria CréditoTempo de leitura: 3 minutosTexto de: Time Serasa
Existem mitos e verdades sobre o cartão de crédito que precisam ser esclarecidos. Afinal, o meio de pagamento é uma ferramenta que pode ajudar na organização das finanças e trazer outros benefícios no dia a dia.
Ainda assim, como qualquer tipo de crédito, o uso inadequado pode trazer endividamento e outros problemas financeiros para o bolso dos consumidores.
Por isso, neste artigo, saiba o que é verdade ou mentira quando o assunto é cartão de crédito.
Confira os principais mitos e verdades sobre o cartão de crédito para utilizar o meio de pagamento com consciência:
Verdade! O cartão pode ser um grande aliado das finanças e ajudar na organização das contas. Isso porque permite acompanhar as transações realizadas e centraliza o pagamento em um único dia, numa única conta.
Além disso, facilita a compreensão sobre hábitos de consumo (se os gastos maiores são com alimentação, despesas pessoais, lazer ou transporte, por exemplo). Ter essa visibilidade ajuda a estabelecer limites de gastos para cada área e, consequentemente, a economizar.
Verdade! Cartão de crédito, como diz o próprio nome, é um produto de crédito. Mais especificamente, uma forma de empréstimo com prazo de pagamento de até 40 dias.
Quando o consumidor pede o cartão e é aprovado, recebe um limite de crédito para fazer compras de bens e serviços de forma antecipada. Assim, primeiro consome e depois paga a fatura na data de vencimento.
Juros, multas e outras tarifas podem ser cobradas no caso de não pagamento da fatura no prazo.
Verdade! Todo cartão tem um “melhor dia para comprar”. Geralmente é um dia após o fechamento da fatura. As compras feitas a partir desse dia serão lançadas apenas na fatura do mês seguinte. Isso garante maior prazo para o pagamento, que pode chegar a 40 dias.
Mito! Cartão de crédito completamente sem limite (unlimited) não existe. O que existe, entre os produtos oferecidos pelas instituições financeiras, é o cartão de crédito sem limite preestabelecido. Nesse caso, o banco autoriza ou bloqueia compras conforme o perfil e comportamento financeiro do usuário. Na teoria pode até parecer um cartão de crédito sem limite, mas na prática não é.
Mito! Se uma dívida no cartão de crédito prescrever, o nome do consumidor sai dos órgãos de proteção ao crédito, mas a dívida não deixa de existir na instituição financeira que concedeu o crédito. Ela pode, portanto, limitar serviços e produtos financeiros devido a essa pendência financeira.
Mito! É possível conseguir ter acesso a crédito no mercado mesmo após ter ficado com restrições no nome. Isso porque analisar os riscos e conceder crédito é uma decisão da empresa financeira. O que acontece é que estar com o nome negativado diminui a probabilidade de aprovação de crédito. Assim, o melhor caminho é renegociar essas dívidas antes de solicitar um novo cartão de crédito.
Verdade! O Serasa Score é uma pontuação de crédito que vai de 0 a 1.000 e indica as chances do consumidor pagar as contas em dia nos próximos meses. Por ser um espelho do momento financeiro da pessoa, quanto maior a pontuação, maiores as chances de conseguir ter acesso a alguma forma de crédito (cartão, empréstimo, financiamento, consórcio, crediário e outras).
Ainda assim, mesmo com Score alto, a análise de crédito é feita normalmente e não existe garantia de que um cartão será concedido. Outros fatores podem influenciar a decisão das instituições, como política interna e o montante de crédito disponível.
Mito! Dependendo do uso e das necessidades pessoais do consumidor, um cartão de crédito sem anuidade pode valer sim a pena. Afinal, permite efetuar compras, fazer parcelamentos, utilizar normalmente como qualquer outro cartão, com a vantagem de não precisar pagar anuidade pela utilização dele.
Porém, geralmente o cartão de crédito sem anuidade geralmente não oferecem benefícios como programa de pontos, cashback, milhas e outros.
Mito! Cancelar um cartão de crédito por si só não faz o Serasa Score subir. O que ajuda a pontuação de crédito é justamente pagar as faturas do cartão corretamente, na data certa de vencimento e no valor total da fatura. Isso ajuda a criar um bom histórico de crédito, o que tende a fazer o Score subir ao longo do tempo.
Mito! Usar o cartão de crédito com consciência, sem gastar mais que a capacidade financeira, sem fazer parcelamento excessivo e pagando a fatura sempre em dia, não gera dívidas.
O que gera envidiamento não é o cartão em si, e sim uma série de fatores, como momento e hábitos financeiros, desequilíbrio nas contas, ausência de renda e emprego, entre outros.
O cartão de crédito é um produto seguro e que auxilia nas finanças, desde que utilizado com cuidado e atenção.
Verdade! Conforme o consumidor usa o limite do cartão e paga o valor total da fatura, as operadoras costumam aumentar, aos poucos, o crédito disponível. Uma boa estratégia para ter aumento no limite do cartão de crédito é centralizar as compras num único cartão, utilizando quase todo o limite, e pagando as faturas em dia. Isso mostra a real necessidade de mais limite e ao mesmo tempo o controle na utilização do crédito.
Mito! Programas de vantagens do cartão de crédito só não valem a pena para quem paga anuidade em um cartão completo e não aproveita os benefícios disponibilizados.
É preciso conhecer tudo que o cartão oferece para usufruir das vantagens. Se constatar que os benefícios apresentados não serão utilizados, vale escolher um cartão mais básico, pagar menos anuidade, ou encontrar um cartão que tenha vantagens que despertem seu interesse.
Mito! Em primeiro lugar, o melhor é sempre pagar o valor total da fatura do cartão de crédito.
Mas, em caso de necessidade pontual, o pagamento mínimo é recomendado apenas quando se tem certeza de que terá o valor total para quitação da fatura no mês seguinte.
Caso contrário, o parcelamento é o mais indicado, pois os juros são menores que os do crédito rotativo, principalmente se for solicitado antes que a fatura do cartão vença.
Leia também | Cartão de crédito para negativado exige cautela
Em busca de cartão de crédito?
No Serasa Crédito você simula e compara ofertas de cartão de crédito, conta digital, empréstimo pessoal e empréstimo com antecipação do FGTS de acordo com seu perfil financeiro. É tudo online e gratuito, nos canais oficiais da Serasa. Se houver ofertas para seu CPF, a contratação* leva poucos minutos.
*A análise de crédito é feita por parceiros; sem garantia de aprovação. Pesquise quantas vezes quiser, grátis e sem afetar o Serasa Score.
Data de publicação 21 de novembro de 20245 minutos de leitura
Data de publicação 21 de novembro de 20244 minutos de leitura
Data de publicação 21 de novembro de 20245 minutos de leitura