Mora de cartão de crédito: o que é e como funciona

Entenda o que é mora de cartão de crédito e saiba como evitar essa cobrança. Descubra também o que fazer para quitar a fatura e fugir dos juros.

homem em um restaurante pagando sua conta com um cartão de crédito


Autor: Elaine Ortiz

Publicado em 28 de fevereiro de 2023

Sempre que o pagamento de uma fatura não é feito na data correta de vencimento, o banco tem o direito de cobrar, além dos juros, uma tarifa de seus clientes: a mora de cartão de crédito. 

Para entender melhor o que é, como funciona e como fugir dessa cobrança, continue a leitura.  

O que é mora?

Mora significa atraso. É uma cobrança também conhecida como multa moratória e descrita no artigo 52 do Código de Defesa do Consumidor.  

Esse tipo de multa prevê que um percentual seja retido pela operadora de cartão de crédito ou banco por parcelas atrasadas. A ideia é incentivar o cliente a pagar a fatura na data certa.  

Mora de cartão de crédito: como funciona?

A multa de mora do cartão de crédito tem valor fixo. O teto é de 2% do valor da fatura. O valor é aplicado independentemente do tempo em que o pagamento será realizado.  

Por exemplo, se uma fatura que vence dia 14 for paga dia 15, a mora já será cobrada. Se essa mesma fatura for paga somente dia 25, o valor da mora não será modificado. Essa é a diferença principal entre multa de mora e juros de mora do cartão de crédito.  

Os juros de mora são cobrados sobre o valor em aberto e aumentam gradualmente, de acordo com os dias de atraso. Assim, quanto mais tempo uma conta ficar em aberto, mais juros serão aplicados sobre ela. 

Apesar de ser fixa, a porcentagem da multa de mora do cartão de crédito pode variar de acordo com a instituição financeira que emitiu o boleto ou à qual a conta está vinculada. Essa cobrança, porém, é limitada a 2% do valor da fatura.  

Leia também | Dívida de cartão de crédito: o que pode acontecer se eu não pagar?

Capa do manual do crédito consciente

Conheça o Portal do Crédito Consciente

A Serasa preparou um manual para você aprender a lidar com o crédito de maneira mais saudável e evitar o superendividamento.

Como calcular os juros de mora

Já sabemos que a multa de mora tem limite de 2% do valor da fatura e que seu valor não muda, independentemente do tempo de atraso. 

Os juros de mora, por sua vez, são limitados por lei a 1% ao mês, o que dá 0,0333% ao dia.  

Na prática, a cada mês de atraso o consumidor terá de pagar 1% a mais do que deveria pagar inicialmente. 

Para fazer o cálculo mensal (juros de mora), é preciso:

• multiplicar o valor da conta por 1%; 

• somar o resultado obtido ao valor original. 

O resultado é o que deve ser pago após 1 mês de atraso. 

Como evitar os juros de mora do cartão de crédito

Para fugir dos juros de mora do cartão de crédito, o mais importante é organizar as contas para pagar até a data de vencimento da fatura, comprar somente o necessário, evitar parcelar muitas compras, manter um controle de gastos.  

Muitas pessoas têm de arcar com mora no cartão de crédito pelo simples fato de esquecer de fazer o pagamento.  

Para isso não acontecer, uma alternativa é colocar a fatura no débito automático ou agendar lembretes no celular dias antes do vencimento dos boletos e pagamentos mensais. 

Agora, se ocorrer algum desequilíbrio e você perceber que não conseguirá pagar a fatura do cartão naquele mês, uma boa alternativa para fugir da mora e do crédito rotativo é solicitar um empréstimo com melhores condições.  

Serasa Crédito: busque um empréstimo para fugir dos juros do cartão

Quer encontrar o crédito ideal para seu perfil? Basta acessar o Serasa Crédito, serviço da Serasa que pesquisa ofertas de cartão de crédito, empréstimo pessoal e empréstimo com antecipação do FGTS para você de forma online e gratuita. 

Com a plataforma, é possível buscar as melhores opções e compará-las sem sair de casa. Havendo ofertas para seu CPF, a contratação leva poucos minutos. 

Lembramos que não há garantias de que um empréstimo seja ofertado para seu CPF. A análise de crédito é feita 100% pelos nossos parceiros. 

Veja como é fácil e rápido fazer a pesquisa e descobrir se há ofertas de empréstimo disponíveis para você: 

1. Acesse o Serasa Crédito 

Acesse o site do Serasa Crédito ou o aplicativo da Serasa, disponível no Google Play e na App Store, e informe seu CPF e senha. Se você ainda não tem cadastro, pode fazer na hora. É rápido e gratuito. 

2. Complete seu perfil 

Ao concluir o login, clique em “atualizar perfil” e preencha com todos os dados solicitados. Isso ajudará você a encontrar as melhores alternativas de crédito. 

3. Faça uma simulação 

Escolha o tipo de crédito que você procura: cartão, empréstimo ou empréstimo FGTS. O Serasa Crédito buscará ofertas para seu perfil junto às instituições financeiras parceiras. 

 4. Confira e compare opções 

Se optou pela opção “empréstimo”, simule o valor desejado e confira as opções disponíveis, caso haja ofertas. Para conhecer mais cada opção, basta clicar em "Detalhes da oferta". 

5. Finalize a contratação 

Após avaliar as opções disponíveis, se houver, é hora de escolher a oferta ideal. Clique em “Solicitar” e aguarde a análise. Em caso de aprovação de crédito, a contratação é finalizada de forma fácil e em poucos minutos. 

O acesso ao Serasa Crédito é gratuito. Assim, você pode buscar e comparar online as opções de crédito sempre que quiser, sem pagar nada por isso. 

E agora que você já sabe tudo sobre mora de cartão de crédito, aproveite para conhecer melhor como funciona o Serasa Crédito e faça sua simulação de empréstimo on-line agora mesmo.  

Continue acompanhando os conteúdos exclusivos do blog da Serasa. Até a próxima!