Tesouro Selic ou Tesouro Prefixado: qual escolher?
Tesouro Selic ou Tesouro Prefixado: qual escolher?Data de publicação 28 de outubro de 202411 minutos de leitura
Atualizado em: 29 de julho de 2024
Categoria CréditoTempo de leitura: 10 minutosTexto de: Time Serasa
A portabilidade de consignado é um direito dos consumidores. Essa alternativa permite transferir um contrato de empréstimo ativo para outra instituição financeira, com melhores condições e taxas de pagamento.
Entenda quais são as regras da portabilidade de consignado e quem pode solicitá-la.
Na prática, a portabilidade de consignado é a compra de uma dívida de empréstimo consignado de uma instituição financeira por outra. A dívida não deixa de existir para o cliente que solicita a portabilidade, mas ele passa a pagar as parcelas para outro banco, com juros normalmente mais baixos.
Essa alternativa é regulamentada pela resolução nº 4.292 do Banco Central e oferecida por algumas instituições financeiras. A transferência de empréstimo consignado não tem custo para o cliente e estimula uma concorrência saudável entre os bancos, ao oferecer melhores oportunidades de pagamento para os brasileiros.
O empréstimo consignado é a modalidade cujas parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento ou do benefício social, como a aposentadoria, por exemplo. É possível fazer a portabilidade de outros contratos também, como empréstimo pessoal, financiamento ou dívida do cartão de crédito.
A portabilidade de consignado funciona como a troca de uma dívida cara por outra mais barata, e ela só é feita se for solicitada pelo cliente. Ao levar o empréstimo para outro banco, a nova instituição quita o pagamento com a instituição original e cria um novo contrato de crédito.
Dessa forma, o cliente não deverá mais nada ao antigo banco e, com o novo contrato de empréstimo, estará com outras condições acordadas com a segunda instituição. O valor total e o prazo de pagamento da nova operação não podem ser maiores que os do acordo original.
Entre os benefícios da portabilidade de consignado, a principal é poder quitar a dívida com parcelas de valor menor. Além de permitir o acesso a uma taxa de juros mais vantajosa, a portabilidade oferece mais liberdade aos consumidores, que podem levar a dívida a uma instituição com a qual têm melhor relacionamento.
Entenda a ordem dos processos para solicitar a portabilidade de um empréstimo consignado:
Entre em contato com o banco original e solicite as informações atualizadas do contrato.
Com os dados do consignado, é possível negociar a portabilidade com outras instituições. Alguns bancos oferecem simuladores de portabilidade no site ou aplicativo oficial, outros fazem a proposta na agência.
Ao comparar propostas, verifique sempre o custo efetivo total (CET) de cada operação, e não apenas a taxa de juros.
Depois de selecionar a melhor proposta, o pedido de portabilidade deve ser solicitado à nova instituição financeira, que vai entrar em contato com a instituição original para fazer o pagamento do valor em aberto.
Ao ser avisado sobre a solicitação de portabilidade, o banco original pode apresentar uma contraproposta para o cliente, em até cinco dias úteis.
O cliente pode desistir da portabilidade enquanto o novo banco ainda não tiver feito o pagamento do saldo devedor.
Fique alerta: a portabilidade em si é uma operação gratuita. O que pode acontecer é a nova instituição cobrar um valor relativo à tarifa para abertura de uma conta, por exemplo.
Quanto às novas condições para o pagamento do consignado, cada instituição tem liberdade de oferecer suas próprias taxas – é dessa forma que a concorrência entre os bancos é estimulada.
A portabilidade do empréstimo consignado é uma possibilidade garantida por lei para todos os consumidores. Isso significa que a instituição original, detentora do crédito, não pode negar um pedido de portabilidade. Entretanto, a segunda instituição não é obrigada a aceitar o novo contrato.
Pela plataforma da Serasa é possível simular qual a melhor oferta para a contratação inicial de um empréstimo consignado.
No Serasa Crédito você simula e compara ofertas de cartão de crédito, conta digital, empréstimo pessoal e empréstimo com antecipação do FGTS de acordo com seu perfil financeiro. É tudo online e gratuito, nos canais oficiais da Serasa. Se houver ofertas para seu CPF, a contratação* leva poucos minutos.
*A análise de crédito é feita por parceiros; sem garantia de aprovação. Pesquise quantas vezes quiser, grátis e sem afetar o Serasa Score.
Data de publicação 28 de outubro de 202411 minutos de leitura
Data de publicação 28 de outubro de 202411 minutos de leitura
Data de publicação 28 de outubro de 202411 minutos de leitura